Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

O que é o afago e qual a sua importância na vida do ser humano?

Manter um contato com mais afetividade é algo natural para alguns enquanto pode ser uma barreira a tantos outros. De um modo geral, o significado de afago está muito ligado ao nosso lado emocional. A partir daqui indicaremos sua premissa básica e importância em nossas vidas.

O que é afago?

O afago se mostra como o modo de expressar carinho e acolhimento por outro ser ou objeto. É um comportamento associado à serenidade, que tem o objetivo de amenizar a tensão em qualquer relacionamento. O gesto se mostra como uma forma de reforçar o respeito com aqueles que amamos, compreendendo sua importância para nós.

Entender o que significa afago é algo mais fácil para crianças do que para os adultos. Isso porque os mais velhos têm dificuldades em expressar suas emoções e sentimentos de maneira progressiva à medida que crescem. Com o passar do tempo, seus relacionamentos interpessoais encontram barreiras para se desenvolverem, caso não sejam praticados.

A exemplo, uma pessoa que possui dificuldades em abraçar os outros ou interagir com alguém. Neste caso, a timidez ou algum trauma impede que ela seja mais afetuosa com os demais. A menos que esse indivíduo compreenda as causas desse comportamento, terá algumas dificuldades em socializar, prejudicando até suas atividades profissionais.

A importância do afago em nossas vidas

Quando se pensa em necessidades básicas, alimentação, sono, saúde e outras coisas similares são os primeiros pensamentos a vir à mente. Entretanto, todos nós necessitamos construir relacionamentos significativos e que nos ajudem a construir nossa melhor versão. Por isso que o afeto se mostra um elemento vital para nosso crescimento como seres humanos.

Independente do tamanho do grupo, todos nós necessitamos da convivência em sociedade, nos comunicando, entregando e recebendo alguma coisa importante com esse contato. É por meio disso que o afago vai ajudar no desenvolvimento desse contato. O isolamento e a falta desse ingrediente acaba por declinar a própria vida.

Por exemplo, na pandemia do coronavírus ao redor do mundo, as pessoas isoladas sentiram mais ansiedade e depressão simultaneamente. O afastamento social acabou por impedir a entrega física desse contato, embora o distanciamento tenha sido e continue a ser necessário. Com a demonstração física da afetividade, as pessoas se sentem mais acolhidas e atendidas pelos demais.

O exemplo e a multiplicação

Um dos ditados mais famosos da humanidade, “gentileza gera gentileza”, pode não ser uma máxima, mas ainda é eficaz. Gestos de afeto são devolvidos com certo gosto e mais intensidade até por ser algo pouco comum no cotidiano. Contudo, o exemplo da falta desse gesto tão simples impacta diretamente no comportamento da sociedade atualmente.

O senso comum leva a todos nós a pensarmos por qual motivo deveríamos ser afetuosos se os demais não são. Por que demonstrar sentimentos, já que não os recebo de volta e na mesma intensidade? Graças a esse pensamento limitante, a maioria das pessoas se fecha gradualmente, demonstrando um bloqueio construído sobre o lado emocional.

Antes de tudo, não queremos condenar a conduta de ninguém, já que cada um possui um modo específico de agir. Todavia, se for o caso, não espere ver ninguém demonstrando algum afago para que faça isso também. Se você sentir vontade, faça por conta própria, pois isso fará bem a você mesmo.

Benefícios do afago

Dar e receber afago com frequência funciona com uma vitamina emocional para quem pratica. Esse tipo de ação acaba por revigorar os relacionamentos, gerando uma corrente mais fortalecida sobre eles. Dentre os diversos benefícios alcançados, você pode encontrar:

  • empatia;
  • naturalização do afeto
  • ter mais estimulo.

Agora veja nos tópicos abaixo, mais detalhes sobre cada um desses benefícios do afago:

Empatia

A empatia vai permitir que se aproxime dos demais, entendendo como eles são e aceitando-os. O modo de vida deles, incluindo suas dificuldades, são vistos com mais clareza, alcançando nossa compreensão. Nesse caminho, ficamos mais dispostos a dar carinho a esta e outras pessoas que encontramos em nossa jornada.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Naturalização do afeto

    Como dito linhas acima, conforme crescemos, temos uma dificuldade maior em expressar nossos sentimentos. À medida em que entregamos afagos aos outros, passamos a criar um hábito, naturalizando essa ação. Isso acabará por nos mostrar que não é necessário colocar nenhum tipo de impedimento quando quisermos mostrar o que sentimos.

    Estímulo ao que é bom

    Retomando a questão do exemplo, você pode servir de referencial para alguém ser mais afável com os outros. Ao verem a forma como você é recebido por isso, se sentirão mais estimulados a praticarem também. Especialmente as crianças, que poderão crescer com referências de manifestação de afeto e manterão esse bom hábito quando ficarem mais velhas.

    O poder do afago em sociedade

    Ainda que pareça pouco, o afago carrega um poder revitalizador dentro do campo social. Por meio dele, conseguimos estimular o respeito entre as partes, algo conseguido na confiança em se entregar. Não o bastante, também trabalha o não julgamento, já que necessita de uma serenidade para se fazer efetiva.

    O ato de ser afável muda gradualmente o sistema ambiente em que nos inserimos e que pode ser distante do nosso comum. Nisso, lembramos mais uma vez que aqui não cabe espaço para apontamentos ou julgamentos, sendo um momento mais neutro.

    Ao fim, a importância dessa atitude acaba mudando o comportamento comum atual de alimentar as diferenças entre nós.

    O trabalho com a palavra

    Ainda que 1 imagem valha mais que 1000 palavras, uma única palavra tem poder de transformar qualquer ambiente. Nesse caminho, procure reforçar seus relacionamentos com palavras de acolhimento. O afago vindo delas ajuda a melhorar a parte emocional e melhorar consideravelmente a saúde dos envolvidos.

    Incremente frases como “Entendo pelo o que passa”, “Você vai conseguir” ou mesmo um “Acredito no que está fazendo”. Esse tipo de afirmação toda quem está próximo disso mais afável e com postura positiva.

    Como ser alguém mais afável?

    Para colocar o afago em seu cotidiano, seja persistente e não desista. Como dito linhas acima, a prática vai ajudar a tornar esse objeto algo mais corriqueiro em sua postura. Tente começar por:

    Preocupar-se com o bem-estar daqueles que gosta

    Não é errado se preocupar com o bem-estar daqueles que gostamos, demonstrando um carinho e cuidado com isso. Esse gesto mostra a sua boa vontade e acaba por aproximá-lo ainda mais dos outros. Com o tempo, você e seus relacionamentos estarão mais fluidos do que de costume.

    Ouvir

    Uma pessoa afável tem como uma de suas características ouvir os demais. Atentando-se ao que é dito, ela realmente presta atenção nas palavras e gestos dos demais. Sem contar que o ato de escutar mostra que se importa com elas e gera uma confiança maior entre vocês.

    Procure ser mais otimista

    Uma pessoa afável tende a ser otimista, pois isso lhe ajuda a superar momentos difíceis. Embora pareça sonhadora, isso indica sua vontade de focar no seu desenvolvimento mesmo em situações negativas. Ela sabe do potencial de crescimento que momentos difíceis podem trazer e não se abala muito por causa deles.

    Considerações finais sobre afago

    O afago sugere a existência de pessoas carinhosas e que ainda estão dispostas a fazerem mudanças no ambiente e nas pessoas. Esse grupo de indivíduos possui uma diretriz simples, que é o acolhimento das pessoas para que estas se sintam seguras. Assim, chamam a atenção por serem vistos como benevolentes, atenciosos e gentis a qualquer momento.

    Ressaltamos que pessoas afáveis não são ingênuas demais, sonhadoras além do limite ou gente sem ambição. É preciso ter em mente que já alcançaram uma elevação interna que permite a entrega gratuita de emoções sem receberem nada em troca. De um modo geral, são excelentes professores quanto ao trato social.

    Uma excelente maneira de desenvolver o afago é com a ajuda do nosso curso 100% online de Constelação familiar. Através dele, poderá acessar seus componentes internos, alimentando seu autoconhecimento e chegando nas ferramentas que aprimorarão o seu potencial. Além de trabalhar com os outros, você mesmo se beneficiará com a postura mais afável alcançada na Constelação.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    dois × um =