Constelação e Profissões

Constelação e os Técnicos em Enfermagem

A Constelação e os técnicos em enfermagem são muito importantes no mundo. A Enfermagem é uma profissão muito requisitada pela sociedade, e os técnicos atuam em diversas áreas e hospitais. Com a Constelação Familiar, muitas soluções para os pacientes podem ser alcançadas, você sabe como? Confira nosso artigo sobre a Constelação Familiar auxiliando os Técnicos de Enfermagem em prol dos pacientes!

A Constelação Familiar e os Técnicos em Enfermagem

Há muitos benefícios na profissão de Constelador associada à de enfermeiro.  O autoconhecimento agregado na vida do profissional certamente irá melhoras suas práticas no cuidado com o outro.

Além disso, há muitos casos de profissionais ligados à saude que estão extremamente adoecidos. Esses problemas são causados pela alta carga emocional que eles carregam. A Constelação apoia esses trabalhadores, orienta e os educa emocionalmente, com isso, ele se torna mais forte.

A Constelação aplicada

Ademais, o aprendizado para saber ajudar e entender que o paciente passa por uma doença física relacionada a uma questão familiar não resolvida, sabendo ouvir a queixa do paciente, pode direcioná-lo para um tratamento de autoconhecimento, que pode ajudar na reabilitação emocional. Muitos de nossos males são provenientes da alma, e o enfermeiro deve ter em mente essa afirmação.

Junto disso, há a melhoria significativa no não julgamento ao paciente, pois o profissional entende que o acolhimento é importante. Esse é um fato que não observamos constantemente nos cuidados de enfermagem.

Muitos profissionais não se preocupam com o ser humano ali presente, fragilizado em sua frente, porque para o profissional está tudo naturalizado. A constelação permite enxergar um pouco mais além.

A constelação familiar, para o técnico em enfermagem, possibilitará um melhor olhar sobre as questões que trouxeram o paciente até o hospital. Tendo uma boa compreensão do caso, ele poderá ter abordagens diferenciadas que farão uma enorme diferença no diagnóstico e na sugestão de terapias alternativas para a melhor qualidade de vida do paciente.

Isso pode melhorar a visibilidade do profissional da enfermagem frente a sua equipe de trabalho. Em sua área de atuação, uma vez que a constelação familiar tem ganhado cada vez mais espaço, principalmente fazendo parte das práticas integrativas do SUS, há uma melhor varolização.

Enfermagem, Constelação e amor aplicado.

“O amor é terapia, no mundo, não há nenhum outro tratamento senão o amor. É sempre o amor que cura, porque o amor faz você inteiro” — Bert Hellinger

Pensando sobre a afirmação de Bert Hellinger,é interessante compreendermos que o amor anda ausente na nossa sociedade, assim como o sentido de gratidão.

A Constelação Familiar nos convida a refletir sobre a gratidão aos nossos antepassados. Inclusive, tanto familiares, como pessoas que passaram por nossas vidas e nos deixaram um legado. Ademais, isso muito contribui para sermos quem somos hoje. Eu creio na ordem do amor para a cura de muitas de nossas mazelas espirituais, que se tornam cada vez mais físicas. Não há outra forma de cura senão o amor como principal remédio da alma.

Constelação, Enfermagem e a estrutura familiar

Um Técnico em Enfermagem  que conhece Constelação Familiar pode atuar na prevenção ou solução de conflitos entre paciente e familiares. Por exemplo, na ocorrência de abandono e descaso, principalmente com pacientes idosos, em que o familiar não entende a relação de gratidão para com ele, muitas vezes o abandonando nas UPA’s e hospitais.

Neste caso, é preciso estar atento no paciente e no familiar, pois ambos precisam de ajuda. O desamor se instala devido a uma série de fatores vividos no ciclo familiar. Com isso, terá uma repercussão tardia na velhice e ou no momento de fragilidade do paciente.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Como agir?

    Em conclusão, é importante que os Técnicos em Enfermagem tenham formação em Constelação para atender todas as necessidades dos pacientes. É importante identificar os problemas dele em relação à sua estrutura familiar. Pode ser que a doença física do paciente estejam apenas refletindo alguma situação de abuso físico ou verbal que acontece dentro de sua casa. Ou, ainda, que esse paciente esteja descontando suas angústias e frustrações, em forma de doenças, para garantir o amor e a atenção de sua família.

    Gostou do artigo e se interessa pela área de saúde relacionada à Constelação? Acompanhe nossos artigos e se inscreva no nosso curso, 100% EAD, que irá te transformar em um Constelador  Familiar e Sistêmico de sucesso!

    Este artigo foi desenvolvido pela aluna do curso de Constelação Clínica Ivânia G.Meireles, exclusivamente para o nosso Blog.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    12 − doze =