Constelação FamiliarFormação em Constelação

Constelação Familiar: o que é e para que serve?

Ao se depararem com a Constelação familiar, muitas pessoas se mostram confusas quanto ao seu significado real. Além disso, a sua funcionalidade também é posta em questão, já que muitos não compreendem a função dela. Descubra o que é e para que serve a Constelação familiar em sua vida.

O que é a Constelação familiar?

A Constelação familiar é uma psicoterapia voltada ao tratamento das relações familiares. Criada por Bert Hellinger, tem como base de atuação o campo familiar do paciente. Segundo Hellinger, há uma energia invisível que conduz todas as nossas ações no cotidiano. Nessa energia estão registrados comportamentos e emoções que foram alimentados por toda a nossa família.

Com isso, conseguimos visualizar até que ponto temos escolha ou se somos influenciados por esse campo. Quando entendemos o que é e para que serve a Constelação familiar podemos descobrir que há mais em nosso comportamento. A terapia consegue organizar nossa visão interior, a fim de que enxerguemos a nós mesmos com outra perspectiva.

Cabe ressaltar que o processo não é maléfico em nenhum aspecto aos constelados. Dessa forma, qualquer pessoa pode participar da sessão de terapia. Contanto que entenda a mensagem proposta pela sessão, pode se beneficiar bastante dela. Além de te ajudar a reconstruir sua vida, é um caminho bastante democrático.

Para que ela serve?

Sabendo do princípio, dá para entender melhor o que é e para que serve a Constelação familiar:

  •  A psicoterapia visa o tratamento das relações que mantemos com nossa família e, consequentemente, com o mundo.
  • Através dessa ferramenta, conseguimos resgatar uma harmonia dentro do nosso círculo familiar, levando a um entendimento completo da situação.

Diferença de outros procedimentos

O que a difere de tantos outros procedimentos é a sua função natural de enxergar a plenitude das pessoas. Um constelador consegue retirar um indivíduo de sua posição atuante e torná-lo espectador da própria história. Dessa forma, o cliente, ou paciente, pode entender o que lhe acontece sob outra perspectiva.

É preciso ter em mente que você pode encontrar coisas com as quais se sentirá pouco à vontade. Não é que algo pode fazer mal a você, nada disso, mas é preciso sair da zona de conforto. Nesse caminho, muitas certezas e paradigmas serão quebrados quando descobrir o que é e para que serve a Constelação familiar.

O gráfico abaixo simplifica três áreas que se servem da constelação familiar com muito êxito.

constelação familiar para que serve onde se aplica

Quando a Constelação Familiar pode ser útil?

Assim que perceber que a sua jornada aqui parece estagnada ou pareça causar muito sofrimento em sua vida. A Constelação familiar carrega um papel fundamental na redescoberta de si mesmo. É como se você quebrasse uma imagem que construiu ao longo dos anos e a organizasse de forma mais independente.

Em dado momento de nossas vidas, concluímos que não há mais para onde ir. Todas as ferramentas que possuímos agora são pesadas, quase que funcionando como um fardo. Mesmo que façam parte de nossas vidas, esses elementos parecem ter um preço a ser cobrado. Isso se reflete bastante na forma que agimos e pensamos sobre determinado evento.

Mesmo que acredite que isso pode ser contornado sozinho, sugiro que procure a ajuda de um constelador. Assim que descobrir o que é e para que serve a Constelação familiar, você vai enxergar novas opções em sua vida. É a partir daí que poderá criar soluções e reformulações positivas a si.

Benefícios: a Constelação Familiar serve para quê?

A Constelação familiar consegue trazer um resgate de ações muito grande em sua vida. O esclarecimento que obtém durante as sessões pode filtrar as necessidades que possui por hora e você mesmo não enxerga. Em geral, os benéficos mais sentidos pelos constelados se encontram em:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Bem-estar

    Algumas pessoas sentem um incômodo constante em suas vidas, embora não saibam do que se trata ao certo. E como se houvesse um zumbido no fundo do ambiente que contribuísse para isso. Como a Constelação pode esclarecer diversas questões, tal problema é descoberto e para de ser uma pedra. Você pode e passa a se sentir melhor consigo.

    Entendimento pessoal

    Um dos benefícios mais sentidos se condensa em um esclarecimento de quem você é de verdade. Os emaranhados que te cobriam são desfeitos e você passa a fazer suas próprias escolhas de forma independente. Nesse caminho, é possível descobrir suas inclinações pessoais sem problemas ou interferências maiores. Você pode ir e voltar em si quando quiser.

    Efeito osmose

    Quando alguém é constelado, ainda que não perceba, acaba passando isso ao ambiente. Como as suas atitudes e pensamentos mudam, tudo o que ele toca também passa a seguir o mesmo caminho. Isso inclui as pessoas, que passam a observar uma pequena luz em suas vidas. É uma excelente chance de explicar o que é e para que serve a Constelação.

    Onde a Constelação Familiar pode ser usada?

    A Constelação familiar pode ser incluída em diversos ambientes. Quando se descobre o que é e para que serve, a imaginação pode dar conta de como aplicá-la. De modo geral, a psicoterapia pode ser usada em:

    Consultórios/eventos

    Sendo a forma mais tradicional, um indivíduo ou grupo podem escolher participar de uma sessão em consultório. Mesmo que não tenham experiência, serão bem orientados pelo constelador, ainda que o processo seja intuitivo. Seu campo familiar vai se manifestar e dirá o que ele precisa saber.

    Caso queira apenas conhecer, há diversos eventos onde é possível observar alguém sendo constelado. Vivenciar essa experiência pode agregar em você mesmo, de modo que reflita sobre algumas coisas.

    Empresas

    Se o problema se concentra no seu trabalho, um constelador também pode avaliar o local. O grupo em questão será avaliado e a partir daí a experiência se desenvolverá. Funciona como uma terapia em grupo, mas enxergando a verdade de fato.

    Hospitais

    É possível potencializar o tratamento que algumas pessoas recebem em hospitais. Doenças crônicas, como a depressão, por exemplo, têm causa e a Constelação pode iluminar esse ponto. Consequentemente, isso traz mais alívio a quem precisa. A terapia já é, inclusive, uma prática integrativa do SUS.

    Considerações finais: o que é e para que serve a Constelação familiar

    Com base em tudo o que leu, entendeu mais o que é e para que serve a Constelação familiar? A psicoterapia vem como uma alternativa segura para navegarmos em nós mesmos. A jornada que trilhamos visa esclarecer quem somos e por que nos comportamos como fazemos.

    Sendo assim, dê uma chance para que ela entre em sua vida. As respostas que você mesmo pode encontrar darão um maior sentido ao seu caminho e escolhas. Encontre a si mesmo com a ajuda da Constelação familiar.

    Conheça nosso curso de Constelação Familiar

    Nesse contexto, deixamos um convite: conheça de perto a Constelação familiar fazendo o nosso curso de Constelação Clínica online e veja o que estará em suas mãos. Diferente de muitos processos ortodoxos, a psicoterapia tem um viés mais flexível e confortável.

    O acesso a ela fica melhor graças às nossas aulas online, o que te dá mais conforto sempre que estudar. Isso significa que você faz os seus próprios horários, aprendendo quando e onde quiser. Independente disso, sempre haverá professores a postos para te guiar com o nosso rico material educacional. Quando concluir, terá em mãos a sua certificação como constelador.

    Comece já um novo futuro na psicoterapia. Faça nosso curso de Constelação familiar. Com certeza, com uma formação mais profunda, você entenderá o que é e para que serve.

    3 thoughts on “Constelação Familiar: o que é e para que serve?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    dois × um =