Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Constelação Familiar de Bert Hellinger: o que é?

Constelação Familiar de Bert Hellinger

Muitas pessoas conheceram de maneira mais ampla o trabalho de Bert Hellinger, principalmente sobre a terapia sistêmica. A proposta tem revitalizado os relacionamentos, lidando adequadamente com os problemas apresentados por nós. No texto de hoje, vamos entender melhor o que é Constelação familiar de Bert Hellinger e como ela nos beneficia.

O que é Constelação Familiar de Bert Hellinger?

A Constelação Familiar de Bert Hellinger se trata de um processo terapêutico ligado à ancestralidade do paciente. É trabalhado a premissa de que toda a nossa família está conectada através de um campo invisível e contínuo. Nisso, tudo o que nossos antepassados fazem acaba registrado aí e além de nos influenciar, é repassado a nós.

Acontece que graças a essa herança podemos nos desviar e tomar escolhas prejudiciais em nossa vida. Em outras palavras, os problemas que enfrentamos agora são oriundos das ações mal trabalhadas nesse campo. Por respeito a esses ancestrais acabamos nos colocando nesses mesmos espaços como forma de honrá-los, mesmo repetindo suas falhas.

Por meio da Constelação de Bert Hellinger podemos desfazer essas amarras, chamadas aqui de emaranhados. Trazendo clareza a essa situação, aceitando e respeitando o que passou, é possível seguir a sua vida. É trazer paz ao sistema familiar, de modo que tudo flua positivamente a você e as novas gerações.

O Propósito das Constelações de Bert Hellinger

A proposta da Constelação Familiar de Bert Hellinger é mostrar, de maneira consciente, tudo aquilo que estava oculto. O campo familiar citado acima ele faz um registro dos padrões comportamentais e emocionais das pessoas inseridas ali. Não apenas isso, mas repassa à frente, as novas novas, para que isso se perpetue, independente da sua natureza.

Dessa forma, seguimos inconscientemente um padrão pré-estabelecido que muitas vezes não no favorece como poderia. Isso pode ser prejudicial porque muitas vezes não lembramos do quão negativa é a herança da família. Nesse caminho, reproduzimos ações, pensamentos e emoções que comprometem o nosso sucesso na vida.

constelação familiar de Bert Hellinger, o que é

As Constelações Familiares de Bert Hellinger visam trazer esclarecimento para cada situação apresentada. É se libertar do desconforto, de modo a ter mais autonomia sobre as suas escolhas ainda horando sua família. Indo além, você revitaliza esse campo, de modo a fixar a ação de liberdade sobre ele.

Como funciona?

A Constelação Familiar de Bert Hellinger funciona entre o terapeuta e o paciente, podendo ser até um grupo. Trazendo uma questão para ser trabalhada, os participantes serão posicionados para representar as pessoas tratadas. Caso seja feito de forma individual, objetos vão poder assumir essa posição com facilidade e trazer privacidade ao momento.

Além disso, o terapeuta vai guiar a sessão apenas fazendo algumas perguntas, porém ele nunca vai interferir em suas escolhas.

Saiba mais…

As pessoas ou pessoa em questão desenvolverão intuitivamente o problema apresentado sentindo a tensão em si mesma. Nesse ponto, o campo familiar está ativado e cada pessoa se liga ao seu respectivo papel assumido.

Esta pessoa que é atendida (paciente) é denoninada “constelada” ou “constelado”. Os outros membros familiares não precisam estar presentes, podem ser representados: são chamado de representantes.

Com as emoções ativadas, o cliente vai se deparar diretamente com o momento que causou a origem dos seus problemas. É hora de fazer as pazes aqui, entregar o perdão se for possível e pedir desculpas quando necessário. A condução exata do momento depende diretamente do problema a ser apresentado e a da construção emocional do indivíduo.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Leis sistêmicas na Constelação Familiar de Bert Hellinger

    A Constelação Familiar de Bert Hellinger é construída sobre três leis específicas da constelação, que regem o amor universalmente e os vínculos afetivos entre pessoas.

    No momento em que quebramos uma delas permitimos que a nossa vida se descontrole e saia dos trilhos imediatamente. A fim de entender melhor como evitar isso, conheça a:

    Lei da ordem

    A lei da ordem diz respeito ao papel que temos de assumir dentro de uma hierarquia natural dentro da família. Com isso, quem nasceu primeiro tem prioridade em relação a todos aqueles que vieram depois e merece respeito. Por sua vez, quem nasceu por último, além de respeitar, precisa ser cuidado e ensinado pelos mais velhos.

    Lei do equilíbrio

    Tudo aquilo que recebemos precisa ser devolvido em igual proporção, sem tirar ou pôr. Quando damos mais do que tempos ou entregamos menos do que deveríamos acabamos contribuindo a um desequilíbrio e emaranhado. É por conta disso que muitos relacionamentos não encontram conexão harmônica e acabam terminando dolorosamente.

    Lei do pertencimento

    Mesmo que um membro da família tenha causado uma dor enorme, ele não pode ser excluído dela. Cada um de nós carrega o direito nato de pertencimento e tal pilar não pode ser apagado e destruído. Nisso, quando buscamos tirar alguém de nossos laços familiares contribuímos diretamente ao nosso sofrimento.

    Benefícios da Constelação Familiar de Bert Hellinger

    O sucesso da Constelação Familiar de Bert Hellinger se mostrou ainda mais visível graças ao crescente números de adeptos. Bem, quando se há muitos casos fica possível mapear com facilidade os ganhos gerais e em comum.

    Ainda que cada situação defina o resultado, é perfeitamente possível ganhar:

    Autoconhecimento

    O trabalho das Constelações Familiares de Bert Hellinger promovem uma clareza imediata sobre si mesmo. Esse tipo de percepção torna mais fácil o entendimento a respeito da própria essência e segurança contra os bloqueios. Desse modo terá mais controle sobre as escolhas que faz, bem como os resultados atingidos.

    Equilíbrio

    Dado o modo de vida que temos, cada vez mais adoecemos por conta dos conflitos internos alimentados diariamente. No momento em que a terapia sistêmica entra em ação podemos distribuir adequadamente pesos e medidas. O equilíbrio alcançado apazigua nossas emoções e dá autonomia sobre como nos sentir e pensar.

    Ressignificação pessoal

    Quando pensar que está no fim da jornada, a Constelação revela que ainda possui opções e ramificações para escolher. Com isso pode refazer as suas escolhas, definindo o que poderá levar a sua vida mais longe. É dar um novo sentido para si mesmo e enriquecer ainda mais o caminho a ser perseguido.

    Quando buscar a Constelação Familiar de Bert Hellinger?

    É difícil colocar um limite exato ou alerta de quando a Constelação Familiar de Bert Hellinger deva ser solicitada. No geral, os clientes buscam a terapia para trabalhar de forma adequada os seus problemas internos. Entretanto, a mesma pode ser aplicada em momentos de busca pessoal e não apenas os problemas.

    Essa abertura é muito importante para quando experimentamos indecisões, confusões e até mudanças de vida. A Constelação serve como um amparo, de modo que tenhamos um espaço para nos recompor. Sabemos o quanto o primeiro contato pode parecer estranho, mas acredite, conhecer a terapia sistêmica era o que precisava.

    Inclusões: onde pode ser aplicada?

    Por incrível que pareça, a Constelação Familiar de Bert Hellinger pode ser introduzida em qualquer ambiente e ocasião. Como por exemplo:

    • Judiciário;
    • Educação;
    • Tratamentos médicos

    Veja explicação em cada um:

    O Judiciário incluiu a terapia em diversos processos há alguns anos como forma de revitalizar julgamentos. Surpreendentemente, os casos se tornaram mais fáceis de trabalhar, gerando um ambiente inclusivo e humanizado para encerrar problemas familiares.

    Ademais, a educação abraçou com vontade esse processo para entender melhor a necessidade dos estudantes. Isso porque os problemas quanto ao aprendizado descendem diretamente do centro familiar em conflito. No momento em que a raiz do problema é trabalhada, o potencial à educação é retomado sem problemas.

    Indo além, a Constelação pode servir como auxílio em tratamentos médicos, dando reforço e complementando eles. Enquanto se trata ou logo após, incluir a terapia sistêmica pode elaborar melhor aquilo que o tratamento não alcança. Nisso, por exemplo, pode trabalhar o seu corpo no hospital e também a sua mente e emoções na terapia.

    Afinal, o que é a Constelação Familiar de Bert Hellinger?

    A Constelação Familiar de Bert Hellinger se mostra uma aplicação valiosa em qualquer área de nossas vidas. É uma passagem para encontrarmos nossa essência e alimentarmos nosso futuro.

    Por isso que se dispor a conhecer de perto e incrementar os ensinamentos na sua vida é uma escolha valiosa. A partir daqui encontrará novas possibilidades e a chance de alcançar a vida sem bloqueios como deseja.

    Uma excelente forma de entender a Constelação Familiar de Bert Hellinger é por meio do nosso curso online de Constelação Clínica. Com o apoio dele, você encontrará mais facilmente tudo aquilo que necessita graças ao autoconhecimento que será desenvolvido e você aprenderá a deixar em constante crescimento. Imagine poder tocar no seu potencial pleno e capacidade de realização com a Constelação ao seu lado.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    20 + 9 =