Constelação e ProfissõesConstelação Familiar

Pedagogia e constelação familiar: 7 pontos de contato

Ao longo de gerações, educadores vêm repassando seu legado a fim de construir uma sociedade mais justa e igualitária. Entre ensinamentos, caminho e obstáculos, diversas foram as formas que utilizaram para alcançar esse objetivo. Com base nisto, vamos entender melhor qual a relação entre Pedagogia e Constelação familiar.

Conceitos: Pedagogia e Constelação

Pedagogia é uma ciência que se encarrega da educação de crianças e jovens, enxergando as suas capacidades e problemas relacionados ao seu desenvolvimento. Por meio desta, é possível aplicar uma série de medidas que assegurarão que o conteúdo informativo chegue até o destinatário, neste caso, os jovens.

Constelação familiar é uma terapia alternativa que visa tratar dos problemas de um indivíduo com base no campo da sua família. O preceito deste método afirma que o círculo familiar de gerações atuais e anteriores mexem com nossas ações de forma subjetiva, influenciando o resultado das mesmas.

Ao relacionarmos as duas, no primeiro instante podemos ter a ideia de oposição, como criação e desconstrução. Entretanto, ambas se complementam, visto que uma pode terminar o que a outra começa de forma cíclica, constante e natural. Não é um duelo, mas, sim, uma união.

Quando aplicar a Pedagogia e a Constelação

Os jovens sempre mostraram uma capacidade inata ao conhecimento. Devido ao seu constante desenvolvimento, eles possuem uma sede em aprender para melhor compreender o mundo ao redor e a si mesmos. É uma transformação diária, constante e crescente, o que é muito bom por sinal.

Contudo, isso pode vir completamente abaixo. Devido a problemas comportamentais, o jovem se mostra incapaz em permanecer em um ambiente de aprendizado, visto que não demonstra tanto interesse ou capacidade para aprender. Algo está roubando a energia que seria gasta com o conhecimento.

Neste momento, a Pedagogia aliada com a Constelação familiar entra em ação. Enquanto uma detecta o que está causando esse retrocesso, a outra se encarrega de retornar esse indivíduo ao ambiente educacional. O trabalho em conjunto das duas reabilita o estudante na trilha de ensino da qual foi desviado.

Onde aplicar a pedagogia

Erroneamente, muitas pessoas pensam que a Pedagogia em particular só pode ser aplicada dentro de uma sala de aula. Felizmente, não é isso o que acontece. A ciência é bastante abrangente e pode atuar em diversos ambientes e segmentos.

Ainda que o foco seja a educação, pode se flexibilizar para atingir esse objeto. Veja onde pode atuar:

Supervisão

Um pedagogo pode expandir sua metodologia de ensino a fim de supervisionar o desempenho da escola. Ele pode acompanhar como anda a qualidade do ensino naquele ambiente e como a aprendizagem está evoluindo ou não.

Orientação escolar

Um pedagogo tem autoridade de prestar suporte ao professor, diretor ou o coordenador quanto às necessidades dos alunos. Imagine ele como uma ponte entre os alunos e outros docentes. É ele que faz a mediação entre as relações a fim de garantir o desenvolvimento do estudante enquanto aprende.

Gestão

Dentro de uma escola, talvez a gestão seja a tarefa mais complexa. Isso porque compacta todos os termos e caminhos ligados à educação. Neste caso, o pedagogo assiste diretamente os processos do ensino, como os estudantes reagem às novas mudanças, infraestrutura local e os recursos disponíveis naquela unidade.

Empresas

Sim, você não leu errado. Um pedagogo pode ser fundamental para o meio corporativo, influenciando no resultado daquela empresa. Isso se deve ao fato dele pode trazer soluções quanto à aplicabilidade de questões como treinamento de novos funcionários ou contribuindo para o desenvolvimento profissional daquele setor.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Pontos de contato entre a Pedagogia e a Constelação

    Como dito linhas acima, a Pedagogia e a Constelação familiar são bem complementares uma à outra. Independente do meio, elas objetivam o crescimento pessoal de um indivíduo, livrando-o de comportamentos nocivos e abrindo novas portas em sua trajetória.

    Com base nisto, confira sete pontos onde esses estudos se encontram:

    Diagnóstico

    Todo ambiente educacional é pautado por uma espécie de rotina. O sucesso dos alunos é medido pela sua participação em sala e, consequentemente, na exposição de trabalhos e notas. Quando esse fluxo é quebrado, entra em ação um processo para identificar e diagnosticar a causa desse declínio.

    Acompanhamento

    Não basta apenas identificar, mas também trabalhar constantemente para verificar a melhora do estudante. Tanto a ciência quanto a terapia se encarregam disto, apresentando propostas e soluções para que o indivíduo se afaste desse empecilho e retorne ás suas atividades dentro da sala de aula.

    Preocupação

    Antes mesmo de um problema surgir, as intervenções já pensam na possibilidade de aparição dele. Embora demande um trabalho extra, se preocupar antecipadamente com uma situação a fim de garantir a sua prevenção é um excelente caminho para trabalhar no âmbito escolar. Desse modo, ainda que o problema surja, os docentes e alunos estarão preparados.

    Estímulo

    Todo docente sabe do potencial que os seus alunos têm. Com base nisto, deve se esforçar diariamente para que o jovem mantenha ávido o seu desejo pelo aprendizado. Isso vem através de exercícios, palestras ou até mesmo na conversa pessoal.

    Aperfeiçoamento

    Puxando o gancho do tópico acima, após estimular o aluno a atingir o seu potencial, entra em ação a manutenção. Aprendeu algo novo em pouco tempo? Ótimo! Agora, que tal repetir o feito?

    Mais ainda, que tal dobrar essa meta? Esse processo de lapidação constante vai manter o aluno motivado e interessado em si mesmo quanto à própria educação.

    Família

    Como parte integrante e fundamental do crescimento do jovem, a família do estudante também é analisada. Diretamente, ela influencia na sua capacidade de aprendizado, podendo ser benéfica ou não. Tanto a ciência quanto a terapia da Constelação Familiar podem requerer a presença dos pais quando algum empecilho for avistado.

    Docente

    Tratando-se de ensino, a figura do docente é muito importante ao aluno. É por meio dele que o jovem se sente mais motivado a comparecer nas aulas e se aprofundar na matéria em si. O mesmo deve-se manter atento às necessidades dos alunos, instigando-os a quererem mais. De modo simples, seria uma ambição na educação.

    Exemplo: a necessidade da pedagogia

    Um jovem relatou que considera parte do ensino médio desperdiçado. Mais especificamente em Geografia, nunca se sentiu motivado a se interessar pela matéria, embora fosse assíduo nas aulas. Ele atribuía a esse fato à metodologia de ensino do professor. Segundo ele, o docente copiava exatamente o que estava no livro e lia em voz alta à turma.

    Se um pedagogo estivesse disponível naquele ambiente, certamente encontraria meios de a aula se tornar mais atrativa. Isso afastaria a impressão ruim que este ex-aluno tem da metodologia de ensino daquele ambiente.

    Comentários finais sobre a prática da Pedagogia

    A Pedagogia é um rio transformador  que traz vida a qualquer campo árido do ensino. Por meio dela, encontram-se abordagens e medidas eficientes para alavancar a educação dos jovens. Isso fará com que se tornem adultos responsáveis quanto ao futuro do país e contribuirão diretamente para que uma metodologia correta de ensino se perpetue.

    Aliada a ela, a Constelação familiar chega para assegurar os resultados da primeira. Ela detecta quais pontos estão falhando desde a sua origem e trabalha para revertê-los, de maneira dinâmica e sistêmica. É um ótimo aliado na solução de problemas de aprendizado, buscando na raiz do seio familiar.

    Agora que entendeu melhor como essa dupla trabalha bem junta, que tal se inscrever em nosso curso online sobre Constelação familiar? Mesmo que você ainda não seja um docente ou profissional da Pedagogia, a terapia alternativa vai expandir a sua visão do que pode ser melhorado em um sistema. Os seus futuros constelados agradecerão por essa iniciativa e seu trabalho pode se expandir para empresas ou ficar no nível pessoal.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    quatro × 4 =