Constelação FamiliarFormação em Constelação

O que é uma Constelação Familiar (na prática)?

Muitos ainda desconhecessem o real propósito da Constelação, bem como em que contexto ela se aplica. Entretanto, a psicoterapia trabalha diretamente com as necessidades apontadas de um indivíduo, levantando as causas de seu problema. Vamos entender o que é uma Constelação familiar e como ela é desenvolvida.

O que é uma Constelação familiar?

A Constelação familiar é um método terapêutico que visa o trabalho nos problemas de um indivíduo. Funcionando de forma mais completa, consegue entender as razões pelas quais uma pessoa se encontra no estado que está. Dessa forma, tudo é visto, elucidado e trabalhado, de modo a propor novas reflexões sobre o assunto.

Desenvolvida por Bert Hellinger, a Constelação tem a premissa de que a nossa família alimenta um campo energético. Por meio dele, sentimentos e impressões são registrados, de modo a registrar cada ação que afeta esse círculo. Ademais, inclui também que tudo é repassado para frente, de modo a perpetuar uma cadeia.

Assim, uma geração pode reviver os problemas dos antepassados sem saber disso conscientemente. Quando vemos o que é uma Constelação, precisamos olhar diretamente à função dela. Isso porque ela se encarrega de iluminar esses movimentos que permaneciam escondidos, fazendo com que tudo fique em evidência.

O que é a Constelação na prática?

Quando pensamos o que é uma Constelação, temos de assisti-la para compreender de verdade. O cliente indicará um tema que quer trabalhar junto ao constelador. Este colherá informações a respeito, de modo a identificar graves experiências no passado. A partir daí, passará a explorar como toda essa dinâmica afeta a vida desse ente.

Durante a sessão, o constelador pedirá que o cliente escolha alguns objetos para representar membros de sua família. Com isso, pode fazer relações entre as vivências deles em direção ao constelado e com as conexões familiares. Observando o que afeta a todos, pode fazer realocações, deixando esses representados num local onde fiquem bem.

Navegar por essas impressões pode trazer certo desconforto inicialmente. Isso porque muitos pacientes encontram seus campos familiares de forma consciente e reproduzem as emoções ali guardadas. Dessa forma, podem reagir com raiva, choro, tristeza, ou, melhor dos casos, alegria. É comum se emocionar durante as sessões, embora não seja regra.

O que pode ser encontrado nela?

Durante a descoberta do que é uma Constelação na prática, o constelado pode se deparar com infinitas impressões. A nebulosidade envolvendo sua vida impedia que olhasse com mais clareza para si mesmo, a fim de que conseguisse plenitude. De início, poderá encontrar as causas diretas do que afeta ele atualmente e já trabalhar nelas.

Entretanto, cabe ressaltar que ao pensar o que é uma Constelação, tenha em mente a ideia de um mergulho. Bem além do que procurava, você vai encontrar tudo o que está escondido em si mesmo. Isso pode implicar na desproteção momentânea de sua essência, já que não estava habilitado para receber tantas informações.

Todavia, essa impressão é passageira e esperada, dada à cegueira inicial promovida pelo desconhecimento. Com o passar do tempo, se conhecer se mostrará um impulso natural e construtivo ao seu crescimento pessoal e profissional. Gradualmente, se sentirá mais à vontade a buscar respostas em si mesmo sempre que achar necessário.

Ordens do amor

Todo o problema se desenvolve porque, geralmente, alguma das leis do amor ficou comprometida em sua vida. Vendo o que é uma Constelação, você entende que o amor em uma família obedece a caminhos. Não se tratam de imposições, nada disso, mas são guias de como tudo pode funcionar para melhor. Vemos isso na:

Lei da ordem

Segundo a Constelação, toda a família deve ter uma hierarquia, de modo que o respeito flua entre elas. Assim, quem nasceu antes tem prioridade em relação a quem veio depois, devendo ser respeitado. Porém, quem nasceu primeiro tem o dever de proteger e educar a nova geração.

Lei do equilíbrio

A psicoterapia indica que as relações devem ser feitas em cima de uma balança. Ou seja, não se pode dar demais ou de menos em um relacionamento, de modo a causar desequilíbrio. Se assim acontecer, a ligação entre duas ou mais pessoas pode ficar estremecida e desestruturada.

Lei do pertencimento

Por mais que alguém tenha causado sofrimento, o mesmo não pode ser excluído da família. Isso porque ele tem o direito de nascença de pertencer aquele ciclo, sendo algo irrevogável. Caso os parentes o expulsem dessa estrutura, correm o risco de sofrerem com essa condenação em seu campo familiar.

Benefícios

Assim que descobrir o que é uma Constelação, pode usufruir de ferramentas essenciais à sua vida. Já que aprendeu a se conhecer, pode entender melhor do que é capaz de receber e entregar aos outros. Isso pode ser visto em:

Melhora nas relações familiares

A psicoterapia vai muito além da sessão em si direcionada a você. O emaranhado em questão trabalhado também abraça a todos os envolvidos e representados na sessão. Dessa forma, acaba por melhorar o relacionamento com a sua família, já que se mostra como o centro de suas influências.

Relações interpessoais

Além da família, amigos e colegas de trabalho também podem sentir os efeitos da mudança. A parte do fluxo energético que concerne a você está equilibrada e limpa, de modo a se desenvolver normalmente. Mas isso acaba atingindo quem está próximo como que em osmose. Isso faz com que suas relações interpessoais fluam melhor.

Desenvolvimento

Muitos empecilhos são visitados durante a sessão de Constelação. É justamente essas barreiras que o impedem de exercer o seu potencial pleno ao desenvolvimento. Assim que todas são vistas, assistidas e compreendidas, você pode fazer um replanejamento na sua vida. Com isso, pode retomar o seu desenvolvimento ao esperado.

Considerações finais sobre o que é uma constelação na prática

Cremos que agora saiba o que é uma Constelação familiar e como ela pode influenciar em sua vida. A ideia é que possa entender como cada movimento interno impactou em seu ciclo. Dessa forma, observa as consequências de determinadas escolhas e como cada uma incide nas suas ações atualmente.

Assim que possível, se habilite a participar de uma sessão de Constelação familiar. Os questionamentos que carrega encontrarão as respostas dentro dessa sessão. Sem contar que isso pode significar a reviravolta que espera dar há muito tempo. Você é o dono de suas decisões e precisa agir como tal.

Nesse caminho, fazemos uma proposta construtiva: faça nosso curso online de Constelação familiar. Como viu linhas acima, terá liberdade total para entender o que tem motivado as suas escolhas. Isso vem por meio de um autoconhecimento preciso e satisfatório, lidando com sua infinidade pessoal.

Como nosso curso é online, você pode estudar quando e onde achar mais adequado. A flexibilidade visa proporcionar o aprendizado em seu próprio ritmo, de modo que não atrapalhe sua rotina. Além disso, os professores trabalham nessa premissa, dando apoio sempre que necessitar. Explorarão seu potencial à medida em que cresce.

Isso vem por meio de um rico material didático, composto pelo melhor conteúdo na área. Quando finalizar suas aulas, terá em mãos um certificado impresso válido em todo o território. Assim, agarre a chance de conseguir respostas em sua vida sempre que precisar de esclarecimentos. Descubra o que é uma Constelação na prática!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 13 =