Uncategorized

Quarto Montessoriano: como montar para bebês

como montar quarto para bebês

O que é o Método Montessoriano?

O Método Montessoriano foi desenvolvido no início do século XX pela Dra. Maria Montessori — médica e educadora italiana. Essa é uma forma de pensar sobre educação e cuidado infantil.

Esse método enfatiza a independência da criança, trazendo liberdade para ela (dentro de certos limites). Além disso, ele promove respeito pelo desenvolvimento.

A abordagem Montessoriana na educação de seu filho

Em vista disso, você já pensou em considerar a abordagem Montessoriano na educação do seu filho? Você não precisa esperar pela pré-escola para começar a encorajar seu bebê a pensar e agir de forma independente!

Assim sendo, transforme o espaço do seu filho em um ambiente de aprendizagem seguro e independente com essas dicas. É isso que significa quarto montessoriano. Você pode criar um quarto divertido e educacional.

Além disso, saiba que, para montar um quarto de bebê Montessoriano, você não precisa gastar muito. Isso porque o preço padrão varia de R$500 a R$1000.

O que é quarto montessoriano

A ideia que está por trás da cama de chão Montessori está de acordo com os princípios gerais do Método Montessoriano. Uma criança deve ter liberdade de movimentos. Além disso, deve ser capaz de mover-se independentemente pelo seu quarto  infantil Montessoriano, que deve ser protegido para crianças.

Por esse motivo, nesse contexto, uma cama de chão é melhor do que um berço. Afinal de contas, o berço restringe os movimentos da criança e limita a sua independência.

Vale dizer que os pais montessorianos normalmente mantêm seus bebês em um berço ou cesta durante o estágio de recém-nascido. No entanto, a partir de 2 meses ou mais, eles fazem a transição para uma cama de chão.

Ambiente de leitura

Todos gostamos de ter um cantinho em casa para ler, onde nos sintamos relaxados. No caso das crianças, elas sentem o mesmo. Portanto, podemos colocá-las num canto confortável e ordenado, onde tenham livros à sua altura, um tapete, almofadas ou uma poltrona (adaptada à sua altura).

Ambiente de jogo

Esse é um espaço onde as crianças têm os seus materiais organizados, limpos e à sua altura. Dessa forma, elas podem ir até ele quando quiserem sem pedir ajuda a um adulto.

Ambiente de atividade

Nesse espaço, você pode colocar uma mesa e cadeira à altura do pequeno. Além disso, você poderá posicionar o material que ele utiliza, como é o caso de lençóis, marcadores, lápis, etc.

Como montar um quarto Montessoriano

Torne as coisas acessíveis

Se você deseja que seu filho aprenda a funcionar de forma independente em seu próprio espaço, você precisa tornar esse local acessível para ele. Considere então:

  • substituir gavetas grandes e pesadas por cubículos pequenos e adequados para crianças;
  • instale uma grade inferior no armário para que seu filho possa ajudar a escolher as próprias roupas.
  • ganchos de parede facilmente acessíveis também são uma ótima escolha. Até mesmo um extensor de interruptor de luz pode fazer uma grande diferença no nível de independência do seu filho;
  • além disso, um guarda-roupa mínimo e bem organizado funciona melhor para a criança.

Uma esteira

É importante que você saiba que um bebê precisa ficar um tempo no chão para se mover livremente. É assim que você oferecerá a ele a possibilidade de exercitar o corpo e superar marcos evolutivos como agarrar objetos, girar, engatinhar, dar os primeiros passos etc.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Um espelho

    Graças e ele, o bebê se olha, conhece seu corpo e cria o seu próprio autoconceito. Se, além disso, o espelho incorpora barras e é colocado próximo ao tapete, se torna mais fácil para a criança se segurar e se levantar quando ela estiver pronta para fazê-lo.

    Um belo dia você encontrará o seu filho de pé sem sua ajuda! Um espelho, uma esteira e muito respeito pelo seu desenvolvimento: isso é tudo o que o seu bebê precisa.

    Cama baixa (ou colchão no chão)

    Com essa opção, a criança tem a possibilidade de subir e descer da cama quando quiser, sem ter que chorar para isso. Assim, esse se torna um ambiente de segurança, liberdade e confiança.

    Cabides na altura deles

    Claro, se estamos falando de um bebê, são os pais que precisam pendurar as suas roupas no armário.

    Porém, é importante que você pense, na hora de escolher um guarda-roupa ou pendurar um cabide, que o seu bebê vai crescer. Assim, você terá uma grande oportunidade de promover a sua autonomia.

    Prateleiras baixas com materiais / brinquedos na ponta dos dedos

    Ao dispor desses materiais, você oferece a oportunidade para a criança escolher livremente o que brincar. Além disso, ela pode pegar seus brinquedos sem ajuda, tendo liberdade de movimento e de escolha.

    Assim, você começa dando esses seus brinquedos para que, no futuro, a própria criança possa tomar as suas decisões. Isso porque ela já terá tido experiências anteriores.

    10 dicas para configurar o estilo Montessoriano em sua casa

    • Pense no tamanho de uma criança. Encontre móveis que ela possa administrar sem ajuda.
    • Procure cadeiras e mesas que tenham a altura certa para permitir que seus pés fiquem apoiados no chão. Corte um pouco as pernas dos móveis se necessário.
    • Incorpore a beleza ao espaço. Exiba arte e plantas na altura da criança para que elas possam desfrutar desse ambiente.
    • Prepare seu filho para a independência. Assim, organize as suas atividades e os seus materiais em bandejas e cestos para tenha tudo o que precisa à mão. Busque maneiras de tornar mais fácil para a criança ajudar a si mesma.
    • Defina atividades atraentes e adequadas à idade da criança. As coloque organizadas em prateleiras em vez de dispô-las em caixas de brinquedos. Assim, elas se tornarão convidativas para o seu filho.
    • Tenha em mente que menos é mais. Exibir apenas algumas atividades ajuda a criança a ficar mais concentrada. Mostre inclusive aqueles brinquedos que seu filho está trabalhando para dominar. Assim, ele não se sentirá sobrecarregado.
    • Crie um lugar para tudo o que está no quarto de forma que tudo fique em seu lugar. As crianças têm um senso de ordem particularmente forte. Portanto, quando organizamos cada coisa, essa ordenação os ajuda a aprender onde colocar seus objetos e tarefas.
    • Veja o espaço através dos olhos de seu filho. Desça até a altura da criança em cada espaço para ver como fica a disposição das coisas a partir de sua perspectiva.
    • Crie um armazenamento idealmente fora da vista das crianças e agradável à vista. Pense em armários do chão ao teto que combinam com a cor da parede, um sótão ou recipientes que podem ser empilhados em uma área de armazenamento ou atrás de um sofá.
    • Armazene a maioria das atividades da criança e as gire em suas prateleiras quando seu filho estiver procurando por novos desafios.

    Considerações finais sobre quarto Montessoriano

    O método Montessoriano não tem que ser limitado à escola. Você pode também proporcionar um ambiente em casa onde seu filho é capaz de se desenvolver livremente. Assim, construa um espaço que seja adaptado para ele e busque saber já onde comprar quarto montessoriano completo.

    É hora de mudar a concepção do quarto do seu bebê e modificá-lo para atender às suas necessidades. Isso porque, de acordo com esse método, o seu quarto tem que ser um espaço de liberdade.

    Também te convidamos você a fazer nosso curso online de Constelações familiares, com o qual você poderá desfrutar de conteúdos incríveis.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    quinze + três =