Constelação FamiliarFormação em Constelação

Teorias de Gerhard Walper em Constelações Familiares

Gerhard Walper

Ao longo dos anos a Constelação familiar tem conseguido reunir os seus herdeiros dispostos a continuar o trabalho de Hellinger. Um deles é Gerhard Walper, famoso constelador e pupilo do criador da terapia sistêmica. Hoje conversaremos um pouco sobre ele e a respeito das suas teorias de trabalho.

Formação

Entre 1990 e 1996 Gerhard Walper realizou diversos cursos e formações com Bert Hellinger, Jakob Schneider e Gunthard Weber. Nesse caminho, no ano de 1992, acabou se tornando diretor de seminários dedicado à Constelação pessoal. Com isso, atende individualmente, casais, famílias, crianças e mesmo aquelas pessoas doentes.

Graças ao seu empenho acabou se tornando colaborador de Hellinger a partir de 1997. Nisso, organiza os seminários dos supervisores atuando com cursos na área e outras jornadas. Gradualmente alcançou o posto de porta-voz regional dos consteladores em Hessen, organizando as jornadas da região e dirigindo o grupo de Hessen.

Walper carrega formação em Pedagogia, terapia sistêmica e psicoterapia corporal, conduzindo o saber delas em perfeita sintonia no trabalho. Desde 1997 que atua como docente na Hellinger Schule, a escola para formação de novos consteladores. Sophie Hellinger se encarregou pessoalmente da formação da turma em que participou.

A corrente familiar

Um dos questionamentos mais recorrentes de Gerhard Walper é sobre a origem e a razão de conseguirmos ter vivido até aqui. De acordo com ele a ligação com os nossos antepassados permanece intacta e inalterada independente de tudo. Nisso, o tempo não influencia para desgastar isso, sendo um agente que em nada interfere nessa conexão.

Com isso, cada ancestral nosso em sua existência e história pessoal continuam a nos dar força. É como se existisse um canal que fluísse através deles até chegar em nós e continuar a sua passagem. No momento em que começamos a honrá-los, podemos viver em plenitude e alcançar a felicidade sem qualquer problema.

Além das coisas boas, isso diz respeito aos emaranhados familiares que acompanham nossas relações como casais. Para dissolver esses problemas é preciso que ambos passem a olhar para o que está atrapalhando a relação. Em geral, é algo que a consciência comum não tem captado, embora faça parte do seu modo de viver.

As dores que o tempo não cura

Em seu trabalho como constelador, Gerhard Walper fez avaliações sensíveis a respeito desses emaranhados familiares. Sem contar que a vida familiar reflete na profissional, fazendo com que atraia colegas com problemas parecidos. Quanto ao casal, fica entendido que:

O sistema familiar de cada um pode interferir

De forma mútua, quando entramos num relacionamento, trazemos alguém ao nosso campo e participamos do campo dele. Acontece que isso acaba abrindo novas margens para a frequência de confrontos potencializados pelos dois campos juntos. Não apenas tem de descobrir as próprias raízes familiares, como enxergar e entender a do parceiro.

Se não tratada, uma ferida do passado continua machucando

É comum a qualquer pessoa passar por sua existência sem se importar com os desgastes que vivencia diariamente. O problema é que isso poderia ser evitado se houvesse disposição para observar a sua construção familiar. Quando não se encerra devidamente uma dor na herança da família ele tende a nos acompanhar até ser assistida.

Os descendentes se apropriam da dor

Por respeito aos ancestrais, as novas gerações acabam acolhendo a dor e a raiva dos ancestrais do seu próprio modo. A exemplo, uma mulher que não se dá bem emocionalmente com os homens para honrar a mãe que foi abusada. É preciso que se enxergue essas amarras para que o passado seja respeitado, e o futuro, reescrito.

Desatando nós

Gerhard Walper era bastante focado na questão dos emaranhados e nos caminhos para resolvê-los. Através do uso da Constelação familiar, se mostrou possível:

Resolução dos problemas laborais

Quando resolvemos os problemas familiares conseguimos resolver os problemas do trabalho. A família e o nosso relacionamento com ela centraliza toda a nossa força, incluindo aos problemas. No momento em que olhamos para os emaranhados que foram herdados conseguimos nos libertar desses pesos.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    O lado oculto da lua

    Apesar da brincadeira do título, dissolver os emaranhados permite olhar para as cenas escondidas da família. No momento em que passamos a ter mais consciência do fluxo familiar permitimos a nós nos entregar ao parceiro abertamente. Tanto você quanto ele podem ter consciência a respeito dos laços ocultos de cada família.

    A honra da libertação

    Honrando o meio de sobreviver da família e se atentando ao destino dela percebemos o quanto à vida é uma benção. A todo o momento temos a oportunidade de aproveitar as possibilidades que temos de viver melhor. Por meio da sua primeira sessão de Constelação, as portas da felicidade serão abertas.

    Por que investir nas Constelações familiares?

    A proposta de Gerhard Walper é apenas parte do que podemos alcançar quando caminhamos na direção dela. De início talvez seja um pouco desconfortável ter de lidar com tantas informações que foram reveladas. Principalmente aquelas dolorosas que expõem parte da natureza manchada que causa dor em nossa família.

    Contudo, a Constelação deve ser vista como um meio de libertação ao encontro de uma nova vida. Não é esquecer do passado, nada disso, mas encontrar possibilidades para a recriação dele.

    Por causa disso que se dispor a mergulhar na Constelação familiar vai ser uma experiência tão produtiva a você. Usando palavras simplistas, é fazer a peneira das pedras dos diamantes e ressignificar o seu ponto de existência à felicidade.

    Primeiro, nós

    É comum para algumas pessoas se doarem incondicionalmente aos outros como forma de demonstrar seu amor. Acontece que esse tipo de movimentação é nociva para nós enquanto tentamos ser bons. Gerhard Walper fala das pessoas que gostam de ajudar os outros, mas sem fazer isso por elas mesmas.

    Isso acaba tornando os dois processos, principalmente o segundo, mais complexos. Pense: como pode ajudar alguém quando você não se dedica à construção de uma base própria? Graças a isso que o ato de ajudar se torna mais distante e difícil de ser realizado.

    Assim, antes de investir em alguém, faça isso por si mesmo. Não se trata de ser egoísta, mas ter ferramentas adequadas que não te façam tomar esse problema para si.

    Atividades

    O trabalho de Gerhard Walper se mostra bastante pluralizado, comportando muito bem a necessidade e diversos públicos. Independente das questões que possa ter, o constelador é perfeitamente capacitado para colaborar com isso. Através daqui muitas situações podem ser esclarecidas e encontrar a sua resolução consciente.

    Esse tipo de apoio é bastante importante, principalmente com crianças e outras pessoas mais vulneráveis. Walper tem se mostrado um exemplar primoroso contribuindo diretamente a propagação e desenvolvimento da Constelação. Não apenas através da terapia, mas também com os cursos ministrados e palestras.

    Considerações finais sobre Gerhard Walper

    O trabalho de Gerhard Walper é um exemplo perfeito de como a Constelação é capaz de reformar as nossas vidas. Através daqui conseguimos refletir a respeito dos caminhos que nos foram impostos e nos limitavam.

    Há entrevistas do facilitador em alguns vídeos pela internet que ajudam a abrir nossa compreensão sobre o seu alcance. Porém, a melhor forma de imergir na abordagem é iniciar os seus estudos na Constelação.

    Com isso, convidamos você a se inscrever em nosso curso online de Constelação Clínica e expandir as suas percepções de vida. Além de aprimorar o seu autoconhecimento, aprenderá a lidar melhor com suas necessidades e alcançar o seu potencial. Dessa forma pode alcançar novos valores e metas, além de se aproximar ainda mais dos resultados atingidos por Gerhard Walper.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    9 + 20 =