Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Humildade: significado em família, amizades e trabalho

humildade

Reconhecer os seus valores, posição e capacidades em relação aos outros não é para todo mundo. Não para se sentir superior, mas, sim, para não agir com arrogância ou não causar constrangimentos em qualquer situação. Vamos entender mais e melhor sobre isso vendo o significado de humildade.

O que é humildade?

A humildade se mostra como uma construção psicológica em que uma pessoa se relaciona consigo e os outros realisticamente. Ou seja, ela consegue perceber as suas próprias limitações e saber das fragilidades que possui. Isso se abraça diretamente com aquilo que faz parte de sua natureza e é verdade em sua vida.

Indo além, é ser simples em sua postura, ações e até nas reflexões mentais quando está sozinho. Nesse caminho, acaba assumindo as suas responsabilidades com uma postura clara e direta. Assim não age com prepotência, arrogância ou mesmo soberba, sendo esses itens até repudiados e evitados pelo desconforto que dão.

Esse tipo de comportamento é sempre visto com bastante receptividade e bons olhos pelos outros. Ao próprio indivíduo, existe a percepção de que todos partilham a mesma linha de importância sem ser melhor ou pior. Com isso, a cordialidade, dignidade, simplicidade, respeito e honestidade são apenas alguns atributos divididos e encontrados aqui.

A natureza psicológica do humilde

Tratando-se de humildade existe uma tolerância e capacidade de aceitação grandes em relação a vulnerabilidade e falhas na personalidade. O que chama a atenção aqui é que essa conquista é feita sem o uso da projeção, repressão ou dissociação. Dessa forma, existe uma maturidade mais evidente que permite criar relações interpessoais baseadas na compreensão em vez da crítica.

Quando sabemos melhor como ter humildade alimentamos uma tranquilidade que acaba dando segurança sobre a identidade. Isso porque as nossas limitações e forças internas estão integradas de forma consciente e assertiva. Assim os nossos relacionamentos ganham um reforço para que melhorem na sua qualidade.

A pessoa humilde aceita que pode e precisa de cuidados em determinado momentos da vida. Por isso que pode pedir tal apoio quando necessitar e não vai se sentir em humilhação ou rebaixamento.

A importância da humildade

Precisamos enxergar a humildade como um exercício de passagem para uma consciência mais elevada e humanizada. Não se trata de parecer melhor que alguém, mas, sim, entender que rivalidades e hierarquias desse tipo são irrelevantes. Com isso:

Sobra espaço para pesquisa pessoal

Em palavras mais simples, você consegue olhar para si mesmo em busca de suas próprias limitações. Ainda que se deparar com elas possa ser difícil, sabe usar desse encontro em prol do seu crescimento pessoal. Isso nos leva ao próximo ponto.

Modéstia

Você entende que possui limitações, que isso pode impedir você de algo, mas se esforça para vencê-las. O realismo se mistura com um lugar de fala inclusivo, participativo e recompensador a todos. Assim, não é vaidoso, se mostra despretensioso e bastante sóbrio em suas realizações.

Ausência de orgulho

Não que você não deva ficar feliz por suas conquistas, de modo algum. Porém, a ausência de orgulho aqui se trata da falta de satisfação tóxica em relação a si como forma de intimidar. Você não se mostra soberbo, achando que está acima de qualquer um.

A falsa humildade

Pessoas humildes conseguem entender que tudo é limitado, dura algum tempo e logo passará na vida. Embora sejam importantes, as conquistas e os sucessos que alcançamos se mostram, em essência, acontecimentos momentâneos. Nisso, qualquer ferramenta que tenha ajudado nisso, como inteligência ou educação, não deve ser arma para rebaixar alguém enquanto se promove.

Ao contrário do que alguns pensam, ser contrário ao dinheiro, beleza e ganhos não faz alguém genuinamente humilde. Existe aqui apenas um desejo de enaltecer a própria imagem e ser mais superior aos demais. Apesar de parecer bobo ler isso, quem justamente quer mostrar que tem humildade tão pouco sabe sobre a essência disso.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Uma pessoa verdadeiramente humilde leva essa característica em qualquer condição e contexto de vida. Isso acaba não dependendo de recursos materiais ou sociais para que possa se manifestar. Com isso, ser humilde se mostra como a projeção e sua maturidade mental e a saúde psicológica que carrega.

    Traumas

    Muitos de nós, certamente, já vivenciamos situações em que nos expuseram a dependências e carências fazendo com que sejamos apagados. O problema vem quando isso dificulta receber e aceitar alguém estamos presos a uma autossuficiência e independência. Nesse caminho, a humildade e humilhação acabam se misturando e bloqueando qualquer troca entre si e o outro.

    Ainda que leve tempo, pessoas que transmutam humilhação em humildade conseguem vivenciar a vida com prazer. Não apenas enriquece as trocas humanas, mas também dá acesso à gratidão, algo que é extremamente benéfico. Em vez de focarmos apenas em nós, conseguimos ser solidários e mais afetuosos com os outros e à vida.

    Aqui se aprende que a nossa consciência é limitada, mas existe a disponibilidade em querer aprender mais. Independente do cargo ou condição, qualquer pessoa pode vir a ser o nosso tutor e nos ensinar com suas vivências.

    Como praticar a humildade

    Entender como ser mais humilde é algo que leva tempo e se mostra como uma prática de desconstrução da alma. Não existe uma receita específica para isso, mas você vai conseguir se colocar e encontrar o seu caminho. Tente começar das maneiras abaixo:

    • Através de experiências, busque entender o melhor de cada um e como podem partilhar disso;
    • Não precisa parecer forte 100% do tempo e reconhecer que possui limites, aceitando ajuda, cria laços mais firmes;
    • Caso tenha errado, admita que errou e evite que o orgulho impeça você de aprender com isso;
    • Seja sincero com os seus elogios, mostrando sua admiração em relação as virtudes e qualidades de alguém;
    • Saiba o valor do perdão, tanto do outro, quanto para si mesmo após cometer as suas falhas, buscando reconciliação;
    • Busque ser útil a alguém que precisa, como idosos, crianças e pessoas doentes que precisam de ajuda. Se pode fazer algo por alguém com limitações, se disponha e aprenderá grandes lições.

    Exemplos de humildade

    Os exemplos de humildade abaixo são apenas uma parcela de como trabalhar a sua. Ao longo de sua vida será capazes de encontrar suas próprias referências e se recriar com essas possibilidades. Por hora, você pode aprender com algumas lições sobre como:

    • Reconhecer os seus limites sem se sentir mal;
    • Não querer parecer superior a alguém para rebaixá-lo em seguida;
    • Saber da suas culpas e responsabilidades sem apontar o dedo para alguém;
    • Reconhecer a importância das pessoas que o ajudaram a chegar até aqui;
    • Ser grato pelas conquistas que alcançou até aqui;
    • Admitir que erra, afinal somos humanos e não queremos repetir esses erros;
    • Não se comparar, de modo a fazer competições contínuas que sempre acabam na questão de ser superior ou inferior;
    • Não ter medo de errar, já que isso é viver e aprender;
    • Falar menos, ouvir mais; aprender sempre que puder e ajudar como puder outras pessoas.

    Considerações finais sobre humildade

    A humildade, apesar de ser algo tão básico, pode ser uma peça difícil de encaixar em algumas vidas. É comum para alguns viver no limite da arrogância e achar que é superior a todo mundo. O problema é que, com toda a certeza, isso é mentira e cria uma má impressão sobre ela.

    A partir daqui, você, leitor tem a oportunidade de rever as escolhas que fez em relação à sua postura. Não se trata de parecer menor ou servir alguém passivamente, nada disso, mas ser realista e buscar um senso comum. Trata-se de criar pontes que liguem você e os outros a uma realidade mais primorosa e convidativa.

    Essa meta pode ser peritamente alcançada através do nosso curso online de Constelação familiar. Não apenas você consegue trabalhar as suas limitações, como aprimora o seu autoconhecimento e direciona seu potencial a uma vida melhor. Por meio da Constelação familiar é possuir lapidar a sua humildade para experimentar a felicidade na forma mais pura.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    três + 15 =