Constelação e RelacionamentosConstelação e vida diáriaConstelação Familiar

Casamento blindado: significado e princípios que funcionam

Por trás de um casamento blindado, saudável e duradouro não existe apenas amor, paixão e cumplicidade. Na realidade, também existem estratégias reais que, se seguidas, garantirão um casamento feliz e o ajudarão a se comportar em qualquer situação.

Afinal, aprender a viver juntos às vezes é muito complicado no começo. Isso vale até mesmo para casais que passaram bastante tempo juntos. Além disso, para obter um casamento blindado, é importante preservar o relacionamento e cuidar de sua coabitação.

Pensando nisso, separamos abaixo algumas dicas para você que deseja ter uma relação saudável e feliz no casamento. Mas antes disso, confira o que é casamento blindado e seu significado!

Significado de casamento blindado

O termo “casamento blindado” pode dar a falsa impressão de que existem relacionamentos perfeitos, o que está longe da realidade. Afinal, sabemos que todo relacionamento tem suas falhas ou fraquezas, pela simples razão de que as pessoas não são perfeitas.

De modo geral, o significado de casamento blindado consiste em casais que conversam entre si sem mentir, acusar, culpar, dispensar ou insultar. Além disso, eles não bloqueiam os sentimentos um do outro ou tornam-se passivo-agressivos.

Ao invés disso, os casais em um casamento blindado não se preocupam com quem é o culpado da relação. Pelo contrário, eles tentam resolver as diferenças e conflitos do dia a dia através do afeto, comunicação e respeito.

Dicas para ter um casamento blindado, duradouro e feliz

Pode parecer trivial e sempre há quem diga que no amor não há regras. Porém, entre os segredos dos casamentos blindados mais felizes há também uma série de regras não escritas e ditas principalmente pelo bom senso e pela vontade de estabelecer com o parceiro uma relação igualitária baseada na compreensão mútua.

Desse modo, tudo pode parecer fácil quando você decide se casar. Às vezes, pode acontecer de pensar que as maiores dificuldades estão justamente na organização do casamento, mas não é assim. Depois do clima romântico do namoro e do conto de fadas do início do casamento, você tem que mergulhar em algumas durezas da vida quotidiana.

Assim, é precisamente aqui que muitos casais são testados. No entanto, algumas dicas simples são suficientes e as dificuldades mais comuns podem ser superadas, mesmo quando parecem intransponíveis. Dito isto, aprenda a como ter um casamento blindado com algumas sugestões que separamos abaixo.

Comunicação

A comunicação é o ingrediente fundamental de qualquer relacionamento, principalmente na vida conjugal. Afinal, não há dúvida de que a melhor maneira de manter o vínculo entre os cônjuges é a comunicação profunda e amorosa.

É através da comunicação que os casais se mantêm próximos e abertos a esse encontro com o outro. Além disso, a capacidade de duas pessoas compartilharem todos os aspectos de suas vidas é essencial para construir um casamento blindado.

Logo, ser capaz de falar abertamente sobre qualquer assunto no casamento é um dos ativos mais poderoso para a relação. Por outro lado, não podemos esquecer que através da comunicação aprendemos a ser pacientes e a perdoar o parceiro. Assim, lembre que a comunicação e o perdão são elementos essenciais para que um casamento dure.

Afeto

Não importa se você está casado há uma semana, há um ano ou há dez anos, as demonstrações físicas de afeto são essenciais em um casamento saudável. No início de qualquer relacionamento amoroso, a necessidade de contato físico é muito grande. Por isso, se busca cada oportunidade de estar perto do outro com um carinho.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Contudo, essa necessidade de contato ocorre graças à liberação dos chamados hormônios do amor, que são secretados em grandes quantidades quando indivíduos estão apaixonados. No entanto, com o passar do tempo, a secreção dos hormônios do amor diminui e a necessidade de estar em contato físico diminui.

    Por essa razão, a falta de contato físico e a diminuição dos sinais de afeto podem se tornar um hábito dentro do casamento. Isto é, chegando à deterioração do relacionamento ou ao ponto de perder o interesse sexual no casal. Porém, vale lembrar que isso tem muito a ver com hábitos. Daí a importância de continuar dando sinais de afeto no casamento para que o relacionamento seja saudável e duradouro.

    Respeito

    O respeito não é mencionado entre os votos matrimoniais, nem há nenhum livro com ilustrações que ensinam como professá-lo. No entanto, ele é a chave para que qualquer casamento seja duradouro e satisfatório.

    De modo geral, o respeito no casamento consiste em valorizar a individualidade do outro, e aceitá-lo e admirá-lo por quem ele é. No entanto, o respeito só pode existir no relacionamento se houver amor e compreensão de ambas partes.

    Intimidade

    Por outro lado, outro dos elementos mais importantes do casamento é a intimidade, que estabelece as bases para qualquer relacionamento profundo. Porém, a intimidade não é apenas física.

    Ser íntimo também tem um aspecto emocional, pois é possível desnudar-se fisicamente perante alguém sem nunca compartilhar com essa pessoa suas emoções mais profundas.

    Confiança

    Acontece a todos nós, em algum momento de nossas vidas, o momento de nos sentirmos cheios de medos. Por isso, quando compartilhamos nossa vida com alguém, é provável que transmitamos nosso amor a ela, mas também nossas incertezas relacionadas ao passado e ao futuro.

    Relacionamentos fortes são fundamentalmente baseados em uma sensação de segurança recíproca, mas a confiança mútua nem sempre está presente no casal.

    Honestidade

    Para que haja confiança em um relacionamento, deve haver honestidade. Caso contrário, a falta de honestidade pode facilmente quebrar a confiança em um relacionamento, levando rapidamente a uma crise ou até mesmo a um rompimento, o que não é desejado.

    Desse modo, uma vez que a confiança é quebrada, é muito difícil restaurá-la. Os casais mais felizes são aqueles que se esforçam para fazer da honestidade um objetivo em sua vida juntos. Logo, a honestidade se torna uma característica essencial de qualquer relacionamento saudável.

    Além disso, comprometimento, confiança e sinceridade são parâmetros essenciais para fortalecer a união e superar qualquer dificuldade.

    Considerações finais sobre casamento blindado

    Como vimos, o casamento blindado funciona em um relacionamento em que ambos os parceiros estão comprometidos um com o outro. Isto é, os dois se comprometem em serem pessoas melhores e ajudam um ao outro a se tornarem as melhores versões de si mesmos.

    Vale destacar que relacionamentos saudáveis e duradouros contribuem muito para uma vida feliz e gratificante do casal. Nesse contexto, se você se sente desconectado ou frustrado com o estado do seu casamento ou deseja evitar a separação e/ou divórcio, a constelação familiar pode ajudar e muito!

    O nosso curso de constelação sistêmica online é uma ótima opção para você que deseja eliminar os emaranhados que impedem de viver uma relação feliz. Através do nosso curso, você poderá aprender a encontrar soluções para uma grande variedade de problemas que existem dentro de um relacionamento. Ao concluir todas as aulas, ao final você receberá um certificado de conclusão, onde poderá atuar como constelador profissionalmente. Faça sua matrícula!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    2 × dois =