Constelação Familiar

Significado de Fé em 9 diferentes religiões

qual o significado da palavra fé

Você sabia que a fé tem diferentes significados? Essa variação ocorre devido a grande diversidade de crenças que existem. Por isso, nesse artigo nós vamos abordar o significado de fé em 9 religiões. Confira para entender melhor sobre diferentes doutrinas.

O que significa fé?

Antes de abordar as religiões, é necessário examinar qual é o significado da palavra fé. Segundo o Dicionário Online Caldas Aulete, a fé é a “convicção e crença firme e incondicional, alheia a argumentos da razão”.

Nesse sentido, podemos compreender que a fé é algo que não se explica. Isso porque não é possível comprovar por meio da razão. Logo, fé e razão são duas ideias opostas entre si. Assim, enquanto a fé não possui uma lógica, a razão se faz por meio de conhecimentos comprovados.

Ainda, outro significado da palavra fé está atrelado à ideia do conjunto de dogmas doutrinas. Portanto, esse segundo conceito está mais associado às religiões. Nesse sentido, vamos examinar como se dá o significado de fé em 9 religiões.

Diferentes aspectos da fé cristã

O cristianismo é uma das religiões mais conhecidas e disseminadas pelo mundo. Jesus Cristo é a figura principal dessa ideologia. Entretanto, compreenda que há diferentes vertentes da fé cristã. De grosso modo, elas se dividem em três principais divisões: o catolicismo, o protestantismo e a
ortodoxia.

Catolicismo

A igreja católica tem como base a entidade de Deus representada pela trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ainda, essa doutrina presta culto não somente a Cristo, mas à Virgem Maria, mãe de Jesus, e a outros santos. São essas figuras espirituais que intercedem pela vida dos indivíduos
pecadores.

Assim, para que a pessoa alcance a graça, faz parte da doutrina católica a missa como cerimônia religiosa. Assim, os fiéis têm neste momento a celebração do sacramento da Eucaristia. Ou seja, um ato em memória da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Além da eucaristia, outros seis sacramentos fazem parte do catolicismo. São: o batismo, a crisma, a reconciliação (ou penitência), a unção dos enfermos, a ordem e o matrimônio. O principal representante da Igreja Católica é o papa.

Protestantismo

O protestantismo surgiu a partir das ideias de Martinho Lutero contra algumas práticas da Igreja Católica no século XVI. Desde então, surgiram diversas mudanças, mas podemos identificar as igrejas evangélicas como protestantes.

De forma geral, os protestantes acreditam na trindade do Pai, Filho e Espírito Santo, entretanto, abominam a adoração à Virgem Maria e a outros santos. Contudo, a prática do batismo, confissão dos pecados e matrimônio também são hábitos que permanecem nas igrejas protestantes.

É importante ressaltar que até mesmo nas igrejas evangélicas há distinções de doutrinas. Isso porque há uma divisão entre as igrejas consideradas mais tradicionais, regidas pelo ensinamento das escrituras sagradas. Há outras pentecostais e neopentecostais, voltadas à teologia da prosperidade, milagres, cura e libertação dos fiéis.

Ortodoxia

Das três, essa é considerada a vertente mais rígida da fé Cristã. A Igreja Ortodoxa Cristã possui uma doutrina de princípios e ritos primitivos do período da divisão com a Igreja Católica. Portanto, algumas práticas do catolicismo permanecem, como a fé na Trindade.

A principal diferença é que a figura do papa não faz parte da Ortodoxia Cristã. Assim, o Santo Sínodo Ecumênico, que nada mais é do que o conjunto dos líderes patriarcas das igrejas ortodoxas em todo o mundo.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Religiões de matriz africana

Com os povos africanos escravizados, as religiões de matriz africana foram disseminadas em todo o mundo. No Brasil, essas doutrinas derivam da religião Iorubá, oriunda majoritariamente da Nigéria.

Saiba que a principal característica da religião Iorubá se dá pela crença em orixás. Por isso, confira a seguir os principais aspectos das religiões dessa matriz africana.

Leia também:  Como ser sábio no relacionamento?

Umbanda

A umbanda é uma religião que mantém aspectos de tradições africanas, indígenas e orientais. Uma das principais manifestações da fé, se dá pela caridade. Entenda que o culto a Deus é prestado pela figura dos orixás, guias e entidades. Cada orixá tem um equivalente aos santos do catolicismo.

Assim, os principais orixás da Umbanda são Oxalá (Jesus Cristo), Oxóssi (São Sebastião), Iemanjá (Nossa Senhora), Ogum (São Jorge) e Exu (Santo Antônio). Em relação às entidades, cada uma possui uma representação. As mais cultuadas são: os pretos-velhos (sabedoria), caboclos (conselheiros) e pombagiras (sensualidade e protetora das mulheres).

Candomblé

O candomblé também faz culto aos orixás, entretanto, esses são divindades da natureza. Por isso, diferente da umbanda, no candomblé não há incorporação de espíritos. Entenda que a dança e o uso do tambor fazem parte das celebrações lideradas pelas mães e/ou pais de santo.

Veja o significado de fé em outras 4 religiões

Budismo

De origem indiana, no budismo não há crença na figura de algum deus. Entretanto, a figura principal de inspiração é Siddartha Gautama, o Buda. Ele é tido como exemplo de uma vida de meditação, com o objetivo trilhar um caminho até chegar à iluminação. Além disso, entenda que o budismo também possui diferentes vertentes e práticas de fé.

Hinduísmo

O hinduísmo é a principal religião da Índia e uma das maiores em todo o mundo. Como principais características dessa religião, podemos destacar os mantras e o culto a diferentes deuses. Semelhante ao catolicismo, há também uma veneração às imagens. Além disso, os fiéis do hinduísmo também acreditam na reencarnação e na lei do karma.

Judaísmo

Com o maior número de fiéis em Israel, o judaísmo acredita nos ensinamentos da Torá. Além disso, é comum práticas como a circuncisão dos meninos ainda bebês e o rito de passagem para a maioridade. Ainda, as festas judaicas também fazem parte dessa doutrina, como o Yom Kippur
(Dia do Perdão), Rosh Hashanah (Ano Novo Judaico) e Chanucá (Festa das Luzes).

Islamismo

Essa religião monoteísta cultua somente o deus Allah. Os fiéis do islamismo são chamados de muçulmanos. Porém, há diferenças religiosas e políticas entre os sunitas e xiitas. Contudo, dois dos principais fundamentos dessa religião consiste em orar cinco vezes ao dia na direção de Meca e recitar o credo “não existe nenhum deus além de Allah, e Muhammad é seu profeta”.

Considerações finais sobre significado de fé

Nesse artigo nós procuramos apresentar as doutrinas e crenças de diferentes religiões. Porém, precisamos reforçar que as divergências entre as religiões podem ser prejudiciais. Isso porque as intolerâncias religiosas têm provocado conflitos e guerras entre os povos em todo o mundo.

Uma vez que as crenças são a motivação para a existência das pessoas, é preciso compreender suas doutrinas. Assim, para aprofundar seu conhecimento no significado de fé, faça nosso curso online de Constelação Familiar e Sistêmica. Assim, você encontrará ferramentas para lidar com conflitos oriundos das diferenças entre as religiões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =