Constelação e Relacionamentos

O que é ser Pai de verdade para a constelação familiar?

Uma vez que cada familiar tem um papel a cumprir, você sabe o que é ser pai para a constelação familiar? Então, confira agora o nosso artigo e saiba mais!

Uma vez que cada familiar tem um papel a cumprir, você sabe o que é ser pai para a constelação familiar? Isso porque a constelação familiar lida com nossos problemas ancestrais. Assim, ela nos ajuda a melhorar nossa qualidade de vida a partir da resolução desses problemas.

Nesse sentido, a figura paterna costuma estar envolta em controvérsias, porque muitos pais acabam se ausentando da educação e da vida de seus filhos. E por inúmeros motivos, pois alguns são propositais, mas outros não. Então, essa polêmica é natural, uma vez que o pai é uma peça-chave na família.

Isso porque, a ausência do pai desestrutura e desequilibra a família. Pois, o pai vai além de ser alguém que protege e cuida. Desse modo, ele é exemplo, inspiração e um modelo que os filhos deverão ter para a vida toda.

O que é ser pai na constelação familiar?

Uma vez que a constelação familiar lida com a hierarquia da família, ser pai, de acordo com a constelação familiar, é ser o símbolo que guiará os filhos pelos caminhos da vida. Sendo assim, ele é a referência que os filhos terão e o exemplo de como ser adulto.

Dessa forma, na constelação, o pai é aquele que nos ensina sobre a frieza da vida e a encarar os problemas com racionalidade. Logo, os pais são também, símbolos de autoridade, sendo a figura que representa disciplina e segurança.

Portanto, na visão da constelação familiar, os pais levam os filhos a crescer além do que as mães conseguem fazer. Pois, são os direcionadores de caminho que impulsionam os filhos a serem livres e perseguirem seus caminhos.

Significado de ser pai

Nesse sentido, para saber o que é ser pai, saiba que o significado de o que é ser pai vai além de algo biológico. Isso porque pai é aquele que nos cria, nos dá exemplo e nos enche de amor. É aquele que está presente em todos os momentos da nossa vida. Assim, ele nos ensina, nos repreende quando necessário e nos presenteia sem exageros.

Sendo assim, ser pai significa mudar a sua vida a partir do nascimento de uma criança. Isto é, significa abrir mão de muitas coisas. E, também, ter que reformular sonhos e refazer metas e objetivos. Não é à toa que para muitos ele  é o primeiro herói da criança. E é, também, o seu primeiro melhor amigo!

Portanto, tanto a palavra “pai” como o que é ser pai são coisas carregadas de significado e simbolismo. Então, ele deve buscar ter um significado poderoso na vida de seus filhos. Deve ser sempre lembrado como exemplo de pessoa e familiar.

Ser pai de verdade

O pai de verdade serve de exemplo e âncora não apenas para os filhos, mas para todo o núcleo familiar. Assim, ele é a figura que cuida da família, protege e provê. Por isso, existem várias repostas para o que é ser pai de verdade.

Mas é muito importante que o pai seja uma figura inspiradora, protetora e aconselhadora. Uma vez que o pai, segundo a constelação, é a figura que impulsiona os filhos para a vida, ele deve garantir o equilíbrio do núcleo familiar bem como o seu sustento.

Então, ser pai de verdade vai além dos filhos. Pois, ele zela pelo bom convívio familiar. Ou seja, estar sempre presente para a sua esposa, configurando um exemplo de conduta para os filhos. Por isso ele é o pilar central da família.

Então, como ser um bom pai?

Não existe uma receita para ser um bom pai. Mas o primeiro passo é: seja um presente. Pois, a distância não é mais desculpa com os avanços da internet. Então, se você mora longe de seus filhos, mande fotos, vídeos, telefone. Por isso, não perca as oportunidades de expressar seu amor!

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Pois, o bom pai é aquele que, também, está presente para a mãe. Sendo assim, ele é parceiro, respeita sua esposa e a ajuda em tudo, pois é compreensivo e dialoga. Isso reflete na maneira como os filhos enxergam a vida e os adultos.

Leia também:  Mensagem para mãe falecida: 15 frases sobre a falta

Dessa forma, ser um bom pai não se mede pela quantidade de presentes. Contudo, é expresso pelas atitudes e pelo exemplo. É quando as ações importam muito mais do que objetos materiais. Pois, presentes não significam amor e muitas vezes vão confundir os filhos. Por isso, crie laços e momentos com seus filhos!

A educação dos filhos

O pai deve estar atento à educação de seus filhos buscando o melhor para eles. Além de educar os filhos em casa, dando um bom exemplo e ensinando sobre as adversidades da vida, o pai deve estar atento à educação fora de casa.

E isso não aplica apenas ao que é ensinado na escola, mas também as amizades dos filhos. Isso porque elas e o que eles consomem na internet configuram diversos ensinamentos. Assim, ele é o protetor dos filhos e dos ensinamentos que eles recebem.

E quando há a ausência da figura paterna?

Para a constelação familiar, a ausência do pai (sendo ele biológico ou não) pode representar um desequilíbrio dentro do núcleo familiar. Assim, nem mesmo a mãe ou outro parente pode ou consegue assumir o lugar e o papel do pai na vida dos filhos.

Desse modo, o pai tem um papel muito mais profundo do que ser apenas um genitor. Logo, sua ausência pode trazer problemas à formação dos filhos. Tanto pela falta de exemplo e modelo a ser seguido, como pela falta da figura protetora e educadora.

Assim, ele é  o responsável em ensinar os filhos sobre a vida, a ausência dele será sentida no desenvolvimento e na formação dos filhos até a vida adulta. E esses adultos, podem precisar da orientação da terapia da constelação para compreender quaisquer problemas em suas vidas.

Conclusão

Ser pai é muito mais do que colocar um filho no mundo. Por isso, a constelação familiar mostra que ele é alicerce, autoridade, exemplo e o caminho para a liberdade. Ou seja, é a figura que inspira os filhos a serem adultos exemplares e corretos.

Ademais, a constelação familiar ensina além de o que é ser pai. Porque ela mostra como usar essa figura para cuidar da saúde familiar, curando problemas e resolvendo conflitos. Assim, pode se encontrar a melhora e evolução nos relacionamentos familiares.

Portanto, o pai não precisa ter o mesmo sangue que o filho. Basta estar presente em sua vida e mostrar todo o amor que sente. Isto é, ser um bom exemplo, incentivar a criança ou adolescente a ser sempre uma ótima pessoa e dar o melhor de si em tudo o que fizer na vida.

Saiba mais

Se você gostou de saber o que é ser pai, faça nosso curso online de constelação familiar. Desse modo, você encontrará ferramentas para auxiliar na construção de um ambiente familiar saudável! Por isso, não perca tempo e inscreva-se já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 2 =