Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

A importância do respeito para as nossas vidas

Um lema que está na boca de praticamente todo mundo é “respeito é bom e eu gosto”. Você por acaso já chegou a dizer algo assim? Bom, o tema de hoje é justamente sobre como cultivar um comportamento respeitoso no seu dia a dia.

Portanto, vamos falar sobre isso porque o fato de que todo mundo gosta de ser tratado com consideração não significa que todo mundo age da mesma maneira com os outros. Assim sendo, com certeza é importante falar sobre o assunto.

O que é respeito?

No dicionário, o termo respeito é definido como um “sentimento que leva alguém a tratar as outras pessoas com grande consideração”. Até aí tudo bem. Realmente nós gostamos mesmo de consideração no tratamento. No entanto, não é todo mundo que parece merecer essa consideração toda da nossa parte. Geralmente, a gente guarda as nossas atitudes respeitosas para quem convive na nossa intimidade.

Além disso, o tratamento respeitoso não necessariamente é a mesma coisa para todo mundo. Nesta edição do Big Brother Brasil 2020, o participante Felipe Prior deu um exemplo disso. Em uma discussão com outra participante, Prior afirmou que grita com a própria mãe. Assim, ele não vê problema em discutir gritando com alguém que não seja tão íntimo assim.

Tendo essa situação em vista, fica evidente que a noção do que é “considerar” realmente varia muito. Assim, é relevante discutir a importância do respeito sim. Além disso, importa ainda conversar um pouquinho sobre como se esforçar para atingir um mínimo de respeito que satisfaça não só a você, mas a o outro. Nesse contexto, agir com reciprocidade é indispensável.

Por que nós gostamos de ser respeitados?

Nós gostamos de ser respeitados porque perceber alguém nos tendo em alta conta sempre é bom. Isso vale para pessoas da nossa família, amigos e até desconhecidos. Mesmo no ambiente de trabalho, muito mais propício ao tratamento mais seco, um mínimo de respeito entre todos os colegas é importante. A consideração faz com que nos sintamos dignos e especiais.

Algumas razões para termos dificuldades para respeitar as outras pessoas

Individualismo

Mais acima nós dissemos que muitas pessoas se preocupam com a quantidade de respeito que recebem. Contudo, uma parcela desse grupo de indivíduos não age com reciprocidade, preocupando-se em respeitar os demais. O individualismo indica a atitude de uma pessoa que vive exclusivamente para si, sem se preocupar com o que o outro sente.

Diferenças

Por outro lado, há quem não seja individualista, mas não respeite pessoas com quem compartilha diferenças. É muito mais fácil respeitar quem a gente gosta do que as pessoas de que a gente não gosta. No entanto, se nós esperamos receber consideração de todos, a nossa consideração também não pode ser seletiva. Trata-se de uma questão de reciprocidade, mais uma vez.

Passado

Há ainda pessoas que têm dificuldade para agir respeitosamente por conta de um passado negativo. Por exemplo, os filhos de pais abusivos. É muito difícil ter consideração por pais que machucaram você emocionalmente e/ou fisicamente. Isso é perfeitamente compreensível. Contudo, se você analisar esse problema de relacionamento pela ótica da Constelação Familiar, vai ver o quanto é urgente consertar a rachadura existente.

Intimidade

Enxergando os relacionamentos íntimos de uma outra perspectiva, muitas vezes é fácil desrespeitar alguém. Por achar que você tem abertura, pode reproduzir algum dos comportamentos abaixo:

  • bater,
  • xingar,
  • menosprezar,
  • gritar,
  • desconsiderar.

Todas essas ações são manifestações do desrespeito e, principalmente com aqueles que são íntimos, é importante fugir delas.

Prepotência

Por fim, é muito fácil agir sem respeito quando você não considera que alguém seja digno do seu. Uma ex-exposa pode se sentir completamente no direito de dar uma surra ou ser grossa com a nova esposa de seu ex. No entanto, é importante considerar todas as implicações de ações desrespeitosas. Ciclos e relacionamentos que não são encerrados de maneira adequada podem ser um peso imenso para as futuras gerações da árvore genealógica.

Leia também:  Para Que o Amor Dê Certo: resumo do livro

Consequências de não agir com respeito com outras pessoas

Términos

Tendo em vista a discussão apresentada sobre o encerramento de ciclos, vamos explorar um pouco mais as consequências de um término sem respeito. Quando uma parte desrespeita a outra, sobra do relacionamento a mágoa, o rancor e um profundo desejo por vingança.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

No caso de um casal que tem filhos, muitas vezes as crianças são usadas para machucar, sofrendo nas mãos de alguém que manipula por meio da alienação parental. No entanto, fazer isso com os filhos é uma maneira extremamente abusiva de tratar os frutos de seu relacionamento. Para sua informação, voltar uma criança contra um dos pais é um crime de verdade.

Relacionamentos fragilizados

Uma outra consequência de agir desrespeitosamente é que o relacionamento com aquele que foi desconsiderado pode vir a se fragilizar com o tempo. Claro, uma atitude sem consideração quase todo mundo releva. Contudo, quando ser desrespeitado se torna um hábito, a relação se deteriora a ponto de ser necessário dar um fim a ela. Caso você se importe com os relacionamentos que tem, sempre tenha isso em perspectiva.

Demissões

No ambiente de trabalho, a falta de respeito pode levar você a ter toda a sua carreira prejudicada. Muitas pessoas acham que não é bom desrespeitar o chefe mas não pensam nos colegas de trabalho. Assim, acham que está tudo bem destratar todos os demais funcionários ou elencar quem deve ou não receber um bom tratamento. O problema é que isso não é só uma questão de profissionalismo, mas de caráter também. 

Fofoca

Por fim, se você está acostumado a agir sem respeitar as outras pessoas, fique ciente que naturalmente a sua reputação está em jogo. Já pensou se aproximar de uma pessoa para ela nem querer conversar com você por conhecer a sua fama?

Quem é desrespeitoso tem uma reputação péssima e ninguém quer estar perto de alguém assim. Fazer amizade ou se relacionar com uma pessoa sem consideração é assumir um futuro tóxico!

Descobrir que alguém não te trata com o carinho que deve depois de meses ou anos de relacionamento é uma coisa. Saber disso antes de se aproximar é outra. Assim, pense na quantidade de pessoas que vai querer se aproximar de você voluntariamente ao saber quem você é.

Considerações finais sobre a importância do respeito

Tendo tudo o que discutimos em vista, esperamos ter deixado evidente que você precisa refletir sobre a importância do respeito. Ele é fundamental para todos os seus relacionamentos e, de acordo com a Constelação Familiar, fará a diferença em quem está para chegar na sua árvore genealógica.

Assim sendo, invista em construir bons relacionamentos hoje. Para te ajudar com isso, preparamos um excelente curso EAD de Constelação Clínica. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =