Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Importância do respeito na família e trabalho: exemplos

Para manter um bom convívio na família e no trabalho, estabelecemos regras e condutas para uma boa convivência. É por meio delas que tornamos o ambiente mais harmonioso e convidativo a todos os integrantes. Por isso, entenda o papel do respeito na família e no trabalho e veja como fazer isso com exemplos.

A importância do respeito

Cada um de nós carrega uma história particular, desconhecida pela maioria do público. Graças a ela, encontramos as motivações necessárias para seguir em frente, empregando o esforço necessário para alcançar nossos objetivos. Independente da posição ou status, há muito o que já foi conquistado e guardado em nosso interior.

Nesse sentido, o respeito serve para conciliar as presenças e experiências de cada indivíduo. Não entenda isso como se alguém devesse se ajoelhar em frente ao outro, nada disso. Contudo, em uma sala sempre vai existir alguém que viveu e experimentou, tanto mais, quanto menos. Assim sendo, isso inclui as dores desse processo, já que nem todo aprendizado vem de forma fácil.

Dessa forma, respeitar harmonizaria a convivência entre as partes, da seguinte forma:

  • equilibrando o diálogo;
  • o contato;
  • e a história de cada indivíduo.

Assim, acabamos por tornar um lugar mais fluido. Isso permitiria que cada contato frutificasse e desse certo. Afinal de contas, só somos bem-sucedidos e vamos longe quando temos com quem dividir.

O que perdemos quando não o damos respeito?

Acredita que o respeito possibilita o contato com novas possibilidades? Ainda que nós não verbalizemos, reverenciamos uma pessoa por meio das nossas ideias e atitudes. Como dito no tópico anterior, a sua história e experiência são mostradas a nós de modo que como um livro. A cada página, um mundo novo é aberto.

Infelizmente, muitas pessoas não se dão ao trabalho de reconhecer o valor do outro. Em geral, a arrogância e a falta de empatia prevalecem nesse meio, o que abre porta para outras reações negativas. Em suas mentes, não existe o porquê de respeitar alguém. De acordo com isso, esse indivíduo é irrelevante, assim como tudo o que representa.

Assim, graças a isso, ficamos impedidos de ganhar novas aspirações e modelos de crescimento. A vida do outro poderia nos servir de exemplo quando enfrentamos nossos próprios desafios. Quando não nos permitimos sentir a reverência pelos demais, acabamos por ficar estagnados. Sem contar também que é um alto nível de falta de educação.

Benefícios de se ter respeito

O respeito é uma das principais ferramentas de boa convivência, sendo a primeira entrada de toda a ligação humana. Por meio dele, conseguimos chegar mais facilmente no outro. Isso possibilita infinitas trocas, sempre que acharmos necessário. Dessa forma, como consequência, alcançamos:

Sinal de reconhecimento

Respeitar alguém é um sinal de que um indivíduo tem admiração e reconhece a imagem do outro. Diante dele, sua presença é notada e suas palavras são atendidas, de modo que a atenção prevaleça. Embora outros sentimentos possam surgir, a depender da perspectiva do indivíduo, um ambiente onde a animosidade existe prevalece.

Empatia

Quando se respeita outra pessoa, acabamos por gerar empatia ao momento e a ela. Nossos laços ficam mais conectados, de modo que nos tornamos mais receptivos a senti-la. Assim, entendemos a essência da sua mensagem porque passamos a sentir e viver isso. Ainda que seja passageira, é uma linha única.

Inteligência

Pode parecer simples, mas apenas pessoas inteligentes são capazes de respeitar o outro, uma figura ou uma ideia. Isso porque sabem reconhecer o valor que tal corpo guarda em si, entendendo o quão duro foi para chegar ali. Em suas mentes não há espaço para a ignorância ou intolerância, independente da forma que esses se apresentam.

Ensinado, replicável e multiplicável

O respeito é um processo de conduta que, como as demais coisas, é ensinado de pai para filho. A estrutura do lar impacta diretamente na índole da criança, de modo que perceba o seu lugar e dos outros. Respeitar quem veio antes dela é uma forma de transmitir a necessidade de crescer. A casa se torna sua primeira escola, assim como os responsáveis seus professores.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Quando esse laboratório inicial falha, damos origem a um adulto que desconhece regras e valores. Note como a falta de condução impacta de forma negativa na vida de um indivíduo. Ele se torna um instrumento de destruição impulsionado por uma desordem interna. Dessa forma, sem ter aprendido uma diretriz, focaliza sua energia para destruir tudo o que os outros demoraram a erguer.

Leia também:  O que é ser Pai de verdade para a constelação familiar?

Concluímos aqui que se a gente quiser ser respeitado, devemos respeitar os demais. O exemplo vem de casa e de dentro. Exigir por algo que não fazemos ou damos pode ser visto como uma atitude hipócrita. Assim, respeite os outros e também será recompensado.

Exemplos

Para nos guiarmos, podemos verificar os exemplos abaixo de como o respeito é importante em nossas vidas. São exemplos de situações que estão bastante em voga no cenário brasileiro. Confira:

Religião

Infelizmente, diversos de intolerância religiosa repercutiram pelo Brasil, assim como no mundo. Aqui, religiões de matriz africana são frequentemente atacadas por seguidores do movimento cristão e/ou católico. Dada à sua natureza, acaba por fomentar a sede que muitas pessoas tem de perseguição. A visão empobrecida dos demais associa a um “movimento do diabo na terra”.

Um dos casos mais emblemáticos foi o de um grupo que foi expulso do cemitério por alguns adoradores de Cristo. Segundo os fanáticos, religiões como Umbanda e Candomblé remetem à figura do demônio e do mal. Por não saber dividir o mesmo espaço na terra, desrespeitam. Tentam subjugar a todo custo indivíduos com o direito de exercerem a sua fé.

Profissão

Outro grupo constantemente atacado é o dos professores. Infelizmente, o Brasil precisa caminhar bastante para reconhecer o verdadeiro valor dessas figuras. De tempos em tempos, um novo vídeo surge onde o profissional é atacado pelos alunos e pelos pais até. Dado um pais de extrema adversidade, o professor deveria ser prioridade em qualquer momento.

Consegue perceber a suma importância do respeito em qualquer lugar que a gente vá? Graças a ele, conseguimos estabelecer nossas conexões, descobrir histórias e criar as nossas. Estabelecemos um vínculo único com os demais, colocando nossa essência neles e absorvendo as suas. É uma lição à qual não podemos nos abster.

Dessa forma, trabalhe para fortalecer esse aspecto. Procure enxergar o valor de quem veio antes de você e de quem ainda está construindo a própria história. É quando a gente entrega algo que ficamos mais propensos a receber.

Curso de Constelação Familiar e respeito

Para fazer essa autoavaliação, indico o nosso curso de Constelação familiar online. Graças a ele, você consegue perceber o que motiva as suas ações e como elas impactam no mundo externo. Assim, fica evidente o quanto é uma valiosa ferramenta para lapidar a estrutura pessoal.

São aulas transmitidas via internet. Assim, graças a isso, pode estudar o conteúdo conciso das apostilas quando e onde achar mais conveniente. Com a ajuda dos melhores professores especialistas na área, poderá aproveitar do potencial inexplorado que guarda.

Comece já a sua jornada em uma carreira de sucesso. Faça já o seu curso de Constelação familiar e aprenda como inspirar respeito na família e no trabalho, seja na sua vida, seja na vida de outras pessoas.

One thought on “Importância do respeito na família e trabalho: exemplos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − seis =