Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

Family Constellation: tradução e significado

Family Constellation

Algumas intervenções terapêuticas são tão eficazes que acabam atravessando o tempo e espaço para outras culturas. Não apenas enxergamos um novo modo de viver a vida, como também celebramos a ressignificação de nossa postura. É sobre o que conversaremos agora entendendo o que significa family constellation e como ela pode nos transformar.

O que é family constellation?

A family constellation se trata de um processo terapêutico centrado na resolução de conflitos familiares. Por meio dela conseguimos responder as questões a respeito dos conflitos que vivenciamos no presente. De acordo com o que propõe, podemos reformular a nossa vida quando a consciência se amplia.

A tradução de family constellation nada mais é do que “Constelação familiar”, algo bastante conhecido no Brasil. Embora tenha começado tímido aqui ganhou força com o passar do tempo e adesão de novos membros. Felizmente, o trabalho foi muito bem recebido aqui e diversas áreas já implementam as suas bases.

De modo geral, essa terapia nos evoca para buscarmos novos caminhos, enxergarmos a vida e novas possibilidades. É ampliar a nossa vista, de maneira a sermos mais consciente a respeito do que fazemos, como fazemos e sentimos.

Origens

Após o significado de family constellation, hora de entender mais sobre as origens da terapia. O processo foi consolidado por Bert Hellinger, um psicoterapeuta alemão com vocação ao trabalho humanitário. Desde novo Hellinger tinha uma vista diferenciada a respeito dos papéis que interpretamos durante a vida e como isso acontece.

Porém, as bases da terapia surgiram em uma de suas viagens à África como missionário, vivendo com membros da tribo Zulu. Gradualmente notou que as pessoas dali enxergavam a resolução dos problemas de um jeito diferente. Isso porque se um membro tinha problemas, todos ali tinham e trabalhavam em conjunto para resolvê-las.

Com base no que aprendeu, Hellinger retorna à Alemanha, país de origem, e dá início a essa intervenção terapêutica. Dada à forma como funciona, foi bastante desacreditado pelos conservadores e céticos da época. Entretanto, a Constelação desafiou essa barreira e se fixou na preferência do público necessitado dessa atenção e direcionamento à cura.

Propósito

O propósito inicial da family systemic constellation é trazer alívio e bem-estar dos problemas que experimentamos no presente. Para isso vai revisitar o passado na busca das causas possíveis as dificuldades vivenciadas. Nisso, passamos a ser mais conscientes sobre os campos familiares e como eles nos influenciam.

Esses campos são formas energéticas invisíveis que registram a movimentação emocional, física e psíquica de cada membro da família. Com isso, temos aqui uma árvore genealogia que trabalha ativamente em nosso desenvolvimento. Porém, ela vai além disso e nos repassa toda a vivência de nossos ancestrais ao nosso modo de vida.

A partir daqui podemos olhar aos conflitos lá de trás que continuam a reverberar através do tempo para nós. Em vez de seguir cegamente os padrões que nos foram colocados encontramos um meio de respeitar e ter liberdade. Os ganhos da Constelação e provaram magníficos em diversos aspectos.

Benefícios

Graças à family constellation que podemos enxergar a vida em novas perspectivas e centralizar tudo aquilo que nos promove felicidade. Você não vai esquecer do que descobriu, de modo algum, mas vai aprender com o que foi mostrado. Assim, pode receber:

Autoconhecimento

O trabalho da Constelação visa a expansão de sua consciência a respeito das causas dos seus problemas. Com isso, a sua percepção se amplia para que possa caminhar livremente em sua própria essência. A partir desse autoconhecimento adquirido poderá fazer escolhas mais livres e baseadas em sua vontade nata.

Relacionamentos

Os problemas que carregamos podem abalar profundamente a forma como interagimos com as pessoas, especialmente a que amamos. Por conta da terapia, o nosso comportamento pode ser revisitado e liberto de qualquer amarra. Embora continuemos as mesmas pessoas, nossos propósitos e postura ganham um frescor e revitalização.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Saúde

    Você pode se valer da Constelação para potencializar a cura para algum problema de saúde que esteja vivendo agora. De acordo com Hellinger, isso é uma sequela direta dos conflitos internos que carregamos em nossas família. No momento em que eles são descobertos, o problema em questão pode ser dissolvido e a nossa saúde se equilibra.

    Ordens do amor

    Uma das partes fundamentais da family constellation é a estruturação das ordens do amor criada por Bert Hellinger. Ele indica em seu trabalho que isso é a base para que o amor possa fluir corretamente na nossa vida. Assim, categorizou a:

    Lei da ordem

    Há uma hierarquia natural dentro da família construída com base na ordem de nascimento. Nisso, quem nasceu antes possui a preferência e deve ser respeitado pelos mais novos. Esses devem atender aos mais velhos, porém também precisam ser cuidados e ensinados por eles.

    Lei do equilíbrio

    Da mesma forma em que alguém dá alguma coisa precisa receber em igual proporção, sem mais ou menos. Bert indicava que o equilíbrio na troca dos relacionamentos ajudava a sustentá-los, inclusive nas adversidades. Dessa forma, a relação precisa ser pautada em entrega mútua, equilibrada e sem abusos de qualquer parte.

    Lei do pertencimento

    No momento em que nascemos em uma família temos o direito nato de fazer e pertencer a ela. Com isso, mesmo que façamos algo que possa machucar emocionalmente os outros, não podemos ser excluídos do meio. Caso isso aconteça, todos podem sofrer com o peso dessa ausência consciente.

    Quando você se torna um constelador

    Além de um paciente, você pode se tornar um terapeuta sistêmico da family constellation. Por meio de um curso pode enriquecer as suas possibilidades para que atinja a melhora forma da sua vida. E por que não um novo constelador, atuando ativamente no meio e ajudando outras pessoas.

    Contudo, caso não queira esse caminho, pode direcionar o aprendizado adquirido unicamente no seu aprimoramento. É comum a busca de pessoas que buscam apenas um reforma pessoal ou profissional. A sua carreira pode dar uma alavanca com as percepções aqui obtidas e levar sua presença a novos patamares.

    O melhor é que caso não possa ir presencialmente as aulas, pode realizá-las diretamente da sua casa. Isso não afeta a qualidade do aprendizado e somente aumenta o seu conforto e flexibilidade em aprendizado. Ao fim do texto, daremos uma dica de como alcançar essa conquista.

    Onde aplicar?

    No início do texto, mencionamos o caráter flexibilizado da family constellation em nosso cotidiano. Acontece que, aparentemente não há limites para a terapia e pode ser incluída em qualquer meio. Independente do que precise ou onde atue, os conhecimentos aqui adquiridos serão muito bem aproveitados.

    Por exemplo, pode atuar diretamente na melhora das atividades do seu trabalho, contribuindo à resolução de conflitos existentes. Além de você, direta e indiretamente, outros colegas se beneficiam dessa intervenção pessoal. Da mesma forma acontece com o aprendizado, seja em escolas ou faculdades.

    Indo além, a Constelação pode ser utilizada em conjunto e tratamentos médicos ou conflitos judiciais. Em ambos os casos, o processo é acelerado sem perda de qualquer elemento na melhora dos envolvidos. Trata-se de um caminho para humanizar o cuidado consigo e todos aqueles que precisam de apoio.

    Considerações finais sobre family constellation

    O uso da family constellation vem para contribuir na condução de uma vida mais sadia e primorosa em nosso desenvolvimento. A partir daqui podemos tomar conhecimento de como lidar com nossos conflitos pessoais e desbloquear a nossa jornada.

    Especialmente quando não temos saída, aparentemente, a Constelação surge para mostrar possibilidades grandiosas. Independente da linguagem que use para se apresentar, a mensagem de reconstrução e aprimoramento permanece a mesma.

    Por isso que convidamos você a participar do nosso curso online de Constelação familiar. Além de cuidar devidamente do seu aprimoramento, põe em prática o que descobriu para desfazer barreiras e alimentar o seu potencial. Seja a family constellation ou Constelação familiar, tem em mãos a possibilidade de ressignificar a sua jornada imediatamente.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    cinco × 5 =