Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

Seja grato: pela vida, por hoje, por tudo

Nem sempre podemos encontrar nas dificuldades do dia a dia algo que mereça a nossa gratidão. Contudo, se olharmos com mais atenção não só podemos achar os motivos, mas também veremos as consequências positivas dessa ação. Então, seja grato e confira o nosso post para entender como fazer isso de forma natural.

Seja grato pela vida: o que é gratidão?

A palavra gratidão vem do latim “gratitudine”, que significa reconhecer alguma coisa que foi benéfica para nós. Ou seja, quando algo de bom ocorre, a pessoa expressa a sua gratidão.

Indo para teorias filosóficas, a gratidão é uma maneira de sermos gratos não só pelas coisas positivas, mas pelo universo. Já para a religião cristã, o termo é usado para designar um sentimento de agradecimento a Deus, pelas coisas boas que Ele faz aos seus cristãos.

Então, podemos concluir que a gratidão é um estado de espírito e que a pessoa precisa praticar em vários momentos, sejam positivos ou negativos. Por fim, vamos conferir o motivo para exercer a gratidão.

Por que devemos ser gratos?

Antes de mais nada, a gratidão é uma arte!

Muitos estudos apontam que ser grato impacta de forma positiva a saúde física e mental. Afinal, quando uma pessoa expressa os seus agradecimentos, ela inicia um processo de transformação. Nessa jornada, ela ressignifica as suas experiências. Além disso, ela irá relembrar os seus momentos de forma mais leve.

Outro ponto importante a ser levado em consideração é que o nosso estado de espírito define o nosso dia. Ou seja, se estamos de bom a vida, o dia tende a ser bom também. Por isso, ao exercer a gratidão é muito raro ter um dia ruim, já que o pensamento positivo atrai energias boas.

Saiba mais…

Ao exercer a gratidão, é possível transformar um dia ruim e um bom. Vale ressaltar que ao dizer “obrigado(a)” para tudo não irá resolver os problemas. Mas, sim, irá tornar você uma pessoa mais leve para que tenha um olhar diferente para essa situação.

Além disso, a gratidão não está relacionada com um otimismo veemente e sim com a inteligência. Já que, assim, você irá acreditar que tanto as coisas boas como as coisas ruins ocorrem por algum motivo. Por isso, cabe a nós tirar algum conhecimento e valor que dê sentido à nossa existência.

Por fim, ao expressar gratidão, você estará contribuindo para um cuidado maior com a sua saúde. Aliás, irá reconhecer a felicidade nas pequenas coisas do dia a dia.

Seja grato sempre: como fazer isso?

É muito simples falar “seja grato por tudo”, mas não orientar um caminho para te ajudar a fazer isso, afinal não é uma jornada nada fácil. Por isso, veja algumas algumas dicas que podem te ajudar a colocar em prática a gratidão.

Diga adeus a sua zona de conforto

Por causa da correria do dia a dia e de certos contextos atuais, estamos habituados a não agradecer determinadas coisas. Aliás, nem temos o hábito de dizer “obrigado/obrigada” para as pessoas.

Embora seja muito difícil sair da zona de conforto, é necessário para que a pessoa possa encontrar um caminho mais fácil de ser mais grato. Para iniciar esse processo, começa com pequenos atos, então, seja grato por hoje.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Valorize as coisas mais simples da vida

    Às vezes é difícil iniciar a gratidão, mas o segredo é valorizar as coisas mais simples da vida. Por isso, sempre esteja sorrindo para todos os momentos, não importando o seu humor nessa situação.

    A orientação é elogiar e agradecer os elogios e as sugestões. Aliás, agradeça todos os dias desde a sua saúde e seu bem-estar e até as pessoas que sempre te ajudam.

    Seja grato por si mesmo

    Ao pensar em gratidão, acreditamos que é preciso ser grato por coisas externas. Porém, não é bem assim. Dizer “obrigado” para nós mesmos não é hábito muito comum, já que nem sempre reconhecemos o nosso próprio valor.

    Contudo, saiba que esse costume é um grande passo na autoaceitação, afinal ser ingrato consigo leva a pessoa ter uma vida estagnada.

    Então, entenda os seus defeitos e respeite os seus limites. Aliás, sempre busque acreditar em si mesmo e confie nas suas qualidades. Nesse caminho, você irá agradecer cada vez pelas suas conquistas.

    Gratidão a uma entidade superior

    Não importa qual é a sua crença, agradeça ao ser superior em que você acredita. Ao se sentir grato, você estará exercendo o otimismo e a positividade. Por isso, pratique essa gratidão todos os dias e medite as coisas boas que te aconteçam.

    Seja grata: quais são os benefícios da gratidão?

    Mas por que precisamos ser tão gratos assim? Para responder essa pergunta, trouxemos aqui algumas pesquisas científicas para ilustrar melhor essa resposta. Então, confira quais os benefícios da gratidão.

    Melhora a saúde física

    Uma pesquisa da Associação de Psicologia Americana com mais 180 pessoas com insuficiência cardíaca assintomática apontou um benefício da gratidão. Esse estudo apontou que as pessoas que exercem a sua gratidão reduzem os níveis de circulação sanguínea de vários biomarcadores de inflamação.

    Com isso, a pessoa apresenta uma melhora na variabilidade cardíaca, que serve para reduzir o risco de ataques cardíacos. Outros benefícios são a melhoria da qualidade de sono, menos fadiga e bom humor.

    Melhora a saúde mental

    uma pesquisa da Universidade da Califórnia e da Universidade de Miami aponta uma série de benefícios, entre eles a melhora da saúde mental. Para chegar a essa conclusão, os estudiosos dividiram os voluntários em três grupos e pediram que eles escrevessem eventos importantes de sete dias. Contudo, cada equipe tinha focos diferentes, um era positivo, o outro negativo e o último tanto positivo e negativo.

    As pessoas que escreveram sobre experiências positivas e demonstraram a sua gratidão ficaram mais otimistas. Assim, contribuíram para uma melhora da saúde tanto física quanto mental e se queixaram menos sobre dores e transtornos, se comparando com os dois grupos.

    Por conta disso, os estudiosos concluem que a gratidão, caso seja cultivada diariamente, acarretaria benefícios psicológicos mais duradouros e perceptíveis.

    Melhora no ambiente de trabalho

    Por fim, um estudo aponta que ao exercer a gratidão, a pessoa melhora tanto o seu ambiente de trabalho quanto a sua produtividade. A primeira pesquisa da Wharton School explica que os líderes que dizem apenas um “obrigado” contribuem para um maior produtividade no seu grupo de trabalho.

    A pesquisa ainda aponta que esse tratamento de gratidão aumenta a sensação de pertencimento dos trabalhadores. Essa atitude contribui inclusive com redução da rotatividade dos funcionários, fazendo com que as pessoas permaneçam no mesmo lugar por mais tempo

    Considerações finais para que você seja grato sempre

    Não tem como terminar esse post, sem dizer: seja grato! E para te ajudar ainda mais nesse processo, é preciso contar com uma boa base teórica para entender uma das coisas importantes que temos: a família. Por isso, te convidamos a conhecer o completo de Formação em Constelação Familiar e Sistêmica 100% online. Com as nossas aulas, você entrará em contato com a sua própria essência e desenvolverá o seu potencial, aumentando ainda mais os motivos para agradecer.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    dezessete − 3 =