Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

Reportagem do Fantástico sobre Constelação Familiar (veja)

A Constelação acabou por ganhar mais notoriedade após a rede Globo exibir uma matéria explicando sua eficácia no Judiciário. Em pouco mais de 13 minutos, presenciamos histórias de diversas pessoas que precisavam se reconciliar com os outros e consigo. Assim sendo, vamos conversar hoje sobre a reportagem do Fantástico sobre Constelação familiar.

O direito sistêmico

A reportagem do Fantástico sobre Constelação familiar revela a reformulação aplicada na Justiça para solucionar seus casos pendentes. Há alguns anos, se enfrentava pilhas cavalares de processos que não tinham solução e apenas prolongavam a dor dos envolvidos. Dessa forma, a intervenção do trabalho sistêmico se mostrou uma opção viável para ajudar com isso.

É difícil para qualquer pessoa lidar por completo com as suas lutas quando se está em um relacionamento desarmonioso. No momento em que uma terceira parte se envolve, uma solução duradoura se torna quase que impossível. Por conta disso que deve haver um envolvimento mútuo das partes para que cada situação seja lidada e reconstruída.

É o isso o que a Constelação no Fantástico exibe: o direito sistêmico surge para que questões assim sejam trabalhadas sob uma nova perspectiva. É possível enxergar a terapia como a porta que resgata as partes conflituantes com o objetivo de fazer com que se alinhem tendo em vista uma solução. Acaba por incluir cada interessado e reconduzi-los a uma solução sadia ao problema compartilhado.

Origens e colaborações

A reportagem do Fantástico sobre Constelação familiar conta com duas participações muito especiais e que significam muito ao momento. Temos a psicoterapeuta Sophie Hellinger, colaboradora direta ao surgimento da Constelação por Bert Hellinger, seu esposo. E temos Sami Storch, criador desse tipo de Constelação no mundo inteiro.

Sami é juiz brasileiro e constelador e era bastante sensível à demanda de mediação de conflitos no trabalho. O mesmo conheceu a Constelação quando buscava crescer de modo pessoal e atingir sua melhor melhor. E logo nas primeiras aplicações o resultado veio rápido: quase 90% dos casos encontraram acordos conciliatórios com rapidez e concordância.

Dado o sucesso, a aderência cresceu com o passar do tempo e os casos de sucesso têm se ampliado nacionalmente. Comarcas de vários estados relatam o ótimo desenvolvimento de cada caso e só comprovam o sucesso da proposta. A cada novo encontro o alívio de ter suas dores atendidas e solucionadas se torna mais comum.

Proposta

Assistindo o vídeo da reportagem do Fantástico sobre Constelação familiar entendemos de imediato a inserção dela no judiciário. O propósito é olhar aos participantes de modo mais humano e sensível as suas necessidades. Eles precisam se sentir acolhidos para que consigam se dispor ao desenvolvimento de um acordo em comum.

Ninguém quer chegar ao ponto de recorrer a um juiz para que os seus problemas encontrem um fim. É comum que haja uma sensação muito incômoda de exposição e também medo do julgamento. Sem contar a imprevisibilidade da situação, colocando um requerente contra o outro cada vez mais.

Exibindo a Constelação, programa Fantástico mostra uma ação humanizada que apenas beneficia a todos. Os envolvidos acabam encontrando um caminho em comum para encerrarem saudavelmente um capítulo de suas vidas. A Justiça, por sua vez, lida de maneira mais habilidosa com as pendências e diminui a pilha de casos impossíveis.

Reconhecimento e aplicação legal

Como mostrado na reportagem do Fantástico sobre Constelação familiar, Sami Storch deu origem ao direito sistêmico, uma aposta bem feita. Sua perspicácia em unificar a proposta ao problema dissolveu emaranhados complexos e muito danosos. O próprio CNJ confirmou a utilização do método em mais de 11 estados com resultados semelhantes.

Na Resolução 125/2010 do CNJ existe um respaldo que incentiva o uso de práticas que entreguem um melhor tratamento no Judiciário. Com isso, a Constelação é administrada por um constelador especializado que irá esclarecer as causas do conflito. Dessa forma, vai expor de modo construtivo as questões de origem familiar, sejam quais forem.

Essas sessões costumam ser ministradas uma semana antes das audiências acontecerem. Os processos que carregam temáticas parecidas ou que não foram bem sucedidos em outras abordagens são conduzidos e ganham uma nova chance.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Benefícios

    As imagens da Constelação no Fantástico exibiram com clareza os ganhos que os participantes podem ter. Quando um processo é bem aceito por cada lado as chances de ser bem recompensado se eleva. Os benefícios mais notáveis disso é a:

    Humanização

    O Judiciário enxerga agora os requerentes do processo de um modo mais humanizado e sensível. Com isso, os participantes se sentem mais acolhidos, protegidos, respeitados e guiados da maneira como merecem. Isso acaba por tornar mais cômoda toda a interação, mesmo em momentos mais difíceis.

    Campo neutro

    Mais do que nunca, cada participante terá o seu momento de falar sem ser interrompido ou bloqueado. Esse tipo de espaço é importante porque acaba descarregando a tensão de ambos de maneira proveitosa. Enquanto um fala, o outro escuta esperando a sua vez até que possa se manifestar.

    Empatia

    Ainda que estejam se afastando de alguma maneira, cada lado consegue compreender as intenções da contraparte. É uma excelente maneira de evitar ressentimentos e permitir uma nova chance de vida. Independente dos rumos desejados, o passado fica no lugar dele e sem assombrar ninguém.

    Resultados

    Uma das melhores coisas na reportagem do Fantástico sobre Constelação familiar foram os exemplos citados. Cada pessoa possui uma questão pessoal a ser solucionada e compreendida pelo juiz, constelador e o outro lado. Nisso, acabamos por observar que:

    Aceleração do processo

    Os processos chegavam a durar anos sem receberem um devido desfecho que ajudasse a acabar com a dor. Por meio da intervenção do trabalho sistêmico tudo pode caminhar mais rápido, sem prejudicar o sucesso da causa. A verdade, eficácia e disposição dadas nos atendimentos resultaram numa diminuição considerável de processos.

    Modelagem de postura

    Os momentos vividos dessa forma no Judiciário contribuem diretamente com a nossa formação como cidadãos. A maneira como o andamento dos casos reflete em nossas vidas vai além da família e alimenta nossa personalidade. Dessa forma, o modo de pensar e agir em qualquer situação se torna mais produtivo e recompensador.

    Veja por si mesmo

    No link abaixo é possível assistir a reportagem do Fantástico sobre Constelação familiar e compreender melhor a sua proposta pessoalmente. A movimentação dos tribunais do Brasil se valendo desse recurso chega a ser inspirador e nos motivar. Mediações dos conflitos se tornam mais fluidas, ainda mais em varas de família e assuntos sensíveis e relacionados a tal.

    Com isso, assista na íntegra a exibição através do link https://www.youtube.com/watch?v=95mOeXPIwQQ.

    Considerações finais sobre a reportagem do Fantástico sobre Constelação familiar

    A reportagem do Fantástico sobre Constelação familiar mostra o aumento significativo do ótimo trabalho executado pela Constelação. É difícil para qualquer um enfrentar um ambiente tenso e bastante difícil de um tribunal. Afinal, ninguém por livre escolha queria ter chegado a tal ponto e prolongado a sua dor dessa forma.

    Todavia, hoje, os tribunais estão mais preparados para receberem e ajudar os envolvidos no distanciamento de suas respostas. Com isso, proporcionam um ambiente adequado para que cada processo seja humanizado e muito bem condicionado. Afinal de contas, a solução duradoura de cada situação se mostra mais possível do que nunca.

    Para entender isso melhor e aplicar em sua vida, se inscreva em nosso curso online de Constelação familiar. Cada aula será uma oportunidade de lapidar o seu autoconhecimento para lidar com os seus bloqueios e alcançar sua verdadeira essência. A reportagem do Fantástico sobre Constelação familiar mostrou apenas uma possibilidade de como crescer exponencialmente a partir dessa terapia. Confira você também!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    um × 4 =