Constelação FamiliarFormação em ConstelaçãoTerapias alternativasTranstornos e Doenças

O que faz um terapeuta holístico: onde estuda e como atua

Se você já se perguntou o que faz um terapeuta holístico e deseja encontrar uma resposta completa, você veio ao lugar certo!

O que faz um terapeuta holístico?

Antes de mais nada, é importante destacar que o terapeuta holístico pode possuir vários tipos de atividades. Ele trabalha em diversas terapias holísticas, complementares e integrativas. O objetivo dessas técnicas é ajudar no bem-estar das pessoas com um todo, considerando os aspectos físicos, mentais e espirituais no tratamento.

Por exemplo, ele pode ser um aplicador de reiki, massagista, instrutor de yoga entre outros. Então, podemos dizer que ele faz um atendimento de forma individual e consegue traçar o histórico da pessoa, sabendo quais são os seus limites.

Aliás, muitos apontam que essa é uma profissão que tem bastante relação com a função do psicólogo ou de um terapeuta ocupacional. Em outras palavras, o terapeuta holístico visa conduzir a pessoa a desenvolver atividades que a ajudarão no tratamento e cura de seus problemas.

Saiba mais…

Contudo, vale ressaltar que o terapeuta holístico não deve substituir o tratamento realizado com psiquiatras e psicólogos. Afinal, esse profissional tem o objetivo de complementar essa intervenção médica.

Por fim, o terapeuta holístico irá ajudar os seus clientes a:

  • compreender a sua saúde de forma completa e não em “blocos”;
  • adquirir autoconhecimento para compreender as suas crenças, as suas emoções e os seus pensamentos;
  • ter mais possibilidades de melhora ao saber quais sãos as causas de seus comportamentos;
  • ter ferramentas que ajudem na melhoria da saúde e bem-estar.

Vejas as áreas de atuação de um terapeuta holístico

Agora que entendemos melhor como trabalha terapeuta holístico, veremos quais são as áreas que o terapeuta holístico pode atuar:

  • tratamento da dependência química;
  • crianças e adolescentes com distúrbios de aprendizado;
  • aconselhamento pessoal;
  • clínicas particulares;
  • sistema de saúde público;
  • empresas;
  • educação privada e pública.

O que faz um terapeuta holístico: mercado de trabalho

O mercado de trabalho é bastante promissor para quem deseja ser um terapeuta holístico.

Por exemplo, pode realizar massagens em hotéis ou abrir o próprio consultório de aconselhamento. Além disso, tem a possibilidade de ministrar cursos por meio da internet. Nesse contexto, se você deseja entrar no mercado, a dica é selecionar uma técnica e se especializar nessa área, fazendo um networking com possíveis clientes.

Tratando-se de remuneração, a média salarial do terapeuta holístico pode ter uma grande variação, sendo entre R$1.500 e R$4.000. O valor exato irá depender da atividade escolhida. Logo, isso irá depender dos resultados obtidos.

Curso de terapeuta holístico: qual escolher?

Para seguir a profissão “terapeuta holístico” é necessário apostar em uma boa base de conhecimento. Embora não haja um curso específico denominado de Terapia Holística, pois é uma área vasta que abrange diferentes tipos de terapias, a pessoa pode optar por um que se identifique mais.

Para ilustrar essa escolha, caso uma pessoa deseja focar no Reiki, ela pode fazer um curso nessa área. Esses cursos são oferecidos por diversas escolas específicas, com acompanhamento tanto presencial quanto virtual.

Conheça o nosso curso de Constelação Familiar!

Dentre essa vasta área de atuação do terapeuta holístico, há a Constelação Familiar. Esse é um método que tem o objetivo de ampliar a consciência, por meio das percepções, como é o funcionamento do sistema familiar.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Além disso, a técnica permite compreender a forma como essa dinâmica familiar influencia, de maneira inconsciente, os nossos destinos e os nossos comportamentos.

    Para poder se tornar um ótimo profissional dessa área, é importante apostar numa formação completa. Por isso, te convidamos a conhecer o nosso curso de completo de Formação em Constelação Familiar e Sistêmica. Com uma base teórica, o aluno poderá se credenciar para atuar como Constelador e realizar atendimentos.

    A duração do curso é de seis meses em que o estudante terá acesso a:

    • teoria;
    • supervisão;
    • análises

    Por ser um curso livre, não é necessário um diploma adicional, somente o ensino médio completo.

    Terapia holística em outras vertentes

    Reiki

    Essa técnica consiste na manipulação das energias por meio das imposições das mãos, sendo que não há a necessidade do toque efetivamente. O reiki acontece por meio de uma drenagem das energias negativas e a transmissão das energias positivas.

    Acupuntura

    A Acupuntura é um método milenar de origem chinesa bastante usado no alívio de dores e relaxamento, em especial no tratamento de dores crônicas, por exemplo. A técnica consiste na aplicação de agulhas pequenas em partes do corpo em que há pontos de confluência energética.

    Fitoterapia

    Essa técnica utiliza o poder das plantas para a cura, em que é levado em consideração as necessidades do paciente para indicação de chás ou de banhos de folhas.

    Aromaterapia

    Esse método usa óleos essenciais originários de flores e plantas, sendo indicados aromas que combatem os mais diferentes tipos de males. De modo geral, a aromaterapia é destinada para os pacientes que têm problemas emocionais.

    Yoga

    Por fim, falaremos da yoga. A técnica possui exercícios de respiração e postura que ajudam a pessoa a ter autoconhecimento. Aliás, essa prática aumenta a imunidade e contribui para amenizar a ansiedade, o estresse e a depressão.

    O que faz um terapeuta holístico: quais são os benefícios?

    Agora que já entendemos melhor o que faz um terapeuta holístico e quais são as áreas de atuação, vamos compreender melhor o que é terapia holística. Como podemos ver ao longo do artigo, esse tipo de terapia visa promover o equilíbrio psíquico, espiritual, físico e social por meio de diversos estímulos naturais.

    Além disso, essas terapias ajudam a despertar no indivíduo a consciência sobre seu corpo e qual é o seu papel no meio da sociedade. Por meio de várias técnicas, como apresentamos nos tópicos anteriores, um terapeuta completo terá condições de investigar qual é o motivo desse desequilíbrio.

    Com isso, ajudará a pessoa a lidar com os mais diversos problemas, por exemplo:

    • ansiedade;
    • estresse físico ou emocional;
    • tensão excessiva;
    • dores nas costas;
    • insônia;
    • depressões;
    • tensões pré mesntruais (TPM);
    • medos;
    • bloqueios;
    • síndromes;
    • traumas.

    Outro ponto importante das terapias holísticas é que elas tem a possibilidade de auxiliar várias outras questões da nossa vida. São exemplos a insatisfação no trabalho, a falta de prosperidade financeira, os problemas nos relacionamentos e a baixa autoestima.

    Então, ao apostar em terapeutas com uma formação completa, a pessoa pode encontrar uma saída para os seus problemas.

    Considerações finais sobre o que faz um terapeuta holístico

    Para finalizar o nosso post sobre o terapeuta holístico, reforçamos o nosso convite de conhecer o nosso curso completo de Formação em Constelação Familiar e Sistêmica.

    A constelação é a profissão do futuro, pois é uma técnica que ajuda na prevenção e resolução de conflitos. Então, venha entender realmente o que faz um terapeuta holístico da área da constelação familiar e iniciar um nova jornada de autoconhecimento, além de ajudar outras pessoas! Inscreva-se já.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    4 × 4 =