Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

O que é Constelação Familiar?

Somos ligados às nossas famílias desde o momento da concepção. Durante toda a vida carregamos uma conexão única, algo que nos influencia e nos molda diante de determinados cenários. Entenda melhor o que é Constelação familiar e como a terapia pode impactar em nossas vidas.

O que é Constelação familiar?

Constelação familiar é uma terapia alternativa que visa sanar comportamentos erráticos provocados pelo seio familiar. Criada por Bert Hellinger, tem como premissa de trabalho a avaliação do campo familiar, que é onde cada impressão está registrada.

Segundo Hellinger, o campo registra as sensações e atitudes de cada parente nosso. É como uma linha do tempo quase que viva, carregando a história até antes do nosso nascimento. Isso porque, ao mesmo tempo em que registra, também nos induz a reproduzir tais ações. Assim, podem gerar um ciclo prejudicial em nossas vidas.

Apenas o movimento de identificação inconsciente com algumas atitudes é suficiente para nos realocar numa posição ocupada anteriormente por um ancestral. Quando esse movimento começa a definhar nossas vidas, o trabalho da Constelação entra em ação. Graças a ela, conseguimos perceber o porquê de agirmos de tal maneira e como encarar o problema, de modo a amenizar seus efeitos.

Origem

Em suas viagens pelo mundo, Bert Hellinger entrou em contato com a tribo Zulu, que reside na África. Por quase duas décadas, Hellinger estudou o comportamento dos nativos, encontrando um certo padrão na comunidade. A tribo mantinha ligação com cada indivíduo, o mesclando em um único grupo, independente da família.

Hellinger se atentou ao fato de que quando um membro tinha problemas, todos tinham. Isso porque toda a tribo se mobilizava para encontrar uma solução para tal empecilho. Dessa forma, essa organização natural para lidar com as falhas do grupo era a responsável pela harmonia local. Assim, ainda que natureza do problema fosse grave, sabiamente a comunidade trataria dele em conjunto.

Aliando esse conhecimento à sua formação de psicoterapeuta e outras pesquisas, Hellinger construiu as bases do que viria a ser Constelação familiar. A existência dos campos familiares se mostrou concreta e a forma como eles nos influenciam também. Graças a isso, Bert montou e estruturou um dos métodos mais inovadores na solução de qualquer problema familiar.

Constelação familiar no mundo atual

Se olharmos para a rotina que levamos hoje em dia, talvez entendamos melhor o que é a Constelação familiar. Nos acostumamos a nos distanciar das pessoas, procurando prazer em interações pouco humanas ou simplesmente as ignorando. Assim, trabalhamos para não ter tempo para lidar com a comunidade em que vivemos.

Contudo, é justamente essa distância que permite uma visualização melhor de que algo está errado. Se não interagimos, por que não o estamos fazendo? O que nos motiva a sermos tão distantes, visto que precisamos desse contato para sobreviver? Nesse instante, o trabalho da Constelação familiar se faz necessário, diagnosticando as causas desse contato distante.

Leis do amor

Ao descobrirmos o que é Constelação familiar, iremos inevitavelmente nos deparar com as Leis do Amor. São princípios estabelecidos por Bert Hellinger para que equilibremos nossas relações. Graças a essas leis, podemos verificar onde estamos defasados e onde estamos trabalhando bem. São elas:

Lei da Ordem

Esse princípio propõe que toda família deve possuir uma hierarquia, na qual os mais velhos têm prioridade quanto os mais novos. Esse respeito seria uma das bases para um bom relacionamento entre os parentes. Contudo, caso seja quebrado, o sistema corre um grave risco de esmorecer e gerar conflitos.

Ainda que os mais velhos tenham prioridade, nenhum membro é mais importante que outro. Nascemos em um posto porque assim deveria ser. Dessa forma, todos têm responsabilidade para com o todo familiar. Enquanto os mais novos têm de respeitar que chegou antes, cabe aos mais velhos educar e proteger a nova geração.

Lei do Equilíbrio

A segunda lei indica que devemos ter forças iguais em nossas trocas, como que estando em uma balança emocional. Cada interação deve ter o mesmo peso, de forma que o excesso ou a falta de ação não prejudique o sistema. Caso uma das partes entregue mais do que deveria e a outra apenas receba, esse círculo tende a enfraquecer e quebrar.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Lei do Pertencimento

    Por fim, esta indica que possuímos um lugar de direito em nosso círculo familiar que não pode ser revogado. Devido a traumas, muitas famílias procuram excluir a imagem do ente que causou tal dor. A finalidade aqui é apagar sua existência, minimizando ao máximo a dor que eles sentem. Contudo, é justamente esse movimento que poderá provocar um declínio no equilíbrio familiar.

    Ao relegar um parente a uma posição de obscuridade, independente do que tenha feito, traz ainda mais dor. Sendo assim, a lei indica que sua existência não deve ser obliterada nem esquecida.

    Benefícios da Constelação

    Quando nos perguntamos o que é Constelação familiar, devemos pensar nas possibilidades que esta pode trazer. Enxergaremos com clareza o que nos aflige. Dessa forma, poderemos trabalhar o problema, de modo a aliviar qualquer dor que nos cause. Veja alguns benefícios que a Constelação proporciona:

    Relacionamentos

    A começar por nossas famílias, podemos estudar melhor as ramificações do nosso campo familiar. Já que é o mesmo que está afetando nossos relacionamentos, poderemos reverter a situação. Sendo assim, após a terapia, nosso ligamentos, seja com os pais ou parceiro, tende a ser revisto e consequentemente melhorado.

    Clareza pessoal

    Antes de trabalharmos nossas relações com os entes queridos, trabalharemos nossa própria ligação. A terapia serve para que cortemos algumas cordas que nos manipulavam e levavam num caminho obscuro. Entendendo a nós mesmos, podemos escolher livremente que ações tomar e qual futuro frutífero escolher.

    É uma clareza completa sobre quem somos, de onde viemos e para onde podemos ir.

    Trabalho

    Com nossas ligações familiares fortalecidas, podemos agregar isso ao trabalho. Já que também precisamos interagir nesses meio, nada melhor que nutrir uma boa relação com os colegas. Os resultados mais óbvios se darão numa boa produção, visto que facilmente uniremos forças para a solução de um empecilho.

    A Constelação familiar surgiu com o propósito de iluminar nossas relações com a sociedade familiar. O estudo confirma que um contato incompleto ou corrompido de nossos ancestrais prejudicam de forma profunda nossa formação. Isso se manifesta através de um canal invisível, ao qual reproduzimos vícios sentimentais e comportamentais nocivos à saúde e relacionamentos.

    Contudo, ao entendermos o que é a Constelação familiar e seu papel, entramos numa jornada de autoconstrução. Temos a chance de reparar as ações propostas por nossas raízes familiares. Dessa forma, ao descobrirmos os “pecados da família”, conseguimos seguir em frente sem uma culpa inconsciente.

    Caso queira se aprofundar no tema, por que não deixa uma mensagem e procura por nosso curso de Constelação familiar? Em nosso curso, você tem acesso a uma metodologia de ensino concisa e inovadora, que forma alguns dos melhores consteladores do mercado.

    Note que com um curso à distância fica mais fácil se dedicar aos estudos, visto que você estuda quando quiser. Além disso, não se preocupe: garantimos assistência durante todo curso como forma de acompanhar o seu progresso. E o melhor: com mensalidades bem enxutas.

    Assim sendo, garanta uma das melhores formações do mercado. Estude conosco e aprenda o que é Constelação Familiar de uma perspectiva completa e profissional!

    2 thoughts on “O que é Constelação Familiar?

      1. Olá, Sivanilde, tudo bem? Sobre os prazos do curso… PRAZO MÍNIMO: Você pode concluir a Formação Completa (teoria + prática) no prazo mínimo de 3 meses (2 de teoria + 1 de prática). PRAZO MÁXIMO: Você poderá terminar o curso no prazo máximo de 18 meses, sem cobranças adicionais. Independente do tempo, você paga apenas o valor de inscrição, não há mensalidade ou cobrança adicional neste tempo. Mesmo terminando antes, seu acesso continua liberado por 18 meses, para você ver e rever as aulas e os bônus existentes e que vamos adicionando mês a mês, sem cobranças adicionais. Você pode clicar aqui para se inscrever. Nossa gratidão. Equipe Constelação Clínica

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    2 × 5 =