Constelação FamiliarFormação em Constelação

Qual a formação de Bert Hellinger? Conheça!

Caso você acompanhe os artigos do Constelação Clínica, provavelmente já sabe que Bert Hellinger é conhecido como o pai ou fundador dessa terapia. No entanto, algo que não é tanto conhecimento público assim é a formação de Bert Hellinger. Por isso, no post de hoje vamos te informar mais sobre o assunto. Você vai ver que a formação do pai da Constelação é muito interessante e inspiradora. Confira!

A formação de Bert Hellinger em sua infância

Bom, é muito importante começar esse assunto bem do comecinho mesmo! Assim, vamos abordar a formação de Bert Hellinger desde a fase da infância.

Os estudos de Bert Hellinger no seminário

Talvez você não saiba, mas a relação de Bert Hellinger com a Igreja Católica começou muitíssimo cedo. Algumas pessoas sabem que ele se formou padre, mas desconhecem o fato de que ele entrou no seminário pela primeira vez com apenas 10 anos de idade. 

Essa é uma história impressionante, tendo em vista o quanto uma criança tão nova já estava envolvida com a vida religiosa profissional.

A trajetória de Bert Hellinger em sua juventude

Após estudar como seminarista em uma ordem católica alemã, Hellinger foi recrutado para lutar com o exército alemão. Caso você desconheça a época em que ele viveu, tenha em mente que o então seminarista entrou na juventude em plena Segunda Guerra Mundial!

Ou seja, isso significa que se ele é alemão e lutou com o exército alemão, ele estava lutando ao lado de nazistas. Algumas pessoas podem usar este fato para se voltar contra o pai da Constelação Familiar, o que advertimos ser uma decisão um pouco ingênua.

Afinal, Você verá que isso é verdade ao considerar sua trajetória de vida, em que não havia espaço para nacionalismos, preconceitos e ideologias radicais vãs. 

A luta com os nazistas no exército alemão

De todo modo, não há como negar que a luta com o exército alemão fez parte da formação de Bert Hellinger. Ele lutou como soldado por aproximadamente 3 anos. Há inclusive relatos de que, nesse período, ele foi capturado pelos norte-americanos e foi mantido em cativeiro por cerca de 1 ano.

A mudança para a África do Sul

Findados os anos de luta na guerra, Bert Hellinger foi enviado à África do Sul como missionário. Antes disso, ele já tinha finalmente se formado padre. Ele concluiu seus estudos teológicos no curso de Teologia e Filosofia da Universidade de Würzburgo.

Afinal, Bert Hellinger é formado em quê?

Tendo em vista que a formação de Bert Hellinger é super ampla e variada, vamos abordar nesta sessão todos os títulos acadêmicos que ele conquistou ao longo da vida. Eles serão dispostos em ordem cronológica. Nessa conjuntura, tenha em mente que estamos falando de graus acadêmicos que o pai da Constelação foi acumulando em sua trajetória pós-guerra. Assim, isso envolve tanto o período que viveu na Alemanha quanto na África do Sul.

Teologia e Filosofia

Como dissemos mais acima, para se formar padre Hellinger precisou concluir os seus estudos em Teologia que começaram bem cedo, quando ele tinha apenas 10 anos! É interessante observar que ele praticamente levou uma década para chegar nesse objetivo de vida, pois sua graduação ocorreu quando ele tinha por volta dos 20 anos de idade.

Artes

Após começar o seu trabalho missionário, Hhellinger nunca parou de estudar. Assim, mesmo com a ocupação de diretor de algumas escolas, ele investiu na carreira acadêmica e se graduou em Artes. Essa conquista foi feita na Universidade da África do Sul.

Educação Universitária

Além desses dois títulos, Bert Hellinger ainda é formado em Educação Universitária. Com esses títulos todos, percebe-se o quanto ele ama aprender. Na seção a seguir, você verá que esse amor pelo aprendizado se converteu em um interesse cada vez mais genuíno pelo comportamento humano!

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    E quanto ao estudo do comportamento humano? Qual a formação de Bert Hellinger?

    Bom, como dissemos mais acima, a formação de Hhellinger é super variada. Além disso, não parou nos estudos universitários. Quando foi para a África do Sul, Hellinger passou a se interessar pelo ser humano e terapias que os ajudassem a viver bem. Tendo isso em vista, ele estudou e se especializou em algumas práticas terapêuticas. Discutimos algumas delas brevemente a seguir.

    Psicanálise

    A primeira das terapias que Bbert Hellinger etudou mais a fundo foi a Psicanálise. Obviamente, nada tinha a ver com seu passado de guerra. Lembre-se que o pai da Psicanálise, Sigmund Freud, era judeu e era alvo do nazismo. Assim sendo, ao estudá-lo e enaltecer o produto de seus estudos, Hellinger se mostrou avesso ao que pregava a ideologia nazista.

    Gestalt-Terapia

    Além de estudar a psicanálise, Bert Hellinger também se especializou em Gestalt-Terapia. Em linhas gerais, trata-se de uma prática que dá ênfase à responsabilidade de si mesmo. Ademais, também se preocupa com a experiência individual.

    Terapia Primal

    Bert Hellinger continuu estudando modelos terapêuticos e se interessou pela terapia primal. Trata-se de uma prática que foca nos traumas vividos pelas pessoas quando elas ainda são crianças. Nesse contexto, é possível considerá-la uma terapia de choque. Isso porque exige muito dos pacientes.

    Análise Transicional

    Por fim, Bert Hellinger também estudou muito um modelo chamado de análise transicional. Trata-de se uma prática terapêutica um tanto parecida com o que se estudava no behaviorismo. Dizemos isso porque em sua base está a ideia de que há trocas de estímulos e respostas no comportamento humano.

    Comentários finais sobre a formação de Bert Hellinger

    Bom, daqui para frente o resto é história. Imagine que com tanta informação sobre o ser humano, Hhellinger não se satisfez com tudo o que aprendeu e resolveu formular o seu próprio modelo terapêutico. Assim, surgiu a Constelação Familiar. No entanto, ela não surgiu apenas como uma forma de se opor a tudo o que Bert Hellinger aprendeu ao longo de sua formação.

    Na verdade, podemos considerá-la um compilado de tudo que há de melhor em tudo que foi aprendido por Hellinger. Assim, ele estudou o máximo que conseguiu e compilou tudo o que fez sentido de acordo com suas experiências tão amplas. Você pode aprender tudo o que ele deixou como legado em nosso curso de Constelação 100% online. Esperamos que a história sobre a formação de Bert Hellinger tenha te inspirado bastante!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    dois × 2 =