Constelação FamiliarTerapias alternativas

Neurolinguística, PNL e Inteligência Emocional: definições (objetivas)

Grande parte do sucesso que obtemos na vida vem da força trabalhada internamente com nossas emoções, pensamentos e postura. Felizmente existem diversos meios para se trabalhar isso e ficar na melhor forma que puder alcançar. Entenda o que é neurolinguística, PNL e inteligência emocional e como trabalhá-las.

O que é neurolinguística?

Neurolinguística se trata de uma ciência para acompanhar os mecanismos cerebrais para melhorar as conexões internas. Desse modo, a compreensão, produção de ideias e conhecimento da linguagem ficam mais refinados e valorosos. Consequentemente, a pessoa se mostra mais assertiva e com clareza de si e do que faz.

Em suma, a neurolinguística acaba aprimorando os canais de comunicação verbais e não verbais. Por meio disso as ferramentas internas acabam ajudando no alcance mais fáceis das suas metas. No momento em que você muda sua maneira de agir, se adianta para alcançar os resultados que deseja.

Ao fim, temos uma mudança significativa e eficaz no nosso modo de agir. Quanto ao seu desempenho, ele se eleva, sendo mais preciso e eficaz, já que você retira aquilo de que você não precisa.

Benefícios da neurolinguística

A programação neurolinguística, ou PNL, contribui diretamente para que possamos alcançar a nossa independência. No momento em que visualizar aquilo que deseja, você trabalhará os caminhos necessários para alcançar isso. Com isso, adquire mais autonomia, entendendo a importância desse elemento cotidianamente.

Sem contar que também auxilia na diminuição de comportamentos nocivos e que em nada adicionam a você. Tenha em mente que algumas posturas podem te atrasar e prender você em um único ponto de sua vida. Assim que revitaliza o seu comportamento, todos os elementos que precisa passam a conversar e agir em conjunto no seu benefício.

Ademais, compreende o valor das metas, desde a criação, planejamento, execução e conquista. Trata-se de encontrar uma nova maneira de pensá-las para que assim possa fazê-las. Por exemplo, em vez desejar perder 10 quilos, você diminui para 2, alcançando essa meta e, quando feita, estipulando perder mais 2 quilos.

A essência da PNL

Falando sobre PNL e inteligência emocional, é preciso deixar claro que é mais do que falar ou pensar positivamente. Você aprende a usar melhor o seu próprio cérebro e as funções executadas por ele. É educar-se, aprender e se fazer melhor do que foi ontem.

O significado de PNL se faz entender quando pensamos no que realmente queremos em nossas vidas. Tenha em mente que desviamos de nosso caminho por distrações que inibem o nosso foco de vida. Com isso, conduzindo saudavelmente suas funções cerebrais, mira nos resultados que precisa ter, sendo excelente em qualquer área.

Assim, a programação neurolinguística vem da vontade de entender, ensinar modelos comportamentais e descrever o caminho do sucesso. Sendo a arte da excelência humana, você se torna referência a quem busca por propósitos parecidos.

Técnicas de PNL

Fazendo a ponte entre PNL e inteligência emocional, as abordagens que utiliza contam bastante ao seu sucesso. Claro, cada um de nós caminhará pelas estradas que mais condizem com os nossos desejos. Por isso que dentre as variadas técnicas podemos indicar:

Perspectivas diferentes

Em suma, ela nos ensina a observar a vida por variados ângulos, pois isso ajuda a aprimorar o entendimento. Sem contar que acaba estimulando a sua criatividade já que contatamos algo novo dos que nos é de costume. Consequente, e felizmente, isso também ajuda quanto a:

  • Ser imparcial;
  • Ter foco;
  • Empatia.

Rapport

Rapport é a sintonização e convergência de várias pessoas ao mesmo caminho e tempo. Ela acaba reforçando o modo de interagir em um grupo para que se alcance motivação e alinhamento dos objetivos.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Ressignificação

Muitas pessoas acabam se fazendo de vítimas quando algo não sai como esperado. Todavia, essa técnica trabalha a ressignificação para que o momento seja entendido e a direção contrária seja tomada. O indivíduo acaba coma sensação de fracasso e encontra as lições aprendidas com essas falhas.

Leia também:  O que é uma Constelação Familiar na prática?

O que é inteligência emocional?

Inteligência emocional se trata da habilidade que uma pessoa tem de lidar com seus próprios sentimentos. A mesma possui a aptidão necessária para compreender os seus sentimentos e dos demais, cuidando dos impactos deles sobre si. Mesmo que não seja tão fácil, é uma postura necessária para ter qualidade de vida.

A PNL e inteligência emocional não são objetos aprendidos nos livros ou em qualquer outra matéria. Entendemos e aprendemos elas no cotidiano, quando exercitamos nossas experiências no meio externo e assimilamos internamente. Quanto mais aprendemos a lidar com essas ferramentas, mais aptos estamos para viver bem e fazer o melhor.

Pessoas com pouca inteligência emotiva acabam se tornando reféns das reações emotivas provocadas pela percepção de mundo. Resumindo, sem ela, é não se conhecer e caminhar no escuro da própria alma.

Dicas para alimentar a sua inteligência emocional

Claro, sabemos que trabalhar a PNL e inteligência emocional não são exercícios fáceis, mas são perfeitamente possíveis. Ainda que faça isso sozinho, as dicas abaixo ajudarão em larga escala a construir uma nova forma de você. Comece por:

Observe as suas reações

Passe a observar mais as suas reações, como elas se manifestam e para qual lugar costumam te levar. Mesmo que seja simples, o autoconhecimento te ajuda a lidar melhor com sua carga emocional.

Seja mais otimista

Evite se deixar levar por pensamentos negativos que acabam surgindo em seu caminho quando deseja mudanças. Mesmo que chegue a pensar no seu insucesso, jamais acredite que isso acontecerá.

Não se culpe

Seja paciente com as etapas do processo, não desistindo e se culpando pelo momento difícil que vive. Pense que pode tentar sempre que necessário quando busca por melhora. Nisso, perdoe a si mesmo e os outros quando for preciso.

Saiba comemorar suas conquistas.

Pare de pensar nas suas falhas e dê mais atenção aos momentos de glória, mesmo que pequeno, que possui. Claro, você vai errar, mas isso não deve ser motivo de desistência. Assim, aprecie a si mesmo nos momentos de vitória, já que se sentirá mais motivado a continuar a sua jornada.

A quebra de controle

Apesar de parecer fatalista, a PNL e inteligência emocional visam a quebra de padrões para aflorar o desenvolvimento. O indivíduo pode construir um novo padrão comportamental, diluindo os nossos próprios limites. Caso isso não seja feito, o pior inimigo que encontraremos pelo caminho será nós mesmos em processo de autossabotagem contínuo.

Procure entender e abraçar a proposta de cada uma em prol do seu crescimento pessoal. Com isso terá estruturá suficiente para te ajudar na expansão interna do seu conhecimento e sua própria vida. Dos muros que cercam o seu interior, aprenda a criar espaços para portas e janelas.

Considerações finais sobre PNL e inteligência emocional

A PNL e inteligência emocional se tratam de respostas para elucidar questões internas envolvendo nosso lugar no mundo. Por meio disso conseguimos fazer elaborações ricas para compreender o real lugar e momento onde estamos. Se for necessário, se torna um convite ao crescimento e à mudança interior.

Ademais, um profissional qualificado pode te ajudar na melhor condução desses hábitos. Contudo, você mesmo consegue determinar aquilo que possui e o que te falta com a clareza alcançada com essa proposta. De um modo ou de outro, passe a apostar mais em si e nos sonhos que almeja

Para te ajudar nessa trajetória, se inscreva em nosso curso 100% EAD de Constelação. A Constelação ajuda a trabalhar e refinar as conquistas desejadas com a PNL e inteligência emocional, livrando os bloqueios inerentes. Dessa forma, além de alcançar o seu potencial, tem mais liberdade para gerenciar sua postura e atitude com um autoconhecimento bem estruturado.

Leia também:  Zona de conforto: 10 incríveis dicas para sair dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − seis =