Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

Terapia da Constelação Familiar: o que é?

Dada a vida que levamos, poucos param para averiguar quais as causas de determinados empecilhos que acontecem em suas vidas. Infelizmente, essa simples atitude acaba por degringolar todo o espectro de nossa vida, impedindo nosso crescimento. Assim sendo, entenda o que é a terapia da Constelação familiar e o que ela pode encontrar em sua vida.

O que é?

A terapia da Constelação familiar é um método de tratamento que visa trabalhar a dores do nosso sistema familiar. Bert Hellinger, criador do método, propõe que nossas atitudes, comportamentos e sentimentos são diretamente influenciados por nossos ancestrais. Assim, essa ligação se daria através do fluxo familiar, um campo invisível onde cada impressão fica guardada.

Bert afirma que o campo nos empurra a reprisar os papéis de nossos ancestrais.Assim, como consequência, esse movimento acaba por prejudicar nossas vidas, já que não pertencemos a essa posição. O maior “sintoma” a isso é a nossa incapacidade de lidar com alguns eventos. Dessa forma, sempre reagiremos de maneira negativa e até incompreensível diante de algumas situações.

A terapia da Constelação familiar consegue trazer consciência ao problema. De forma segura, os pacientes terão seus campos familiares ativados por meio de representações. Contudo, nada é combinado e os visitantes serão guiados pelo campo familiar do próprio cliente. A partir daí, vendo as interações que ele carrega, será possível traçar um plano para mudar suas atitudes e sentimentos.

Quando devo procurá-la?

A partir do momento que sentir que sua vida não alcança nenhum progresso. O campo familiar não é uma maldição, nada disso. Se bem trabalhado, consegue nos trazer movimentos que são fundamentais para nossa formação e sucesso.

Assim, graças a esse lado bom, somos capazes de enfrentar a complexidade do mundo, superá-la e obtermos sucesso.

Contudo, nem tudo são flores, e o contrário sempre acontece. Muitas pessoas se consultam e afirmam que estão estagnadas em suas vidas. Assim, parece que algo está impedindo que elas cresçam, como se braços agarrassem seus pés. Sentem-se frustradas, incompreendidas e isoladas, sem saber para aonde ir.

Caso o seu trabalho não o agrade, seus relacionamentos não vão bem ou você sinta que há algo com você, procure um constelador.

O profissional é perfeitamente capacitado para lidar com esse aspecto de sua vida. Por meio dele, você consegue entender o que precisa fazer para ser melhor. Assim, sem receios ou dúvidas, a terapia da Constelação familiar pode ser a melhor saída.

O que vou encontrar na terapia da Constelação Familiar?

Tudo o que seus olhos não alcançam e que, por hora, seu campo familiar guarda. Estamos tão imersos no mundo material e visual que acabamos negligenciando uma busca interna. É lá que nossa essência reside e se manifesta, conduzindo nossas ações. Entretanto, e lá também que está a nossa herança familiar, nos empurrando a repetir os traumas que guarda.

Ao iniciar a terapia da Constelação familiar, tenha em mente que lidará com um aspecto emocional forte da sua vida. Ainda que não lembre por completo, a terapia mostrará como alguns traumas do passado continuam a reverberar agora. Desa forma, graças ao peso deles, ganhamos as rachaduras que hoje tornam alguns aspectos de nossas vidas incompletos.

A terapia te colocará em contato com as impressões que você não enxerga, mas que sempre estão te conduzindo. Assim, elas podem se resumir do resultado de uma briga, desacordos, abortos, separações… Tudo o que envolve essa natureza prejudicial que te afeta conseguirá ser visto e refletido por você. Assim, seja firme, já que o momento é bastante delicado.

Benefícios

Assim como qualquer terapia, a Constelação familiar também tem seus benefícios. Contudo, eles são trabalhados de forma enraizada, permitindo uma maior fixação no mundo interno e, posteriormente, externo. É uma grande reviravolta em nossa vida, onde nos tornamos mais dispostos a viver e prosperar. As mudanças mais visíveis são:

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Autoconhecimento

Você passa a se entender melhor e quase por completo. Consegue avaliar as causas de alguns movimentos em sua vida, bem como a natureza deles. Dessa forma, sente-se mais à vontade a tomar decisões, a lidar com as consequências e com você mesmo.

Leia também:  O que é Constelação Sistêmica? Conheça a teoria

Prioridades

Cegos pela vida que levamos, acabamos por negligenciar muitos aspectos de nossas vidas. Por conta disso, em determinado momento, nos encontraremos defasados física, mental e socialmente. Com esse retorno ao campo familiar, priorizamos o que de fato é importante para nós. Podemos ser alguém melhor quando sabemos o que é melhor para nós.

Consertamos ao invés de jogar fora

Muitas pessoas têm uma tendência natural a se desfazer de algo que não funciona mais. Esse hábito é extremamente nocivo, visto que carregaremos um legado de derrotas ainda na desistência. A terapia nos motiva a consertar algo ao invés de nos desfazermos dele. Em especial nas relações, trabalhamos para que deem certo ao invés de abandoná-las.

Onde aplicar os resultados

Ao iniciar a terapia da Constelação familiar, podemos observar o florescimento em algumas estruturas de nossas vidas. É como se o verde da natureza crescesse novamente entre as cinzas de um chão queimado e escuro. A terapia é o adubo que nos dá força e clareza para enfrentar desafios. Como boas aplicações, podemos observar:

A família

Fazemos as pazes com o nosso sistema familiar. Graças a isso, procuramos nos reconectar com a família e restaurar os laços que nos unem. Isso se aplica a quem está conosco e quem já partiu, como os pais e avós. Assim, nos livramos de qualquer peso existente e podemos construir um bom legado ao nosso grupo.

Relacionamentos

Seja com os amigos e cônjuges, também podemos alterar a maneira como lidamos com nossos relacionamentos graças a terapia sistêmica. Após a terapia, damos um novo valor a esses contatos. Assim, procuramos manter os amigos por perto, sendo solidários e participativos. Com os cônjuges, tendemos a ser mais companheiros e presentes na relação, trabalhando ativamente para que dê certo.

Carreira

Nosso sucesso profissional está ligado intimamente com a nossa relação em família. Graças a terapia, conseguimos estruturar as bases que precisamos para ser bem-sucedidos. Assim, ao nos conhecermos, podemos dar tudo que temos de melhor a um projeto. Isso possibilita um mar de escolhas e rumos a serem tomados.

A terapia da Constelação familiar é um divisor de águas na vida de qualquer paciente. Com exatidão, é possível determinar onde sua vida estava acabando e onde recomeçou. De forma infantil até, é como se uma nova fênix se erguesse das cinzas de sua própria vida. Assim, a partir daí,  poderá conduzir seu destino sozinho e nos próprios termos.

Não existe um limite para procurar a terapia da Constelação familiar. A regra informal é que o paciente entenda a linguagem apresentada e como reage a ela. Por conta disso, ele entenderá os mecanismos do processo, sabendo como lidar com isso de forma natural e segura. É um direito dele ter uma vida mais próspera.

E você? Já que chegou até aqui, talvez seja hora de ir a outro nível e começar sua formação em Constelação familiar. Graças ao nosso curso de Constelação Clínica EAD, você tem acesso as ferramentas que estão formando excelentes consteladores por todo o Brasil.

As aulas online apresentam a você a estrutura necessária para atuar de forma impecável na terapia da Constelação Familiar. Além de um excelente apoio, isso garante que você estude quando e onde puder. Não o bastante, as mensalidades são bastante convidativas e cabem em qualquer orçamento. Não se atrase mais e comece já a sua formação em Constelação familiar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − três =