Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

Afinal, Constelação Familiar funciona?

Sendo um método inovador na solução de conflitos, a Constelação familiar ainda é contestada por muitas pessoas. Muitos se dizem incrédulos quanto à sua eficácia, duvidando e até reprovando a sua aplicação em alguns meios. Assim sendo, te convidamos a leitura, dando uma chance à terapia, e entendendo de vez porque a Constelação familiar funciona.

A Constelação Familiar funciona mesmo?

Sendo bastante diretos, podemos confirmar que sim. Muito de nós tomamos certas atitudes cujas razões desconhecemos por completo. Quem nunca, por exemplo, agiu de forma negativa consigo mesmo ou com outra pessoa e depois percebeu o quanto a ação foi prejudicial? Parece que algo maior nos impele a tomar a má decisão direcionando nossas ações.

Nós da Constelação Familiar atribuímos esse tipo de comportamento ao campo morfogenético do indivíduo. Em suma, se trata de ligações, comprovadamente existentes, que nos une aos nossos antepassados. Esses laços permitem que ações, crenças e comportamentos sejam perpetuados através dos membros de uma mesma árvore genética. Dessa forma, reproduzimos toda a carga positiva e principalmente negativa de ações repetidas anteriormente.

Nesse contexto, um padrão de comportamentos viciosos passa a degringolar a nossa vida de forma subliminar, de modo que ficamos a mercê de nossas heranças comportamentais. É aí que entra a Constelação familiar. Dada às origens dos problemas, apenas ela se torna capaz de enxergá-los, analisá-los e resolvê-los de uma perspectiva única. A Constelação familiar funciona de modo reservado, contudo se mostra bastante eficaz na reabilitação de quem resolve experimentar.

Qualquer pessoa pode ser constelada?

Com toda a certeza a resposta para essa pergunta é sim. A Constelação familiar não tem um limite de idade, assim como os problemas que podem afetar uma pessoa. Independente de sua condição social, profissional, religiosa e familiar, você está apto a procurar a ajuda de um constelador. Embora seja ele que irá conduzir a terapia, é você que o municiará de informações a respeito da sua família.

Embora seja um procedimento terapêutico democrático, por assim dizer, estamos sempre atentos à linguagem usada. Por exemplo, você não pode falar com uma criança da mesma forma como falaria com um adulto. Assim, entendemos que a terapia deve seguir de forma que o paciente entenda a linguagem utilizada pelo constelador. Não o bastante, por ele mesmo, já que entrará em contato profundo com sua própria história.

Dessa forma, independente de sua condição ou direcionamento, qualquer um é bem-vindo a participar dela.

Onde pode ser aplicada?

A terapia ganhou muitos adeptos devido à sua versatilidade na aplicação. Desse modo, a Constelação familiar funciona em praticamente qualquer ambiente. Muitos profissionais das mais diversas áreas buscam o auxílio dela para tratar os pacientes ou potencializar a melhora dos envolvidos. Veja alguns exemplos onde ela pode ser aplicada:

Consultórios

Neste contexto a terapia se concentra mais na família e em como essas interações a afetam. É um ambiente mais intimista, perfeito para que os pacientes se desinibam e se sintam mais à vontade. Ainda que uma pessoa decida ir só, terá o mesmo apoio do constelador para tratar o seu vínculo com a família.

Auditórios

É bastante comum o uso da terapia em ambientes mais abertos e com a participação de várias pessoas assistindo. Por muitas vezes, algumas delas são convidadas a participar, de modo que você entenda externamente o que acontece com você. Após isso, você mesmo participa da terapia, vivenciado conscientemente o que está te afetando.

Escolas

A Constelação familiar também funciona na sala de aula. Professores podem iniciar a sua formação como consteladores e ajudar no desenvolvimento educacional dos alunos. Muitos problemas familiares afetam as crianças e a sua capacidade de aprender. Contudo, ao serem consteladas, podem elas se tornam capazes de retomar o seu potencial para o aprendizado.

Empresas

Muitas empresas apresentam problemas estruturais na sua dinâmica de trabalho. Como funcionam de forma semelhante a uma colmeia, um setor pode afetar o outro e degringolar todo o sistema. Sendo assim, aplicar a Constelação, aqui chamada de Organizacional, pode revelar os problemas de comportamentos que estão ocultos ali e saná-los.

Benefícios

A Constelação familiar é um processo de reconstrução da antiga identidade. Por meio dela, é possível entender mais sobre si mesmo, sua origem e determinar o próprio futuro. É a hora de rever os empecilhos que estão afetando o seu progresso na vida e se livrar de cada um. Veja alguns benefícios:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Integridade

    Ao invés de se preocupar unicamente com as coisas ruins que acontecem em sua vida, você procura focar em resultados. Não estamos falando de esconder os problemas e fingir que não existem, nada disso. O que acontece é que você toma consciência deles, mas trabalha para ficar e se sentir bem, sem ser dominado pelas adversidades.

    Livra-se de amarras

    Ao entrar em contato com as rupturas da família através da Constelação, você toma consciência do que motivou um padrão de comportamentos negativos. Dessa forma, se torna capaz de entender os acontecimentos que hoje afetam sua vida e fazer as pazes com isso. Como resultado, você se desprende do que o puxava para trás e pode prosseguir de forma positiva na vida.

    Transformação coletiva

    A Constelação familiar atua de forma profunda no resgate do indivíduo. Tanto que não só ele passa a sentir os seus efeitos após a terapia, como também outros indivíduos próximos. Isso porque as relações estão conectadas com o campo morfogenético. Sendo assim, quando uma parte se equilibra, as outras tendem a seguir o mesmo caminho.

    Exemplo

    Na internet encontramos o relato de uma professora que acolheu a terapia para ver como a Constelação familiar funciona em sala. Em alguns meses, começou a obter ótimos resultados, tanto que os alunos pediam para serem constelados. Contudo, a docente percebeu que uma das alunas pouco se envolvia nas aulas e falava muito baixo.

    Ao iniciar a Constelação, a garota contou que havia uma lacuna em sua família. Ela havia perdido uma irmã com 9 meses de idade, que morreu engasgada com comida. Quando ela nasceu, os pais decidiram nomeá-la com o nome da irmã que faleceu. Ainda que não soubessem, acabaram por inflamar uma ferida muito pessoal e, ao mesmo tempo, desconhecida.

    O movimento da perda trágica do bebê e o seu retorno em uma outra criança acabaram por influenciar na interação social da irmã. Ao identificar esses elementos da história, a professora iniciou uma jornada de retorno da estudante. Ao fazer as pazes com a irmã, a mesma se mostrou mais independente da sua herança mórbida. Ela aceitou a partida da mais velha e entendeu que não precisa absorver suas dores.

    Ainda que algumas pessoas duvidem, é fato que a Constelação familiar funciona. Graças a ela, muitos pacientes conseguiram romper com comportamentos que herdaram de seus antepassados. Puderam tomar consciência do quão danosas eram aquelas ações e iniciaram um novo ciclo em suas vidas.

    Naturalmente, estranhamos quando nos deparamos com algo novo. Ainda assim, precisamos dar uma chance à terapia. É um meio comprovado de ajudar aqueles que mais amamos, incluindo nós mesmos. Afinal, qualquer mudança no ambiente deve começar internamente.

    Faça um curso de Constelação Familiar e constate sua efetividade por si mesmo!

    Caso queira se inteirar por completo, por que não se inscreve em nosso curso de Constelação familiar EAD? Fazendo o nosso curso, você tem acesso a uma formação completa e que abrange métodos diversificados e modernos para ajudar os pacientes, ainda que preserve os fundamentos.

    As aulas online garantem mobilidade quanto ao uso do seu tempo e os professores são profissionais qualificados, prontos para ajudá-lo sempre que possível. Não perca mais tempo e ganhe ferramentas para o crescimento pessoal. Lembre-se: para melhorar o coletivo, devemos começar por nós mesmos. Fazendo tudo isso, você verá que de fato a Constelação Familiar funciona.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    catorze − 11 =