Uncategorized

Como educar seus filhos: 8 ideias da Constelação familiar

filhos e constelação familiar

Quem nunca gritou com seus filhos? Os pais, quer queiram admitir ou não, sabem que às vezes ficam perdidos na forma como educar seus filhos.

Assim, o turbilhão do dia a dia, a correria e o estresse favorecem uma explosão. Nessas horas, é possível que os eles falem uma palavra mais alta quando seus filhos ignoram seus pedidos.

Educar gritando nada mais é que um sistema fácil e confortável ao qual os pais recorrem. Em outras palavras, eles decidem repetir a forma como foram educados, mesmo que não se sintam bem em fazer isso.

Não é bom educar dessa forma!

São múltiplas as consequências negativas de gritar com os seus filhos. Quanto aos benefícios, não há nenhum. Isso porque educar gritando traz à criança desconforto constante, estresse, problemas de concentração, desmotivação, frustração, raiva, etc.

Assim, saiba que é possível educar seus filhos sem gritar, embora seja necessário um esforço por parte dos pais para que isso aconteça. Por isso, separamos 8 ideias da constelação familiar que você pode aplicar no seu dia a dia.

Práticas que os pais devem seguir

Mostre a seus filhos que você confia totalmente neles

Acredite no potencial e aptidões de seus filhos. Se eles confiam em si mesmos, encoraje-os. Além disso, não tire o ímpeto que eles têm nem incentive seus medos e incertezas.

Também deixe-os voar. Permita que eles vivam sem medo de errar, conservando uma mente positiva e pensando em como é bom experimentar e aprender.

Além disso, esteja disposto a oferecer ajuda. É importante que você os encoraje quando eles ficarem desanimados e também aplauda seus sucessos.

Lidere cada dia pelo exemplo

Se você quer ter filhos educados, respeitosos e independentes, aja de acordo com o seu objetivo e mostre-lhes como fazer a coisa certa.

Lembre-se de que cada criança é uma esponja que absorve o que vê e ouve de seus pais todos os dias. Por isso, é importante que você seja um exemplo para seus filhos.

Motive e incentive, afastando-os da zona de conforto

Sempre busque fazer com que seus filhos não se acomodem à vida que têm. Ainda assim, evite colocar muita pressão sobre eles.

Incentive-os a conquistar aquilo que desejam e a aceitar cada desafio que os afaste da estagnação. Por outro lado, não perca as oportunidades de reconhecer as suas tentativas e elogiar cada conquista infantil.

Incentive suas habilidades sociais

Este é um conselho valioso para os pais. Afinal, existe correlações entre a habilidade social da criança e o seu sucesso na vida adulta.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Segundo a ciência, os pequenos que cooperam com os seus pares, entendem melhor os seus sentimentos e resolvem seus problemas por conta própria. Além disso, em sua maioria, eles têm uma maior oportunidade de obter um diploma acadêmico e encontrar um emprego estável.

    Fique calmo diante de situações difíceis

    Coloque o estresse e a raiva de lado. Alguns estudos afirmam que, quando os pais estão estressados, os filhos também adotam esse sentimento e agem de acordo.

    Por isso não há nada melhor do que ficar calmo, manter a paciência e praticar a tolerância. Assim, respire fundo e conte até dez, além de sempre olhar para o lado positivo das coisas.

    Eduque seu filho mostrando que obrigações e responsabilidades são importantes

    É fundamental ensinar seu filho desde muito jovem que tudo na vida é ação e reação. Além disso, mostre que para ele ter suas conquistas, serão necessárias altas doses de sacrifício, esforço e trabalho pessoal.

    Além disso, dê a seus filhos obrigações e responsabilidades que sejam proporcionais à idade deles. Não desista de incentivá-los a cumpri-las nem os dispense do trabalho. Afinal, isso fará com que eles tenham um aprendizado relacionado à colaboração e ao trabalho em equipe.

    Ensine que seus filhos são responsáveis por seus atos

    Também é importante que você ajude seus filhos a entenderem que não é errado cometer erros. Isso porque eles fazem parte da vida. A verdade é que são precisamente eles que mais cedo ou mais tarde o ajudarão a aprender, amadurecer e crescer.

    No entanto, todos os seus filhos, inclusive os menores devem assumir a responsabilidade de seus atos. Assim, a criança aprenderá a resolver cada situação da melhor forma possível.

    O poder da perseverança

    De acordo com os pesquisadores, a “coragem” é um poderoso traço de personalidade que leva uma pessoa ao sucesso. Trata-se da força da paixão e da perseverança, também definida como uma certa tendência a manter o interesse e o esforço por objetivos de longo prazo.

    Em vista disso, ensine seu filho a imaginar o que deseja e a se comprometer com o futuro que deseja criar.

    Ainda assim, como em todos os projetos relacionados à formação e à educação de seu filho, é sempre necessário considerar o estágio de crescimento e desenvolvimento em que ele se encontra.

    Reflexão sobre as formas de educar 

    O debate sobre a educação e a criação dos filhos está mais vivo do que nunca. Afinal de contas, há muitos pais que ainda possuem um estilo de educação autoritário e adulto, em que são eles que estabelecem as regras e punições.

    É importante adotar um estilo mais democrático, inclusivo e respeitoso. Assim, os pais poderão considerar as necessidades e as liberdades das crianças. Além disso, eles também levarão em conta as suas motivações.

    O debate ainda não acabou 

    O debate já se arrasta há anos e continuará a existir enquanto houver tanta diferença nas formas de educar os filhos. Isso porque há alguns pais que defendem o que chamam de “vitalício”: um autoritarismo que seus pais exerceram sobre si (exemplificado por punições, tapas, obediência cega, disciplina, etc.)

    Outros, por sua vez, defendem um estilo educacional mais democrático em que a criança é acompanhada em seu desenvolvimento. Assim, ela pode descobrir quais são seus desejos, motivações e interesses.

    Considerações finais sobre como educar de filhos

    Você deseja que seus filhos cresçam totalmente independentes e responsáveis? A ciência nos fornece uma série de dicas valiosas para pais que almejam ensinar como tornar seus filhos bem-sucedidos. Em vista disso, apresentamos neste artigo as mais relevantes de todas elas.

    Ensinar seus filhos a ter uma educação de qualidade é uma das grandes preocupações de muitos pais. Estes têm o objetivo principal de buscar que seus filhos sejam capazes de se expressar bem na sociedade.

    Assim, eles podem dizer o que gostam e o que não gostam, o que precisam, o que sonham, o que aspiram, o que os machuca, etc.

    Curso de Constelação Clínica

    Muita gente acredita ser difícil educar seu filho desde a infância para agir de forma independente e autônoma. Uma grande dúvida é como fazer isso sem impactar negativamente sua personalidade.

    Pensando em te ajudar (se você estiver nessa situação), nós te convidamos a fazer o nosso curso online de Constelações familiares. Fazemos isso com intuito de te ajudar a descobrir como educar seus filhos e melhorar o seu relacionamento com a sua família.

    en

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    5 × 4 =