Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

Atividades para fazer com os filhos: 10 melhores

atividades para os filhos

Manter os filhos longe do uso nocivo de eletrônicos tem se mostrado uma necessidade cada vez mais urgente em prol da saúde das crianças. Não apenas limitar a exposição é importante, mas colaborar com o desenvolvimento dos pequenos de maneira natural e produtiva. Para ajudar você com isso, hoje mostraremos a você 10 atividades para fazer com os filhos e tornar a rotina mais lúdica.

Cozinhar

O ato de cozinhar é uma das atividades para fazer com os filhos mais produtivas que existem. Desde cedo ele aprenderá a ter independência e trabalhar a sua criatividade dentro da cozinha. Você sabia que as crianças que cozinham tendem a ser mais sociáveis e não ter problemas com alimentação? Isso sem contar que a criação de memórias prazerosas vai estimulá-lo a enxergar o espaço culinário como centro de aprendizado.

Coloque as crianças para participar do desenvolvimento de receitas, quebrando ovos, adicionando ingredientes ou mesmo mexendo as massas. Ou mesmo o preparo de uma salada de frutas fazendo com que coma saudavelmente e conheça novos sabores. Pouco a pouco ela vai se integrar nas atividades do lar e se sentir parte dele.

Cultivo de plantas e hortaliças

Quase toda criança tem um impulso natural para mexer com terra e garantir o seu prazer nessa simples atividade. Faz parte do seu crescimento, já que também está lidando com a descoberta através do tato. Então, por que não direcionar isso para a construção de uma horta ou cuidados com o jardim?

Mesmo que more em apartamento é possível selecionar plantas específicas para serem cultivadas em casa em pequenos vasos. Tanto a criança vai se beneficiar da atividade em si, como toda a família passará a ter rotina mais pura. Ademais, cultivar plantas e mexer com a terra ensinará a criança a ter cuidado e ser mais responsável.

Construir um brinquedo

Uma das melhores coisas em ser criança é que qualquer objeto, literalmente, pode se transformar em brinquedo. Mesmo aqueles que seriam imediatamente jogados no lixo podem carregar um valor bem maior aos pequenos. Por conta disso que uma das melhores atividades para fazer com os filhos é construir o próprio brinquedo.

Caixas de papel, garrafas pet, tecidos, rolo de papel higiênico, barbantes, papel, cola, tecidos… Através do estímulo correto é possível estimular os jovens a construir qualquer coisa e criar novas brincadeiras com filhos. Isso acaba estimulando a criatividade deles, engajamento e a coordenação motora durante o trabalho.

Contar histórias

Mesmo não tendo qualquer objeto físico, a imaginação pura se torna uma das melhores atividades para fazer com os filhos. Por meio da contação de histórias é possível criar realidades infinitas para interagir com as crianças. Sem contar que, particularmente, é uma desculpa perfeita para aproveitar a atividade lúdica com filho.

Se tem dúvidas de como fazer, experimente iniciar uma história e peça as crianças para que completem e continuem. Você pode delimitar um espaço de tempo para que todos possam falar e até usar acessórios. Aqui é possível trabalhar o raciocínio, improvisação e paciência nos menores.

Ensaio fotográfico

Quase todo mundo possui celular com câmera e isso é suficiente para uma das atividades para fazer com os filhos. O propósito não é mirar na publicação nas redes, embora esteja livre a fazer se todos concordarem. A proposta é que possam pensar na criação de cenários e poses divertidas para que deixem tudo mais animado.

Se possível, arranjem alguns figurinos, fantasias ou acessórios que chamem a atenção e aticem a vista. Quanto mais colorido for o cenário para as fotos, mais a interação dos jovens se fará presente. Aliás, eles mesmo podem ir montando o cenário, com a guia dos pais, e exercitar o controle criativo da brincadeira.

Teatro de fantoches

Difícil não pensar em atividade lúdica com filhos e deixar de lado o teatro, principalmente o feito com fantoches. A partir daqui é possível reunir diversas atividades para fazer com os filhos em uma só. Além da contação de histórias, recorre também à criação dos próprios e interpretação teatral.

Não precisa se limitar ao uso de fantoches apenas, podendo incluir jogo de luz e sombras para dinamizar a brincadeira. Quanto mais dinâmica puderem tornar a atividade, melhor será aos pequenos. É um meio natural de se expressarem e se abrirem indiretamente à forma como estão se sentindo por dentro.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Leitura

    O hábito da leitura é algo que, felizmente, muitos pais fazem ainda na etapa da gravidez. Como deve imaginar, a leitura proporciona uma ampliação da perspectiva e capacidade de análise do mundo, algo essencial a todos. Nesse caminho, a leitura frequente estará contribuindo diretamente à criança, incentivando:

    Interpretação

    As palavras de um livro servem como alimento para o cérebro enriquecendo nossa vista a respeito do mundo. Por meio daí que construímos os mecanismos necessários para interpretarmos o mundo.

    Desenvolvimento psicoemocional

    Não apenas a mente, como também as emoções conseguem amadurecer gradualmente conforme a leitura avança. Com isso, por exemplo, a criança pode desenvolver novos valores emocionais, como a empatia.

    Melhora no vocabulário e escrita

    Sendo esse um dos ganhos imediatos, tanto a escrita quanto a leitura dos pequenos e desenvolvem sensivelmente.

    Aprimoramento do raciocínio

    A cada ideia consumida o cérebro cria novas conexões, o que faz o leitor raciocinar com mais rapidez.

    Meditação

    Iniciar as crianças na meditação é uma das melhores atividades para fazer com os filhos que poderá fazer. É um meio de centralizar o seu espírito para que consiga lidar adequadamente com o seu crescimento e expansão. Além disso:

    Trabalha a ansiedade

    Em vez de focar em seus medos futuros, os pequenos se tornam capazes de se focalizarem no agora. Isso é muito importante para que trabalhem a sua mente em momentos de tensão nas suas vidas.

    Inicia o seu relaxamento

    Acalmar-se é importante, até para o corpo poder se recuperar adequadamente. Isso pode ser perfeitamente alcançado por meio da respiração e atenção guiada da mente nas crianças.

    Atenção

    Crianças podem ser naturalmente hiperativas e, em certa altura de seu desenvolvimento, esse comportamento pode ser um tanto quanto prejudicial. Através da meditação, é possível melhorar a sua atenção e ser mais silenciosa para que isso aconteça.

    Jogos e filmes antigos

    Busque apresentar as crianças parte da sua própria infância através de jogos e filmes da sua época. Isso inclui jogos de tabuleiro, RPG, bola, amarelinha, dominó, cartas ou qualquer um que contribua a ele. Procure atividades para fazer com os filhos que os distanciem um pouco do domínio estático da internet.

    Desenho/Pintura

    Por fim, estimule a vontade natural da criança para se expressar através de desenhos, pinturas e esculturas. Indo além, tente construir uma exposição em casa, pedindo para a criança explicar do modo dela o trabalho realizado. Vai ser um excelente modo de estimular a sua desenvoltura e expressar seus sentimentos.

    Considerações finais sobre atividades para fazer com os filhos

    É preciso ter desenvoltura o suficiente para criar atividades para fazer com os filhos atualmente. Infelizmente, muitas crianças têm se desviado mais da infância em favor dos meios e produtos eletrônicos. Como pais e responsáveis, precisamos revitalizar essa postura e proporcionar um crescimento mais sadio.

    Nesse caminho, introduzida algumas das atividades acima e inicie uma brincadeira com filho. Acredite, esse simples investimento vai ajudar a transformar o modo da criança se relacionar com o mundo.

    Indo além, se inscreva em nosso curso online de Constelação familiar para criar verdadeiras dinâmicas de integridade. Aqui poderá desenvolver autoconhecimento, uma melhor postura para lidar com suas barreiras e desenvoltura para construir o seu futuro. E, claro, você aprenderá a, naturalmente, incrementar as atividades para fazer com os filhos, encontrando o potencial interno de cada um deles.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    7 − 6 =