Constelação FamiliarTerapias alternativas

Técnicas de PNL: as 10 mais utilizadas

A Programação Neurolinguística busca compreender o comportamento humano, de forma a contribuir com seu crescimento. Nesse caminho, técnicas são utilizadas para erradicar qualquer tendência nociva ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Vamos conhecer as 10 técnicas de PNL mais utilizadas e aprender por meio delas.

Modalidades e submodalidades

Nas técnicas de PNL, as modalidades e submodalidades constituem os elementos mais básicos do ser humano. As modalidades se referem à audição, visão, tato, paladar e olfato. As submodalidades, por sua vez, se direcionam às características que estruturam tais sentidos, construindo a percepção humana.

Com isso, é indicado que as modalidades e submodalidades sejam lapidadas ao longo do tempo. Isso ajudará cada indivíduo em sua percepção pessoal a entender seu próprio pensamento e emoções. Dessa forma, podem traçar objetivos mais claros.

Perspectivas diferentes

Uma das técnicas de PNL nos ensina a ver a vida por diversos ângulos, já que isso pode melhorar nossa compreensão. Ademais, isso pode estimular a criatividade, já que entramos em contato com algo novo e diferente do que nos é costume. Isso serve também para estudarmos o comportamento de alguém, fazendo com que apresente:

Foco

Basicamente, um indivíduo aprende a ver a situação de forma pessoal, sem interferências externas. Assim, pode examinar, pensar, interagir e sentir algo com base em suas necessidades. Nesse ponto, a visão do outro não incide tão fortemente.

Empatia

Esta técnica te ajuda a se colocar no lugar de outra pessoa, de modo a partilhar a perspectiva. Com isso, aprende a se imaginar e a se colocar na mesma situação que outro observador. Basicamente, aprender a analisar os atos e pensamentos do outro.

Imparcialidade

Ainda que você aprenda a se colocar no lugar do outro, você deve ser imparcial em algumas conclusões. A ideia é que não possa interferir na experiência, de modo a analisá-la por completo. Ao fim, poderá olhar nas etapas anteriores e originar insights e avaliações.

Mudança de atitude

A mudança de atitude é a proposta para encarar problemas com uma postura diferenciada. Dessa forma, um indivíduo deve descobrir quais mudanças precisa fazer para lidar com um empecilho. Agindo diferente do comum e de forma pensada, é possível colher benefícios ao invés de aumentar os problemas.

Contudo, cada um deve entender o valor de sua responsabilidade, de modo a ser autossuficiente. É necessário assumir participação em eventos negativos e trabalhar para mudar a situação.

Rapport nas técnicas de PNL

Rapport se refere a sintonização entre várias pessoas ao mesmo tempo. Dentre as técnicas de PNL é a que reforça ações e formas de interagir para serem congruentes. Com isso, pode resultar em mais empatia, motivação entre as pessoas, e alinhamento de objetivos numa mesma ação.

Ancoragem

A ancoragem serve para direcionar nosso comportamento de modo mais positivo a um estado almejado. Ou seja, ela nos permite entrar em um canal emotivo mais positivo e encorajador com base em algum momento anterior. Assim, recordamos de um momento agradável e reproduzimos tudo de bom que ele nos remete.

Por meio de uma palavra ou gesto podemos rememorar qualquer situação que evoque um estado emocional construtivo. Dessa forma, sempre que o desânimo ou medo abaterem, podemos acionar essa âncora. Com isso, criamos um atalho e mergulhamos num lugar favorável e que direcione nossas ações positivamente.

Gerador de novos comportamentos

Uma das técnicas de PNL visa a mudança e melhoramento de comportamentos que são necessários. Partindo de sua imaginação, é possível moldar como se quer agir em determinada situação e compararmos ao antigo comportamento. Assim, é possível achar soluções para lapidá-lo e aprimorá-lo conforme a necessidade.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Cura de fobias

O medo é uma reação natural do ser humano, o direcionando à sobrevivência. Entretanto, em excesso pode trazer consequências incapacitantes, impedindo com que se desenvolva. A cura de fobias intervém de modo a destrinchar a mente do indivíduo usando a linguagem e verificando a relação com o corpo. Com isso a PNL:

Leia também:  Quem sou eu e qual o meu lugar no mundo?

Cria um tratamento personalizado

Já que cada pessoa funciona de modo diferente, o tratamento deve corresponder à altura. Observando como e quais sinais mentais afetam o corpo, é possível fazer uma reabilitação.

Reprogramação mental

Basicamente, a cura de fobias reprograma o cérebro fazendo com que se livre de tudo o que é nocivo.

Ponte ao futuro com a PNL

Por meio da ponte ao futuro, conseguimos construir um objetivo específico e bastante claro. É feito com que o indivíduo se conduza mentalmente na direção daquilo que se deseja. Em suma, se trata de um recondicionamento a fim de ocasionar mudanças positivas na vida.

A ponte ao futuro interliga o estado presente a um estado almejado. Assim, o indivíduo se visualiza crescendo progressivamente até que atinja sua meta.

Ressignificação e a PNL

Ao invés de se fazer vítima do que não sai como esperado, a ressignificação o move na direção contrária. Uma das técnicas de PNL faz com que enxerguemos o lado positivo de cada situação. Dessa forma, eliminamos a sensação de fracasso e descobrimos os benefícios, por maiores ou menores que sejam.

Metáfora

Finalizando as técnicas de PNL, a metáfora induz naturalmente o indivíduo a mergulhar em novas alternativas aos mesmos problemas. Isso porque é bastante comum que nos amarremos as mesmas soluções, fazendo com que deixemos alternativas melhores passarem.

Por meio dela, encontramos novas respostas e derrubamos bloqueios racionais que impediam uma visão completa de tudo.

Importância das técnicas de PNL

As técnicas de PNL visam a reprogramação de nossas mentes a fim de provocarem nosso desenvolvimento. Construindo um novo padrão de comportamento, permite com que possamos ir além de qualquer muralha autoimposta. Caso deixemos, nos tornaremos nossos piores inimigos, nos permitindo ficar estagnados.

A fim de garantir seu crescimento, tente aprender com o máximo da proposta delas. Cada uma pode estruturar partes significantes de sua vida que concernem diretamente ao seu crescimento. Seja persistente, focado e acredite em seu próprio potencial. Você é do tamanho daquilo que consegue imaginar.

Considerações finais sobre as técnicas de PNL

Para te ajudar nessa escalada, inscreva-se em nosso curso online de Constelação familiar. Através dele você consegue identificar os mecanismos que influenciam diretamente no comportamento humano. Sem mencionar a construção do seu próprio autoconhecimento, permitindo que compreenda a si mesmo por completo.

Como o curso é online, você pode estudar quando e onde achar mais conveniente. Sua rotina permanece inalterada, já que pode aprender em seu próprio ritmo. Da mesma forma se dá o trabalho dos professores, que se adequam em sua rotina. Eles se encarregam de explorar o máximo que puderem de seu potencial.

Isso se dá por meio das ricas apostilas e dos exercícios desenvolvidos durante o curso. Quando concluir, enviaremos um certificado impresso ao seu endereço, permitindo que possa atuar como constelador formado. Assim, tenha em mãos o objeto de mudança de postura e vida. Faça o nosso curso de Constelação familiar e aprenda mais sobre técnicas de PNL também!

2 thoughts on “Técnicas de PNL: as 10 mais utilizadas

  1. A programação neurolinguística é realmente um universo fantástico para um novo mindset. Gostaria de receber uma recomendação de Curso de PNL no Rio de Janeiro. Obrigado pelo excelente conteúdo compartilhado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × um =