Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

Mentes Brilhantes: o que são, quais seus 3 diferenciais?

Mentes Brilhantes

Algumas pessoas se destacam na multidão por causa das habilidades incríveis que possuem. São talentos que chamam a atenção porque são naturais e surpreendem com os resultados que alcançam em diversas áreas. Hoje nós entenderemos melhor o que são mentes brilhantes e três diferenciais que elas apresentam.

O que são mentes brilhantes?

As mentes brilhantes são pessoas que possuem talentos naturais em diversas áreas do conhecimento. Essas pessoas demonstram um talento muito grande para desenvolver soluções em uma área científica. Muitas delas já demonstram desde crianças que são capazes de façanhas extraordinárias com as suas habilidades.

A princípio, para encontrar as mentes mais brilhantes pesquisadores consideram o desempenho na escola e aspectos acadêmicos. Segundo os pesquisadores, é preciso considerar que a alta performance pode ser encontrada em diversas áreas do saber. Por exemplo, arte, música, esportes, ciências naturais e exatas e outras áreas.

Diferenciais

É importante deixar claro que as mentes brilhantes não são iguais por demonstrarem um alto desempenho intelectual. Por exemplo, quem tem alta capacidade com a linguagem pode não ter o mesmo resultado com as ciências exatas. Entretanto, as mentes mais brilhantes possuem alguns diferenciais em comum, sendo eles:

Criatividade

A princípio, essas as pessoas com mentes brilhantes se destacam em uma área específica de conhecimento por sua inteligência. Entretanto, elas também são capazes de usar as suas habilidades de forma criativa. Logo, se destacam das outras pessoas porque fazem um uso variado e preciso das suas habilidades naturais.

Curiosidade

Quem possui uma mente genial não se limita em relação aos limites que encontra. A curiosidade é uma ferramenta essencial para refinar as próprias capacidades e superar limites.

Facilidade de aprender

As pessoas que possuem altas habilidades conseguem aprender com bastante rapidez. Parte desse mérito se deve a comunicação rápida das conexões cerebrais dessa pessoa.

Como identificar as mentes brilhantes?

De acordo com cientistas, não existe um consenso definido para identificar as mentes brilhantes com precisão. Tudo porque nem todas as pessoas superdotadas apresentam todas as características que nós citamos acima. Além disso, descrever uma pessoa superdotada leva em conta também a cultura onde ela está inserida.

É possível que as mentes mais brilhantes manifestem os seus talentos ainda na fase escolar com notas acima da média. Ainda que muitas características possam desaparecer na fase adulta, é possível identificar um superdotado da seguinte forma:

Interesse em aprender. Livros em especial, já que são uma fonte óbvia de conhecimento

Autonomia,

Resolver problemas de um jeito próprio,

Concentração,

Capacidade de interação maior com outras pessoas,

Embora seja excepcional em uma área, possui interesse em muitas outras,

Facilidade para lidar com visões diferentes e encontrar falhas em ideias,

Expressão e vocabulário bem desenvolvidos.

Teste de QI

O teste de QI, ou Quociente de inteligência, é uma ferramenta bastante utilizada pelos psicólogos. Esse teste tem o intuito de mensurar o nível intelectual das pessoas avaliadas. Para tanto são aplicados testes onde a pessoa estudada usará as próprias habilidades para solucioná-los.

O número considerado comum e que define o grau das capacidades da pessoa estudada fica entre 90 e 1000. Assim que a pessoa estudada terminar de resolver os problemas da tarefa ela receberá pontos conforme o seu desempenho. Pessoas com mentes brilhantes possuem um QI acima de 120 pontos.

Os talentos que acabam se perdendo

Por causa do talento natural que possuem, muitas crianças acabam chamando atenção para essas habilidades logo cedo. Porém, algumas pessoas generalizam esses sinais e acreditam que as mentes brilhantes são capazes de fazer tudo. Além de ignorar pessoas com grande potencial, esses equívocos desconsideram as limitações que elas possuem.

Por isso que uma avaliação mais precisa deve considerar o que esses superdotados sabem e o que gostariam de aprender. Ademais, os pesquisadores devem considerar como essas pessoas gostam de aprender e de que maneira aprendem. Já que elas podem ser ótimas em um assunto, mas não gostarem de desenvolver essa área do conhecimento.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Uma consequência da generalização e desinformação são os talentos que se perdem logo na infância. Tudo porque alguns pais ignoram as capacidades dos filhos e inibem o grande potencial que as crianças possuem. Em muitos casos esses pais deixam de estimular os filhos apenas porque não querem que eles sejam diferentes dos outros.

    A rede neural

    As mentes brilhantes são pessoas com redes neurais muito ativas. Como resultado, o desenvolvimento do cérebro dessas pessoas permite que elas se destaquem em atividades específicas. Segundo Elisabete Castelon em seu livro “Altas habilidades, inteligência e criatividade: Uma visão multidisciplinar”, a rapidez do processamento da inteligência está ligada a eficiência das conexões neurais.

    Além disso, Elisabete afirma que mentes mais brilhantes possuem neurônios que se comunicam com rapidez. Dessa forma, as informações no cérebro dessas pessoas são transferidas com mais rapidez. Por fim, Elisabete indica que as experiências de vida e a genética de uma pessoa influenciam no desenvolvimento cerebral dela.

    Alguns genes específicos são capazes de melhorar o processo cognitivo na mente de algumas pessoas. Contudo, essa predisposição somente dará resultados com a influência da cultura onde a pessoa está inserida e as experiências pessoais. Sendo assim, o ambiente familiar, escolar, lazer, cuidados, descanso e alimentação influenciam a inteligência de uma pessoa.

    Mentes brilhantes que são famosas

    Todos nós admiramos uma pessoa famosa por causa da competência dela de fazer bem o seu trabalho. Todavia, muitos famosos demonstram uma inteligência acima da média em algumas áreas do conhecimento. Ainda que não saibam fazer tudo, esses famosos se destacam com facilidade em muitas áreas científicas.

    Por exemplo, a cantora colombiana Shakira, bastante conhecida pelo hino da copa do mundo de 2010 “Waka Waka”. Shakira sabe cantar, dançar com passos precisos e falar cinco idiomas, entre eles o português. A cantora soube desenvolver muito bem as próprias habilidades e aprender outras à medida que amadurecia.

    E não só a Shakira, mas o Jô Soares, Chico Buarque e o cantor Roger Moreira também são pessoais geniais. Os talentos desses artistas os destacaram nas suas respectivas áreas, os tornando referência para o público. Mozart, Madonna, Einstein e Arnold Schwarzenegger também são considerados pessoas superdotadas.

    Considerações finais sobre mentes brilhantes

    As mentes brilhantes possuem uma capacidade natural, mas que deve ser estimulada à medida que o tempo avança. Desse modo é possível pessoas inteligentes conseguem preservar essas características brilhantes por mais tempo. Por isso que é muito importante criar um ambiente enriquecedor que permita que essas pessoas consigam se desenvolver.

    É importante deixar claro que uma pessoa com grande capacidade mental não saberá de tudo. O mais correto a se pensar é que uma pessoa será muito bem-sucedida em uma área específica e mostrará afinidade com outros conhecimentos. De um modo ou de outro, sempre é importante construir um ambiente favorável para que essas habilidades sejam enriquecidas.

    Você pode seguir os passos das mentes brilhantes se inscrevendo em nosso curso online de Constelação familiar. Com a ajuda do curso os alunos têm a oportunidade de desenvolver autoconhecimento para desbloquear o potencial interno deles. Por um preço acessível você terá acesso a uma educação de qualidade para transformar a sua vida.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    seis + dois =