Constelação e Profissões

Sucessão familiar nos negócios: o que é e como fazer

Uma família empreendedora deve saber como fazer a sucessão familiar de forma adequada. Por isso, trazemos as melhores dicas sobre o assunto. Confira!

É muito importante que uma família empreendedora saiba como fazer a sucessão familiar de forma adequada. Afinal, o herdeiro da empresa deve estar bem preparado para gerenciar os negócios. Por isso, hoje nós entenderemos melhor o significado desse termo e como fazer uma sucessão saudável.

O que é sucessão familiar?

A sucessão familiar é quando alguém assume o lugar de um familiar para gerenciar o negócio da família. Ou seja, é quando o chefe da família nomeia alguém para cuidar dos negócios no lugar dele.

Nem sempre os familiares lidam de forma amigável com essa transmissão de direitos. Afinal, muitas pessoas querem ser independentes e ocupar uma posição de liderança na família. Desse modo, os familiares têm o direito de contestar a decisão, mas a escolha do novo líder depende de vários fatores.

Para fazer a sucessão do negócio da família, o líder precisa ser cauteloso com a sua decisão. Já que o futuro da empresa depende dessa escolha, ele selecionará o candidato mais adequado para o cargo. Logo, o herdeiro deve ser alguém capacitado, comprometido e bastante familiarizado com os processos internos.

Como preparar a sucessão empresarial familiar?

As pessoas que estão em processo de sucessão familiar precisam de tempo para chegar a uma conclusão. Assim, os herdeiros precisam de formação e saber quais as suas responsabilidades e regras. Embora não haja uma receita definitiva para essa decisão, os familiares devem:

1. Investir em autoconhecimento
Por meio do autoconhecimento os herdeiros compreendem a própria vocação para descobrir o papel deles na empresa. Nem sempre os filhos vão querer a liderança, algo bastante comum. Por exemplo, a sucessão familiar no agronegócio onde um herdeiro gosta de cuidar da lavoura enquanto os outros são acionistas.

2. Investir em formação

Assim que o desejo de gerenciar a empresa surgir, os herdeiros precisam investir em formação. Mesmo que os herdeiros tenham uma vocação para negócios, cursos universitários ensinarão o que eles precisam para serem bons gestores. Além disso, pessoas com formação refinam as habilidades natas que possuem e sabem lidar com conflitos.

3. Ter experiências longe da família

Se possível, os herdeiros devem procurar vivências que não pertençam ao negócio familiar. Dessa forma, eles conseguem criar uma identidade profissional de forma independente e sem a pressão do sobrenome. Assim, quando esse herdeiro assumir um cargo na família, terá autoridade e segurança para liderar.

4. Trabalhar o conflito de gerações

É provável que os herdeiros entrem em conflito com a gestão anterior por causa de inovações no negócio. Como o progresso da empresa depende dessa união, é importante que os gestores tenham uma relação harmoniosa. Assim, os líderes e herdeiros devem trabalhar juntos até a sucessão for concluída.

Desvantagens do negócio familiar

Muitas pessoas sequer imaginam que um negócio familiar tem problemas recorrentes. Então, as desvantagens mais comuns são:

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

  1. Conflitos e dificuldades no trabalho potencializados pelas emoções;
  2. dificuldade para separar o familiar do funcionário;
  3. indisciplina para respeitar as estratégias da empresa;
  4. negligência em relação as decisões tomadas, colocando o negócio em risco;
  5. talvez a informalidade, visto que muitas empresas familiares não fazem procedimentos e controles formais das atividades.

Vantagens do negócio familiar

Por outro lado, talvez a família que trabalhe junta perceba alguns benefícios em relação a sucessão familiar. São eles:

  1. Responsabilidade, pois a boa gestão da empresa familiar proporciona uma fonte de renda segura e próspera;
  2. inclusão do sucessor ainda jovem no negócio da família permite uma transição de cargo mais tranquila no futuro;
  3. transmissão das experiências e conhecimento da antiga gestão para o novo sucessor;
  4. confiança de mercado, já que os clientes e fornecedores confiam no sobrenome da família.
Leia também:  A Constelação na área da educação

Perguntas para levar em consideração na sucessão do negócio da família

Logo que a sucessão familiar seja considerada pela família é que preciso que ela faça o planejamento sucessório. Talvez os familiares sintam dificuldades para discutir esse assunto, visto que as relações familiares podem atrapalhar. Portanto, a família deve considerar as seguintes perguntas:

  • É possível que a empresa seja colocada à venda?;
  • o cargo na presidência será rotativo?;
  • quais competências o familiar possui para ocupar essa posição?;
  • qual familiar terá o voto principal?;
  • qual o cronograma da sucessão de cargos?;
  • será um familiar ou profissional externo e de confiança que assumirá a direção?

A princípio, as respostas ajudarão a família a fazer sua escolha em relação ao próximo sucessor. Ademais, é importante que a família realize a sucessão com paciência e maturidade pensando no futuro da empresa.

Preparação para a sucessão familiar

A família precisa ser comunicativa e preparada a fim de superar os obstáculos da sucessão familiar. Como se trata de uma etapa importante para todos, os familiares devem minimizar qualquer chance de problema. Para que a sucessão de cargo seja mais tranquila, confira algumas atitudes importantes que a família deve tomar:

  1. Divisão legal dos bens e patrimônio, considerando cônjuge e herdeiros;
  2. escolha dos herdeiros de acordo com as competências e habilidades de cada um;
  3. levantamento dos bens, incluindo o tipo de bem, custos de manutenção, lucro etc;
  4. responsabilidades prévias como forma de testar as habilidades do indivíduo.

8 dicas para uma sucessão empresarial ser bem-sucedida

As pessoas logo perceberão que fazer a sucessão familiar não é algo tão simples. Como se trata de família é comum que os familiares se deixem levar pela emoção e ego. Por isso, com o intuito de facilitar a sucessão veja as dicas a seguir:

  1. crie um conselho com profissionais de diversas áreas para auxiliar na escolha do melhor sucessor;
  2. considere um CEO com experiência e ideias inovadoras para a empresa. Além de um profissional externo, a organização pode considerar a promoção de um colaborador que conhece bem a empresa;
  3. crie um planejamento ajustável, de modo que o plano de sucessão se adapte ao mercado, negócios e concorrentes;
  4. elabore com cuidado o planejamento da sucessão;
  5. entenda como a relação entre colaboradores e possíveis sucessores funcionam e se eles se dão bem. Afinal, são os colaboradores que movem a empresa e o líder deve se dar bem com eles;
  6. certifique que o herdeiro esteja bem capacitado para ocupar o cargo. Logo, é importante investir nas capacidades dele antes de assumir a liderança;
  7. faça com que os familiares participem do planejamento a fim de facilitar a escolha do sucessor;
  8. reconheça as habilidades de cada herdeiro para escolher o melhor perfil de sucessão. Por exemplo, se a pessoa sabe trabalhar sob pressão, gerenciar pessoas, negociar etc.

Considerações finais sobre sucessão familiar

Assim que o planejamento da sucessão familiar começar os envolvidos devem avaliar as melhores escolhas de sucessão. É muito comum que o cargo de diretor mude, pois transformações na empresa são necessárias. Porém, os familiares envolvidos devem pensar na sucessão de forma inteligente, justa e racional.

Afinal, o futuro dos herdeiros e da empresa depende do consenso deles a respeito do melhor gerente. Logo, os familiares devem fazer o planejamento com antecedência e calma para escolher o melhor sucessor.

Caso você não saiba, temos uma solução para ajudar nas relações envolvendo sucessão familiar. Com o nosso curso online de Constelação o aluno desenvolve autoconhecimento, mas também aprende a liberar o seu potencial. Dessa forma, quem garante a vaga em nosso curso tem altas chances de melhorar as suas relações e mundo ao redor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 16 =