Constelação FamiliarFormação em Constelação

Olhar sistêmico: 3 dicas para desenvolver

Olhar sistêmico

Você por acaso diria que, quando olha para algo ou alguém, tem a perspicácia de um olhar holístico e completo? Caso não consiga ainda, saiba que esse tipo de postura  ausente da perspectiva geral acaba por nos limitar, de modo a evitar uma compreensão completa sobre aquilo que nos dedicamos a observar. Portanto, entenda o significado de olhar sistêmico e três dicas simples para que possa desenvolver.

O que é olhar sistêmico?

A ideia de olhar sistêmico se trata de enxergar por completo determinado evento para fazer uma análise completa. Em outras palavras, você passa a compreender por completo um objeto ou situação em todas as partes.

Levando ao lado profissional, você se mostra capaz de olhar e entender uma empresa como um todo. Assim, pode identificar como os processos funcionam e cada colaborador e setor se integram. Dessa forma, conseguirá observar melhor os meios produtivos, resultados e reações tanto internas quanto externas.

Esse tipo de olhar consegue fazer a ponte entre o meio interno e externo, de maneira a estabelecer acordos. Quando exercitamos nossa visão sistêmica, permitimos a circulação mais fluida de informações. Trata-se de ser capaz de perceber o mundo em várias frentes e conectar tudo isso em um conhecimento bem elaborado.

Qualquer pessoa pode desenvolver

A vista sistêmica é democrática, permitindo que qualquer pessoa pode aprendê-la aos poucos se alavancar. Embora isso acabe indo para todos os lados da sua vida, seus relacionamentos e trabalho são os mais trabalhados. Compreendendo as peças envolvidas o seu poder de liderança e gestão existencial se aprimora por completo.

Sendo uma habilidade mais refinada, a dedicação faz toda a diferença quando surge o desejo de desenvolvê-la. Com o passar do tempo, poderá notar sua percepção se ampliado e se transformando quando necessário. Isso acaba por se refletir na sua própria postura, de modo que molde sua personalidade e capacidade de realização.

Esse recurso comportamental é facilmente adquirido no convívio laboral e cotidiano da empresa. Antes disso, logo no recrutamento, o treinador colabora com o surgimento dessa capacidade extremamente vantajosa.

Qual a importância da visão sistêmica?

O olhar sistêmico é um recurso muito útil para ser empregado nas atividades que demandam trabalho grupal. Tendo em vista que não é apenas você envolvido, compreender o movimento dos outros é peça fundamental. Assim, a importância se concentra, entre diversas possibilidades:

Encontrar pessoas capacitadas

Especificamente no trabalho, é preciso ter uma equipe que converse individualmente em uma sintonia parecida. Por meio da visão sistêmica, você saberá quem pode agregar mais ao ambiente naquele momento.

Ser responsável

Entendendo como os diversos setores de algo se constroem a tomada de responsabilidade fica mais efetiva. A partir daí, qualquer projeto ou relacionamento que se envolva contribuirá diretamente ao crescimento dos envolvidos.

Aprendizado

Quando se amplia a sua vista consegue enxergar padrões, peças e pessoas atuando em posicionamento específico. Dessa forma, instintivamente, saberá qual o melhor lugar e momento para movê-las ou interagir com elas. Você e os demais compreenderão o seu propósito e trabalharão em conjunto a um mesmo caminho.

Ganhos

Embora o olhar sistêmico se destaque ainda mais no trabalho, o mesmo é aplicado em toda a sua vida. Assim, é possível perceber um processo de refinamento perceptivo, de maneira a contribuir diretamente em suas ações. Sem contar nas escolhas e comportamentos nutridos, fazendo de você um gestor existencial fantástico.

Quanto aos ganhos adquiridos, recebe:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    • Organização;
    • Compreensão de uma organização por completo;
    • Pode atuar em diversas frentes;
    • Fazer avaliações precisas;
    • Indicar metas e estratégias a utilizar;
    • Saber como lidar com problemas e outras crises;
    • Entender e alinhar os seus pensamentos para definir como e quando agir.

    Como treinar o olhar sistêmico?

    A primeira dica para que desenvolva o olhar sistêmico se trata de conhecer a si e ao local onde está profundamente. É preciso ter em mente as suas responsabilidade, trabalhando em suas funções quando realizar tarefas. Assim, pode conhecer cada parte envolvida nesse processo, agregando novos elementos em sua postura.

    Em segundo lugar, participe, compreendendo na prática como é integrar assim um grupo. Através daqui saberá melhor como atingir as metas e objetivos em qualquer ambiente. Dessa forma, pode compreender o seu propósito e a vontade de cada pessoa envolvida.

    Busque meios para se guiar, como Constelação familiar, PNL ou coaching com profissionais. Através dessas indicações, você conseguirá desenvolver qualidades perceptivas e empregá-las a qualquer momento. Não apenas enxerga o lado de alguém, como também te faz caminhar em perguntas difíceis para achar respostas necessárias.

    Ganhos na empresa

    Colocar o olhar sistêmico no ambiente laboral tem garantido diversas conquistas a quem se propôs a aprender. É um meio de cuidar das falhas do seu trabalho enquanto contribui diretamente ao seu lado pessoal. Assim, nessa situação em específico:

    • Traz dinamismo ao ambiente laboral;
    • Reconhecimento e foco do trabalho em equipe, buscando sempre como podem ajudar;
    • Poder de análise, fazendo com que cada um possa decidir melhor e em conjunto sobre algo;
    • Instinto coletivo que contribui diretamente ao trabalho em grupo e aos relacionamentos.

    Olhar sistêmico na Constelação

    A Constelação familiar enxerga o olhar sistêmico de forma muito pessoal e única. No caso, se trata da habilidade em compreender o seu e os outros papéis em um sistema familiar. A forma como cada um contribui ou não para o sucesso desse círculo.

    Note que tal característica é muito importante ser aprendida quando se fala em reabilitação familiar. Quando a Constelação se inicia a sua mente se expande e você recebe clareza sobre alguns pilares e diretrizes. Isso inclui também o seu modo de pensar e agir e como isso afeta esse sistema particular.

    Ao fim, a sensibilidade a respeito do seu campo familiar toma forma junto com sua consciência. Mais do que nunca tem entendimento e razão a respeito do que descobriu sobre si e os demais. Isso é benéfico também para que você vire um modelo a ser seguido e possa inspirar outras pessoas à mudança.

    Considerações finais sobre olhar sistêmico

    O olhar sistêmico atua como um meio de análise e busca sobre determinada situação para entendermos seus componentes. Nisso, deixamos de enxergar uma figura de forma unilateral e nos atentamos as peças que o compõem. É saber sobre cada rosto e a contribuição que tem dado positivamente.

    Quando se trata da gestão de pessoas, esse recurso é valioso para somar aquelas com grande potencial. Graças a isso pode garantir resultados melhores, conhecendo os elementos envolvidos e sabendo de suas potencialidades.

    Se quer desenvolver esse tipo de habilidade, entre em contato conosco e se inscreva em nosso curso totalmente online de Constelação familiar. Além de aprimorar seu autoconhecimento, garante também acesso completo ao seu potencial e capacidade de realização. Quando vivenciar e aprender sobre olhar sistêmico na prática, sua vista sobre o mundo vai muidar completamente.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    3 × 2 =