Constelação Familiar

Técnicas de Bert Hellinger para constelar

Para compreendermos a Constelação Familiar, devemos conhecer melhor as técnicas de Bert Hellinger. Então, veja nesse post como ele constelava.

Para compreendermos a Constelação Familiar, devemos conhecer melhor as técnicas de Bert Hellinger. Afinal, ele é o criador do método sistêmico. E nada melhor do que aprender com o mestre, você não acha? Sendo assim, hoje entenderemos como Bert Hellinger constelava. Confira!

Sobre a Constelação familiar

As técnicas de Bert Hellinger ganharam fama por causa da Constelação Familiar. Ele desenvolveu o método para solucionar os conflitos familiares que atravessam gerações. Para tanto, o constelador analisava o cliente e suas ações a partir da família.

De acordo com Hellinger, muitas dificuldades das pessoas se originam no passado. Por exemplo, quando uma pessoa tem bloqueios, dificuldades e traumas que nem ela compreende. Mas não só dificuldades pessoais, como também dificuldades que a família criou, enfrentou e transmitiu.

Por isso, é importante entendermos como Bert Hellinger constelava. Dessa forma, teremos maior consciência a respeito dos nossos conflitos. Assim, saberemos como solucioná-los e teremos uma vida mais equilibrada.

Técnica da representação humana

Dentre as técnicas de Bert Hellinger, há a técnica da representação humana. Ou seja, é quando nós escolhemos pessoas para representar nossa família. Dessa forma, o constelador ativa o nosso campo familiar com a ajuda de representantes. Assim, perceberemos quem e como causou sofrimento na família.

Dessa forma, Bert Hellinger usava a representação humana para fazer envolver as pessoas. Assim, o constelador e o cliente entendem melhor como feridas emocionais surgiram. Além disso, os participantes conseguem observar as próprias dores durante a sessão. Em outras palavras, é como você observar o seu passado sendo revivido.

Quanto aos representantes, o constelador os escolhe a partir do que eles representam. Ou seja, se você e os participantes compartilham uma conexão que permita a terapia. Então, à medida que a terapia avança, o cliente percebe e ativa as próprias emoções.

Técnica da representação com objetos

Nem sempre o constelador e cliente terão pessoas dispostas a participar da terapia. Afinal, muitas pessoas não desejam praticar a Constelação Familiar. Logo, é importante que tenhamos a representação por objetos como técnica alternativa.

Nesse sentido, o constelador usará cadeiras ou bonecos para substituir os participantes. Dessa forma, você vai interagir com objetos diferentes que representam familiares. Dessa maneira, perceberá como um parente provoca sentimentos e sensações específicas.

Sendo assim, o terapeuta pode perguntar, por exemplo, com qual dos objetos você se identifica. Contudo, você deve lembrar que não se trata de objeto em si, mas da pessoa que ele representa. Assim, você entenderá de forma consciente como um familiar influencia as suas emoções.

O que esperar das técnicas de Bert Hellinger?

É possível afirmar que as técnicas de Bert Hellinger são a chave da alma. Mas, nunca saberemos ao certo o que encontraremos durante a sessão de Constelação. Contudo, sabemos que é possível iniciar mudanças importantes com esse processo. Nesse sentido, tudo dependerá:

  1. Do estado do campo familiar do cliente;
  2. da preparação das pessoas para lidar com as revelações desse processo;
  3. da sensibilidade e disposição dos clientes em relação a esse processo terapêutico.

Por isso, muitos clientes começam a chorar enquanto são constelados porque descobrem um trauma esquecido. Já que estão conectados, outros participantes podem sentir a mesma sensação e chorar também. Ainda que algumas pessoas controlem as próprias emoções, elas sentem a influência desse processo.

Benefícios das técnicas de Bert Hellinger

Independente das técnicas de Bert Hellinger escolhidas, você terá grandes ganhos. Afinal, você usará o poder da Constelação Familiar para desenvolver a sua autoconsciência. Dessa forma, você entenderá melhor como as influências externas afetam as suas ações. Além disso:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    1. Desenvolverá autoconhecimento

    Com as técnicas de Bert Hellinger você aumentará sua sensibilidade para se perceber. Ou seja, você terá mais consciência a respeito das suas fraquezas, qualidades e metas de vida. Desse modo, você terá um controle maior da sua mente e das suas atitudes.

    2. Terá capacidade de mudança

    Tanto você, quanto as pessoas representadas na Constelação acabam transformadas. Pois, tomaram a iniciativa de curar sentimentos que machucavam a sua família. Assim, você e as pessoas representadas ficarão dispostas a mudar e transformar o que não funciona.

    3. Desenvolverá independência com as técnicas de Bert Hellinger

    As pessoas que fazem Constelação superam a influência dos antepassados nas suas vidas. Dessa forma, os clientes terão consciência do que pensam e fazem sem influência familiar.

    As técnicas funcionam para todo mundo?

    Os constelados nunca terão problemas com as técnicas de Bert Hellinger. Isso porque o cliente deve escolher a técnica que favorecerá o seu entendimento pessoal. Logo, o mais importante é que a pessoa saiba que está vivenciando o processo terapêutico.

    Nesse sentido, as crianças, por exemplo, serão consteladas melhor se usarem brinquedos no processo. Desse modo, elas participarão da Constelação de forma acessível e sem medo do processo. Por outro lado, os adultos se concentram melhor interagindo com outras pessoas ou objetos mais sóbrios.

    Portanto, independente das técnicas de Bert Hellinger escolhidas, você escolherá o foco na terapia. Dessa forma, você entenderá mais o seu campo familiar e como lidar com ele. Assim, você conquistará a liberdade que deseja para fazer escolhas próprias.

    O poder das emoções e atitudes saudáveis

    A princípio, uma pessoa com empatia e inteligência emocional tem relacionamentos saudáveis. Desse modo, ela consegue compreender e se aproximar melhor das pessoas. Assim, ela mantém um canal de comunicação e diálogo mais produtivo. Logo, é importante que nós aceitemos a nossa natureza para respeitar a natureza dos outros.

    Nesse sentido, as pessoas precisam aprender a lidar com diferenças emocionais e culturais. Por isso que fazer Constelação é tão importante para desenvolvermos relações saudáveis. Assim, resolveremos qualquer conflito antes que se torne algo grave. Em seguida, aprendemos com essas lutas a ser pessoas maduras e responsáveis.

    Por isso, com as técnicas de Bert Hellinger nós aprenderemos a identificar conflitos ocultos na família. Assim, entenderemos como restabelecer a ordem das nossas vidas. Logo, teremos uma vida mais equilibrada com nossos familiares e as pessoas que amamos.

    Considerações finais sobre as técnicas de Bert Hellinger

    Nós sempre descobrimos informações importantes com as técnicas de Bert Hellinger. Ele criou um método eficaz para nós avaliarmos nossa história familiar. Dessa forma, compreendemos como alguns conflitos pessoais surgiram. Além de como nós podemos solucioná-los para viver melhor.

    Entretanto, esclarecemos que uma técnica nunca será melhor do que a outra. Tudo porque é o cliente que decide como resolverá os seus problemas. Assim sendo, é importante ele tenha a sua vontade respeitada durante a sessão. Ademais, cada pessoa pode experimentar a Constelação em suas diversas formas.

    Que tal você aprender as técnicas de Bert Hellinger em nosso curso online de Constelação familiar? Assim, você desenvolverá o seu autoconhecimento para liberar o seu potencial interior. Sendo assim, garanta a sua vaga agora mesmo. Então, não perca a chance de transformar o mundo à sua volta.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    16 − dois =