Constelação e Profissões

Qualidade de Vida no Trabalho: 10 Incríveis Dicas para Conquistá-la?

Ter qualidade de vida é muito importante tanto no âmbito pessoal, quanto profissional. Até porque através de uma boa qualidade de vida é possível viver em harmonia consigo mesmo e com o Próximo.

Por isso, Preparamos este texto para que você possa entender o que é ter qualidade de vida no trabalho e ainda, 10 dicas que irão te ajudar a conquistá-la. Continue lendo e descubra tudo acerca deste assunto!

O que Significa ter Qualidade de Vida no Trabalho?

A qualidade de vida no trabalho é um conjunto de ações de uma empresa a fim de melhorar o ambiente de trabalho e o grau de satisfação do colaborador. Trazendo impactos positivos para a organização.

São vários os fatores que geram a qualidade de vida no trabalho, entre eles:

  • Grau de satisfação na função exercida;
  • Ambiente de trabalho amigável e acolhedor;
  • Remuneração satisfatória.

Nem sempre é possível ter todos os requisitos satisfeitos. Mas se sentir reconhecido, respeitado e motivado é fundamental. Até porque é importante mencionar que nem todos os requisitos dependerão da empresa.

Existem também elementos que são de responsabilidade dos colaboradores. Ou seja, assim como diz a teoria das Constelações Familiares, cada um tem seu lugar, sua parte, seu papel, para o equilíbrio das relações e bem estar de todos.

Qual a Importância de ter Qualidade de Vida no Trabalho?

A qualidade de vida no  trabalho é importante pelo fato de que a maioria das pessoas passam a maior parte do tempo no local de trabalho. Por isso, se o funcionário  se sente numa função ruim, em um ambiente desagradável, desvalorizada, rejeitado pelo grupo, poderá desencadear problemas tanto físicos quanto emocionais.

Além disso, poderá haver um desequilíbrio nas relações. O que afetará inclusive o rendimento e o resultado esperado.

O contrário também é verdadeiro. Até porque quanto mais o funcionário acreditar naquilo que faz como ter expectativa de crescimento, de realizações pessoais, se sentir útil, relevante e bem em seu ambiente de trabalho. Mais produzirá motivação necessária para que a pessoa dê o melhor de si, e assim melhore os resultados.

Desta forma a qualidade de vida no trabalho traz benefícios tanto para funcionários quanto para os empregadores.

Dicas de Como Conseguir Qualidade de Vida no Trabalho

Agora que você já tem esses benefícios em mente, confira as 10 dia das de como conseguir qualidade de vida no trabalho:

1.Trabalhe como ou que te dá satisfação

Mesmo que você não consiga ter o trabalho dos seus sonhos, é muito importante que seja algo com o qual você se identifique e goste de fazer. Talvez você esteja num trabalho por necessidade financeira. Porém, busque possibilidades de mudar essa realidade.

Liste as coisas que você gosta de fazer e suas habilidades. Trabalhe para aperfeiçoá-las e tornar algo interessante para uma empresa ou mesmo abrir seu próprio negócio! Busque ajuda se for o caso, inclusive através das Constelações Familiares que podem ajudar você a encontrar o seu lugar ou até o que esteja te impedindo de alcançar suas metas.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    1. Aprenda com a experiência de outros

    Procure conversar com pessoas que já tem mais tempo na jornada em que você deseja entrar.  Esteja sempre aberto a aprender. Ouvir sobre a experiência deles pode lhe ajudar a saber se é realmente isso que você deseja e pode lhe poupar muito tempo.  

    Se mantenha aberto ao diálogo, a troca de informação e conhecimento sempre agregam valor. Além disso, esteja disposto a retribuir o mesmo gesto quando for a sua vez. Respeite a ordem de chegada.

    Cuidado em querer chegar mudando tudo de acordo com o que você deseja e pensa que deva ser. Até porque, primeiro é importante saber como as coisas funcionam naquele lugar e então ver se é possível se encaixar, e contribuir.

    Se perceber que ali não é o seu lugar, continue a buscar um lugar onde você se adeque. De repente pode ser na mesma empresa, mas em outro cargo, outra posição. Ou então continue a procurar um trabalho onde você se identifique e possa agregar, contribuir, sem desrespeitar o trabalho que havia sendo feito até você chegar.

    Esse desrespeito provoca um desequilíbrio que pode ser revertido em sentimentos de rejeição a sua pessoa e a tudo que vier de você. Assim, o ambiente ficará cheio de resistência, pesado e adoecido.

    1. “O que tendes de fazer, fazê-lo depressa”

    Não deixe pra depois. Até porque procrastinar só serve para acumular trabalho, desorganizar a agenda e aumentar a ansiedade. Busque mudar a procrastinação pelo pensamento de que se fizer logo o trabalho, você fica livre e terá a sensação de dever cumprido e de eficiência. Muito melhor, não acha?!?!

    1. Aprenda a dizer NÃO

    Respeite seus limites e não tente abraçar o mundo! Isso só vai lhe sobrecarregar e frustrar. Por isso é importante saber se posicionar e reconhecer o momento de pedir ajuda. Um ambiente saudável de trabalho é aquele em que há um espírito de cooperação mútuo.

    1. Evite fofocas

    Cuidado com os comentários que tratam da vida alheia! Entenda que “O homem é escravo do que fala e dono do que cala. Quando Pedro fala de João, sei mais de Pedro do que João.” Freud Um dos princípios básicos da Constelação Familiar para se manter o equilíbrio é não julgar.

    A fofoca, traz em si esse perfil de julgar os comportamentos alheios. A pessoa que julga  se vê numa posição superior, talvez essa seja a sedução da fofoca. Mas esse tipo de posicionamento provoca o desequilíbrio nas relações.

    A pessoa da qual se fofocou, se sente excluída e isso altera o clima do ambiente contaminando com desconfiança. Vingança entre outros sentimentos negativos que provocam partidarismo, divisões, mais fofocas o que  acaba com todo espírito de cooperação e harmonia que deve haver um ambiente saudável.

    O fofoqueiro não é uma pessoa confiável, e pode provocar grandes problemas.  Por isso evite esse tipo de comportamento não só no trabalho, mas também em sua vida.

    1. Recarregue as baterias

    A vida não se resume a trabalho. Os momentos de lazer, com a família, a amigos, passeando, praticando atividades físicas, entre outros, são fundamentais para recarregar as baterias e mantendo equilíbrio.

    Assim você evitará o cansaço crônico, a irritação,  desânimo, impaciência que impedem um bom rendimento. É muito importante manter o equilíbrio e saber a hora de parar e se dedicar as outras partes da vida.

    1. Mesmo que não concorde, RESPEITE

    O respeito às diferenças é fundamental na vida e principalmente no ambiente de trabalho. Mesmo que você não tenha afinidade, que não seja adepto a mesma filosofia de vida, religião, ou ideias, é importante que haja respeito.

    Respeitar não significa passar a pensar ou agir igual. Respeito é admitir que cada um tem o direito de ter autonomia sobre si mesmo. O respeito mútuo é fundamental para viver em harmonia num ambiente onde se irá conviver com as diferenças.

    1. Se organize

    Organização é fundamental para cumprir prazos e metas no ambiente de trabalho. Ele economiza tempo e lhe torna mais eficiente.

    1. Exercite a criatividade

    “Pense fora da caixa”, busque formas diferentes de fazer a mesma coisa. Isso ajuda a encontrar soluções para problemas e conseguir alcançar seus objetivos.

    1. Dê pausas

    Você não é uma máquina. Pequenas pausas ajudam seu corpo de mente funcionarem melhor e aumentam seu rendimento. Essas pausas podem ser usadas para beber água, ir ao banheiro, respirar profundamente, organizar as ideias, controlar as emoções. Se permita ter esses momentos e perceba que na verdade as pausas te ajudarão a ser mais eficiente.

    Conclusão

    a qualidade de vida no trabalho é algo que precisa ser conquistado aos poucos e de maneira correta, para que assim, você possa viver em paz consigo mesmo e com o próximo.

    Desta forma, você cria um ambiente melhor de convívio, além de passar também um bom exemplo para aquele que se encontra no mesmo ambiente de trabalho que você!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    6 + treze =