Constelação e RelacionamentosConstelação e vida diária

Terapia constelação: Principais benefícios para quem a pratica

A terapia Constelação está ganhando cada vez mais espaço no cenário das práticas integrativas. O Sistema Único de Saúde já a implementa, bem como hospitais renomados pelo Brasil. Tendo isso em vista, é importante apresentar para o leitor leigo quais os benefícios que motivam essas instituições a  adotar a prática. Você verá que esses benefícios com certeza poderão ser desfrutados por você no momento em que decidir ser constelado ou constelar!

O que é a Constelação Familiar?

Em linhas gerais, a Constelação é uma terapia que trata de modo sistêmico. Ou seja, em vez de tratar uma pessoa por meio daquilo que ela narra sobre ela mesma, tal qual na Psicanálise, a terapia Constelação está preocupada também com os entornos de um indivíduo. Nesse contexto, temos a família de uma pessoa como um sistema. Ou seja, a família é um conjunto de pessoas unidas por vínculos de sangue ou matrimônio.

Para o criador da Constelação Familiar, Bert Hellinger, acontecimentos antigos no sistema guardam uma relação muito íntima com o que acontece atualmente. Além disso, o passado pode estar mais distante do presente do que o constelado possa imaginar. Um erro ou decisão tomada há três ou mais gerações pode reverberar na relação entre familiares que vivem hoje.

A princípio parece muito complicado entender como isso é possível. No entanto, pense nas famílias que reclamam com orgulho alguma atitude típica de todos os membros do sistema. Dessa forma, um só comportamento se torna definidor da identidade de todo mundo. Por esse motivo, é natural ver as pessoas dizendo algo como “Essa é uma conduta da família Albuquerque”. Alguém tomou uma decisão no passado e seus familiares seguiram o exemplo.

Principais benefícios da terapia Constelação para a vida diária

Tendo essa relação familiar como objeto de análise, a terapia Constelação traz muitos benefícios para a vida diária de uma pessoa. Considerando o fato que a Constelação é um tratamento terapêutico, ela não foi criada como algo para ser apenas estudado. Assim, há uma aplicação prática que é muito admirada e motiva a ampla aceitação nos hospitais brasileiros. 

Mais acima, nós falamos sobre o impacto que uma decisão boa tem sobre as futuras gerações de um sistema familiar. No entanto, o motivo para ser constelado geralmente é um problema atual que tem uma origem bastante antiga. No tocante à vida diária, destacamos principalmente os vícios. Por exemplo, um homem que começou a fumar dentro do sistema pode fazer com que o vício se perpetue por gerações.

Na verdade, não é nem necessário falar em muitas gerações de distância. Quem nunca viu um pai fumante reclamar que o filho está seguindo o seu mau exemplo? As pessoas se esquecem que lideram com o seu exemplo e não com aquilo que dizem.

3 benefícios da terapia Constelação para os relacionamentos dos constelados

Recuperação de relacionamentos cindidos

No que tange os relacionamentos do sistema, é possível recuperar relacionamentos que foram quebrados com a terapia Constelação. Esse movimento de reconciliação é muito importante para preservar futuras ligações entre membros do sistema. Vários problemas de personalidade e gênio decorrem da maneira como as pessoas aprendem a lida com seus relacionamentos dentro do âmbito familiar. Assim, preste atenção nisso!

Fortalecimento dos relacionamentos atuais

Por outro lado, se você estiver com um problema de relacionamento atual, é possível tratar com a terapia Constelação. Um casamento problemático pode até ter problemas na árvore genealógica dos envolvidos. Contudo, os responsáveis por tomar uma decisão de resolver os conflitos são aqueles que estão efetivamente envolvidos hoje.

Manutenção da árvore genealógica como legado

Falando em árvore genealógica, até aqui nós falamos sobre o impacto de quem veio antes de você. Contudo, se você tiver filhos, fica mais claro o quanto é importante preservar os relacionamentos de quem vem depois. Trata-se de uma questão de empatia. Querer que o seu filho te perdoe e entenda decisões que você está tomando agora o ajudará a se engajar no perdão diante de situações passadas.

Benefícios da Constelação para diferentes profissões

Sistema judiciário

Caso você não saiba, atualmente a terapia Constelação tem tido um papel fundamental na mediação de problemas que já estão na esfera jurídica. Famílias que estão disputando a guarda dos filhos podem ser muito beneficiadas pela intervenção de um constelador, por exemplo.

Além disso, casais que estão se divorciando também conseguem encerrar o ciclo do casamento com mais respeito enquanto este processo for mediado de acordo com os fatores acima.

Educação

Além disso, quem é educador também pode se beneficiar dos conceitos da Constelação. Nesse caso, é interessante que o professor também seja constelador, o que é possível fazendo o curso que apresentamos ao final deste artigo. Para usar a fundamentação teórica da prática integrativa, basta imaginar a sala de aula e o corpo estudantil enquanto um sistema. O mesmo é feito abaixo, na Constelação empresarial.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Ambiente empresarial

    No ambiente empresarial, também é possível aplicar os fundamentos da terapia Constelação sem problema algum. A partir do momento em que você considera o corpo de funcionários como um sistema, assim como a família, muitos conflitos entre pessoas são tratados de maneira semelhante. Essa medida de trazer a Constelação para a empresa, portanto, se torna muito frutífera.

    Além disso, quem já trabalha e quer cuidar de seu time por meio dos conceitos da Constelação se torna um profissional duas vezes mais capacitado. Apesar de muita gente ser habilitada para desempenhar sua função, não é todo mundo que tem talento para lidar com pessoas. No caso da Constelação Familiar, talento é algo que você pode adquirir, como verá abaixo.

    Comentários finais sobre os benefícios da terapia Constelação

    No texto de hoje, você aprendeu como funciona a Constelação Familiar. Além disso, observou que suas aplicações são bastante amplas. É possível implementar os conceitos da prática integrativa nas empresas, nos tribunais e até nas escolas. Nesse contexto, esperamos ter deixado evidente o quanto terapia é válida e muito versátil. Você não precisa ser exclusivamente um constelador para exercer esse trabalho.

    Assim, professores, advogados, juízes, gerentes e muitos outros funcionários podem desempenhar a função de constelar. Tendo isso em vista, apresentamos a você a oportunidade de se tornar constelador sem sair da sua casa! Nós produzimos um curso de Constelação Clínica 100% online e com preço amigo. Ao final da formação na terapia Constelação, você receberá um certificado para atuar como constelador livremente. Não perca essa oportunidade!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    4 × 1 =