Terapias alternativas

Renato Bertate: projetos em Constelações Sistêmicas

projetos de Renato Bertate

Renato Bertate nasceu em 1965 em Monte Alto, município localizado no estado de São Paulo. Ele estudou na faculdade Sul Fluminense, onde se formou em Medicina. Hoje, ele atua na área como médico holístico formado nos Estados Unidos e na Índia.

O que é um médico holístico

A Medicina Holística é um método cujo objetivo é a cura completa do paciente. Assim sendo, trata-se da cura da alma, da mente e do espírito dessa pessoa. O tipo de medicamento utilizado por essa medicina busca restaurar o equilíbrio de uma pessoa graças à aplicação de terapias tradicionais e complementares. Isso porque elas se combinam de forma a levar o paciente a ter um bom estado de saúde.

É importante dizer que a cura do paciente é feita naturalmente. Os médicos visam alcançar uma harmonia que liberta esse indivíduo de todo sofrimento.

Vale dizer também que o principal pilar dessa medicina é o amor como energia. Segundo essa área, ele tem um poder de cura difícil de igualar. Isso porque a potência dessa energia universal é usada para alcançar a cura da mente, do corpo e do espírito.

Renato Bertate

Renato Bertate é considerado um grande pioneiro em Constelações familiares. Isso porque ele foi umas das primeiras pessoas a apresentar o treinamento no país sobre o assunto.

Em 1999, Renato Bertate conheceu o famoso Bert Hellinge, personalidade considerada a inventora das Constelações familiares. Ele foi convidado pelo grande Hellinge para ministrar a excelente equipe de treinadores da Hellinger Sciencia. Assim, ele apresenta cursos para quem deseja se formar em Constelações familiares. Além disso, ele organizou a vinda de Bert Hellinger e Sophie Hellinger para o Brasil em 2012 e 2013.

Projetos em Constelação Sistemica apresentados por Renato Bertate

Dr. Renato Bertate coordenou um curso de Treinamento em Constelação Sistêmica divido em 8 módulos com os seguintes temas:

  • as ordens do amor;
  • os tipos básicos de envolvimento sistêmico;
  • atitude terapêutica;
  • casais, pais e filhos;
  • constelações em sistemas organizacionais;
  • atendimento individual;
  • movimento da alma;
  • prática.

Ainda vale dizer que os alunos matriculados no curso de Treinamento em Constelações tiveram a oportunidade de assistir aos workshops do Dr Renato Shaan Bertate. Estes abrangeram conteúdos teóricos e práticos.

Importância da Medicina Holística segundo Renato Bertate

Renato Bertate participou de uma entrevista em 2018, contando um pouco a respeito da sua visão referente à medicina holística.

Segundo ele, muitas pessoas se sentem desumanizadas por suas experiências com os cuidados de saúde tradicionais. Assim, elas procuram tratamentos terapêuticos naturais e holísticos como uma alternativa. Vale destacar que um médico de família pode passar 10 ou 15 minutos com um paciente. As consultas holísticas, por sua vez, tendem a durar de 30 a 120 minutos.

Isso porque, o médico de saúde holística está trabalhando para compreender a pessoa como um todo. Dessa forma, ele não apenas prioriza apenas o corpo físico.

Princípio norteador da filosofia holística

A saúde holística oferece para as pessoas um caminho para ter mais controle sobre sua própria saúde e bem-estar. Afinal, capacitar o paciente é o princípio norteador da filosofia holística de atendimento. Essa é outra razão pela qual mais pessoas estão indo atrás de tratamentos holísticos e buscando carreiras holísticas na saúde.

Vale dizer que um médico holístico pode usar todas as formas e cuidados de saúde para tratar um paciente, desde medicamentos convencionais a terapias alternativas.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Por exemplo, quando uma pessoa que sofre de enxaqueca visita um médico holístico, em vez de sair apenas com medicamentos, o profissional provavelmente dará uma olhada em todos os fatores potenciais que podem estar causando as dores de cabeça da pessoa. Ele estará atento, portanto, a hábitos alimentares e de sono, estresse, problemas pessoais e práticas espirituais preferidas.

    Treinamento em terapia de Osho por Renato Bertate

    O Treinamento em terapia de Osho conecta o crescimento pessoal com terapia e meditação. Isso porque ele combina diferentes abordagens da Psicologia ocidental com uma variedade de técnicas de meditação orientais. Assim, é possível permitir que os participantes obtenham mais compreensão, compaixão e consciência por si mesmos e pelos outros.

    Esse treinamento é direcionado a pessoas que querem viver seu potencial, se conhecer mais profundamente e ter mais recursos para trabalhar com outros indivíduos.

    As diferentes seções do treinamento incluem as técnicas mais recentes em terapia experiencial, incluindo trabalho somático, trabalho da essência, constelação familiar e trabalho corporal. Assim, ele conduz os participantes em uma jornada de autoexploração, começando com a abertura do corpo para a energia vital. Para isso, são utilizadas técnicas bioenergéticas, que ajudam a esclarecer questões psicológicas da infância, da sexualidade e da vida adulta.

    Benefícios

    • As meditações diárias auxiliam no processo e podem ser integradas ao seu dia a dia. Assim você poderá viver o seu potencial e trabalhar bem com outras pessoas.
    • Você aprenderá a se colocar em primeiro lugar em sua própria vida, a confiar em sua intuição e a se tornar mais criativo.
    • Você se encontrará mais maduro no seu relacionamento com seu parceiro amoroso, sua família, seus amigos e seus colegas de trabalho.
    • Será possível usar a consciência aprofundada que adquiriu para trabalhar com as pessoas de uma forma mais respeitosa e amorosa.
    • Você compreenderá que só pode trabalhar com outra pessoa de forma adequada quanto você se conhecer de forma profunda.

    Treinamento da Constelação Familiar com Mimansa Erica Farny

    Renato conheceu o trabalho da Constelação Familiar em 1997 por meio de Mimansa Erica Farny. Ele acompanha e organiza seus trabalhos no Brasil desde 1989.

    Depois disso, em 1999, Renato participou da primeira turma de treinamentos em Constelação Familiar que foi apresentado por Mimansa Erika Farny.

    Vale dizer que, em 1975, Mimansa Erika Farny conheceu Bert Hellinger, quando participou de um seminário ministrado por ele, em Ainring, Alemanha. Acompanhou desde então toda a evolução do trabalho que deu nascimento à Constelação familiar. Ele esteve com Bert Hellinger em países como Suíça, Holanda, Alemanha, Áustria, Espanha, Brasil, Argentina, México, Colômbia, Chile e Paraguai.

    Considerações finais

    Como você pôde ver Renato Bertate é um dos primeiros brasileiros a trabalhar com Constelação sistêmica. A importância das constelações familiares não consiste apenas no fato de que elas podem nos permitir curar aspectos pessoais de nossas próprias vidas. A sua verdadeira força se manifesta na Alma familiar. É por isso que, frequentemente, após uma constelação, mudanças começam a ocorrer nas famílias ou grupos envolvidos.

    Outra das grandes virtudes das Constelações familiares é que elas nos permitem restabelecer uma Ordem que favorece as gerações futuras. Não deve-se esquecer que o experiência nos mostra é que muitas questões não estão resolvidas nas famílias. Assim, é importante solucionar esses impasses a fim de restaurar a harmonia que foi perdida.

    Dessa forma, nós convidamos você para fazer o nosso curso online de Constelações sistêmicas. Afinal, você aprenderá a melhorar seus relacionamentos e também saberá mais sobre pessoas como Renato Bertate.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    cinco × dois =