Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

Automatismo mental: O que é?

Algumas pessoas em sua jornada psíquica experimentam eventos que distorcem completamente a realidade ao redor. Assim, esses indivíduos desenvolvem quadros específicos de psicose e criam hábitos nocivos que colocam em jogo a sua própria sanidade. A partir daqui, falaremos sobre o significado de automatismo mental e como ele se manifesta.

O que é automatismo mental?

Automatismo mental conceito se refere a sintomas alucinógenos e sensoriais que desenvolvem variados quadros psicóticos nos indivíduos. Esse fenômeno causa a alteração do condicionamento sadio da psique humana em diversas situações. Bem comum entre os seres humanos, qualquer pessoa que assista a essa manifestação associará imediatamente a um caso de loucura.

No automatismo mental, Clérambault Minkowski Bleuler indica que esses sintomas seriam derivados da materialidade das doenças cerebrais. Basicamente, isso se impõe ao indivíduo e alimenta as bases do que se torna uma psicose. É como se fosse uma personalidade pré-existente que indica a forma do transtorno, mas não a causa dele.

Ademais, no automatismo mental psicopatologia, mostra-se que o início das psicoses alucinatórias crônicas. De um modo mais profissional, Clérambault pensava em direcionar essas psicoses para a Neurologia.

automatismo mental infográfico

Sequenciamento em etapas

Compreendo o automatismo mental, Minkowski Bleuler fez um sequenciamento de eventos que acontecem no fenômeno. De acordo com ele, existe o petit atomatisme, a síndrome de passividade, e grand automatisme, o que vem depois.

Em relação ao primeiro, existe o chamado bloqueio nas funções do pensamento. Toda a sua estrutura psíquica, em grande parte consciente, se torna diferente e independente do indivíduo. Com isso, ele começa a carregar a sensação de estranheza em relação a ele mesmo quando está pensando.

Na segunda parte, o paciente fica com a sensação de que uma força maior está controlando suas funções mentais. É como se uma influência externa estivesse interagindo e ordenando por ele e através dele.

A manipulação sobre si mesmo

O trabalho envolvendo o automatismo mental paranoia indicou que as alucinações auditivas podem exigir coisas dos pacientes. Embora eles se contrariem dessas ordens, podem acabar obedecendo elas contra sua vontade. Aqui surge a obediência compulsiva a esses efeitos sonoros que geram perigo ao paciente durante sua vida.

Por causa dessas alucinações auditivas, o indivíduo alimenta fortemente a sua ansiedade com frequência. Isso porque o conteúdo das palavras sugeridas é acusatório, mentiroso e sem qualquer fundamento ou respeito. Os pedidos também se mostram perigosos por colocarem em risco a pessoa em situações desagradáveis e sem ética.

A alucinação manifestada em vozes que antecipam o indivíduo foi apelidada de sonorização do pensamento. De forma mais simples, é como se ele pensasse em voz alta ou como se alguém comentasse cada ato próprio.

Sintomas do automatismo mental

O automatismo mental nas pessoas deixa algumas marcas difíceis de não serem notadas pelo público em geral. De modo mais simples, o indivíduo se torna um louco e alguém a ser renegado socialmente por sua postura. O automatismo mental tem sintomas que incluem:

Pensamentos que lhes causa estranheza por acreditar que não pertencem a ele

O paciente em questão tem pensamentos que se distanciam da sua estrutura mental comum. Por causa disso ele passa a não reconhecê-los, sentindo estranheza quando os têm. Isso pode abrir portas a lembranças que não foram evocadas intencionalmente e palavras impostas, como ordens.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Alucinações auditivas

    Ele acabam ouvindo vozes em sua mente, como que outra pessoa estivesse conversando com ele. Contudo, essas vozes sempre estão em tom superior, ordenando que o indivíduo faça algo. Se não é um comando que emitem, causam um ligeiro incômodo ao narrar seu cotidiano e condenar as suas ações comuns.

    Bloqueio no andamento psíquico

    O fluxo mental dessa pessoa acaba comprometido de suas funções cotidianas e ditas como normais. Além da imposição de um suposto alguém, a pessoa passa a acreditar que estão adivinhando seus pensamentos. É daqui que surge a abordagem de que ele está sendo vigiado internamente.

    Intervenção lacaniana

    Em relação a Clérambault, é possível dizer que o mesmo era um psiquiatra pouco convencional. Ainda que fosse talentoso em seu trabalho e possuísse um carisma imenso com seus pacientes, era tido como um pensador marginal e anacrônico. Entretanto, isso não impediu Lacan de se tornar um grande admirador do seu trabalho.

    Em relação à marginalização que sofreu, tudo se direciona por sua especial atenção a um constitucionalismo fechado. Isso se direciona ao dinamismo que direcionava sua influência através da Psiquiatria daquele período.

    Porém, Lacan deixou claro que o trabalho dele ajudou a estruturar uma das mais importantes abordagens da terapia. Graças a ele que se tinha os primeiros sinais da psicose, uma estruturação do que era essencialmente o transtorno. Aos sintomas, os chamou de mecânicos sema tema aparente e solucionados através de processo orgânico inicial.

    O abraço da psicoterapia e Psicanálise

    Clérambault se empenhou tão bem na formulação de sua pesquisa que o seu trabalho acabou por atravessar barreiras científicas. No automatismo mental, Lacan foi diretamente influenciado pelas ideias do psiquiatra para construir a doutrina sobre esse fenômeno. Assim, construiu um dos maiores pilares sobre psicose dentro do Lacanismo.

    Em Cursos de Psicanálise, aprende-se que a intervenção da Psicanálise nesse caminho por meio de Lacan foi vital ao continuamento do estudo do automatismo. Isso porque impediu que as descrições psicopatológicas desenvolvidas por Clérambault se perdessem com o tempo. Ademais, as ideias sobre automatismo precisam ser destacadas historicamente na Psiquiatria.

    Exemplos práticos de Automatismo Mental

    Entendo melhor o que significa automatismo mental, exemplos cotidianos não faltarão. Claro que o diagnóstico depende diretamente de uma junta de especialistas para atestar e ter certeza do quadro. Contudo, os indivíduos já relataram situações como:

    1. “Talvez você devesse fazer isso aqui…”

    A sonorização do pensamento conduz o indivíduo a situações pouco comuns da sua rotina. Em muitos casos, isso pode significar a geração de situações vexaminosas ou perigosas a quem está no cenário. O paciente com automatismo receberá ordens para se expor publicamente ou até machucar a si mesmo em algum nível.

    2. Comentários narrativos

    A voz que o acompanha funciona como um narrador comentando as suas ações, mesmo as mais insignificantes. Por exemplo, “veja só, já vai ligar a televisão” quando este pensa conscientemente em ligar o aparelho. É daqui que, em parte, surge a ideia de que outras pessoas o estão vigiando e antecipando suas escolhas.

    Considerações finais sobre automotismo mental

    O automatismo mental se revela como uma abordagem corajosa no sentido de desafiar convenções limitantes de sua época. Mas graças a ela que temos um vislumbre mais nítido da estruturação da psicose no indivíduo e um mapeamento psíquico.

    Ademais, é importante ressaltar que os pacientes em questão necessitam de um acompanhamento terapêutico regular. Embora não se tenha uma cura completa do fenômeno, os sintomas podem ser devidamente amenizados e o controle recuperado. O entendimento pessoal e social pode livrar a todos nós de equívocos e situações complicadas.

    Conheça nosso curso de Constelação Clínica

    Nessa última proposta, caso queira se conhecer melhor, por que não faz sua inscrição em nosso curso de Constelação familiar? O mesmo pode te colocar conscientemente a par das situações envolvendo seu crescimento e contribuir ativamente para o seu autoconhecimento. O automatismo mental e outras concepções mais complicadas da mente humana serão melhores entendidos por você.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    dezoito − 7 =