Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Como superar um término de relacionamento?

Como superar um término

Todo começo tem um final. Mas quando o assunto é relação amorosa a situação é um pouco mais complicada. Então, confira o nosso post sobre como superar um término.

Por que terminamos um relacionamento?

Quando estamos ao lado da pessoa que amamos, vemos um mundo cor de rosa. É tudo tão lindo e maravilhoso. Mas, quando um ou o casal resolve dar um fim nessa relação, os sentimentos de angústia, medo, insegurança, raiva e decepção são comuns.

Os motivos para finalizar um relacionamento são diferentes entre os casais. Pode ser traição, falta de compatibilidade, o amor acabou ou brigas constantes, por exemplo. Enfim, isso irá depender do contexto e da história de cada relação.

Quanto tempo para superar um término de relacionamento?

Da mesma forma que não podemos apressar o amor, não podemos abreviar o processo de superação de um término de relacionamento. Existe um estudo que aponta que pode levar mais ou menos 11 meses para que a pessoa tenha um sentimento positivo sobre a separação.

Vale ressaltar que vai depender do tipo de relacionamento e da personalidade da pessoa. Mas, o importante é não achar que deve ficar na cama e esperar os meses passar.

Na verdade, tem algumas ações que a pessoa que acabou de sair de um relacionamento pode tomar. Vamos conferir no próximo tópico as dicas que nós selecionamos para você.

Como superar um término: 10 dicas

1 – Fique com a sua família e seus amigos

Após passar por uma decepção amorosa, é muito comum não confiar nas outras pessoas. Por conta disso, é preciso ficar ao lado da família e dos amigos. A companhia dessas pessoas pode trazer sentimentos mais agradáveis.

Além disso, ter perto de você as pessoas que ama, pode te ajudar a se recuperar mais rápido. Também, te dará perspectiva diferente da situação que você está passando.

2 – Não fique com pena de si mesmo

Quando terminar um relacionamento, não fique com pena de você mesmo. Além disso, não trate essa situação como algo dramático. É super normal ficar triste nesses momentos, mas deve ser algo natural.

Aliás, quando mais cedo você aceitar o término do relacionamento, mais forte você vai se sentir e terá facilidade para superar essa situação. Por isso, tente voltar a sua rotina normal e evite qualquer tipo de contato com o seu ex.

3 – Dê atenção aos seus sentimentos

Todos nós sabemos quais são os nossos sentimentos. Quando acontece um fim de namoro ou de casamento também temos várias sensações vindo à tona. Talvez, nós nem conseguimos entendê-los.

Mas é preciso viver esses sentimentos, não pode escondê-los ou driblá-los. Então, não apresse ou minta sobre o que você está sentindo. Pois, isso não te ajudará ao longo prazo, ao contrário, será muito prejudicial para ter uma separação saudável.

4 – Foque no seu futuro

Depois que um relacionamento termina, é comum que nos sentimos perdidos ou achamos que a nossa vida tem um grande vazio. Já que, quando estamos junto com uma pessoa, fazemos planos futuros com ela.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Quando essa relação acaba, todos os objetivos e metas traçados perdem validade. Então, é importante começar a focar no seu futuro que agora só depende de você. Por isso, faça planos para você mesmo. Eles não precisam ser tão elaborados, podem ser simples.

5 – Cuide de você

Quando terminamos com alguém, temos a tendência de nos descuidar, pois parece que só temos vontade de ficar na cama, sem fazer nada. Por mais que seja muito importante refletir sobre o que aconteceu, é importante não esquecer de se cuidar.

Leia também:  Formação em Constelação Familiar e Sistêmica (qual fazer?)

Então, tire o pijama, tome um banho, volte a se alimentar de maneira saudável. Além disso, coloque um perfume, ponha a melhor roupa e saia com seus amigos.

6 – Redescubra-se

Após começar a se cuidar melhor, é importante ter um tempo para você se redescobrir. É incrível notar como estamos em constante mudança! Você já se tornou alguém diferente de quem era quando você iniciou essa relação.

Além disso, quando estamos vivendo com outra pessoa, podemos deixar de lado pequenas manias para satisfazer o outro. Por isso, pense o que te faz feliz, o que você não gosta, enfim redescubra a pessoa que está em você.

Aliás, corra atrás dos seus sonhos que você deixou para trás. Por exemplo, se você já estava querendo mudar o seu visual ou de fazer uma tatuagem, torne isso real.

7 – Faça aquilo que te faz feliz

Como já falamos neste post, é normal se sentir um pouco infeliz com um fim de relacionamento. Porém, é preciso encontrar coisas que trazem felicidade para aliviar essa sensação de tristeza e desesperança.

Então, procure fazer uma coisa divertida. Vá a um cinema com os amigos, coma aquele lanche que você gosta. Ou ainda, inicie uma nova jornada, como começar a fazer algum curso.

8 – Não inicie imediatamente uma nova relação

Como cada pessoa tem o seu próprio tempo, é preciso sofrer pelo término de uma relação e dar um tempo para superá-la. Por isso, é normal e saudável ficar sozinho quando um relacionamento acaba.

Então, não tente forçar um novo relacionamento. Mas, se você sair ou quiser ficar com outra pessoa não tem problema. É um desejo compreensível, mas que tem consequências para você e para os outros envolvidos. Por outro lado, se você desejar ficar sozinho, você tem o total direito. Basta escutar o que os seus sentimentos querem te dizer.

9. Dê tempo ao tempo

Pode parecer óbvio, mas é muito importante você dar tempo ao tempo. Os términos nunca são fáceis, mas se você der um tempo eles são superados. Aliás, é bastante normal você pensar no seu antigo cônjuge ou na relação que vocês tinham.

Por isso, durante esse momento, fale dos seus sentimentos e tenha apoio nos conselhos de seus amigos. Além disso, comece a pensar no seu futuro, faça atividades que você gosta. Ou, se precisar, tenha um momento catártico comendo um pote do seu sorvete favorito enquanto assiste a alguma comédia romântica.

10 – Não acredite no “felizes para sempre”

Para finalizar as nossas dicas de como superar um término, vamos falar do futuro. Claro que você irá encontrar uma nova pessoa que te faça feliz! Não tenha nenhuma dúvida sobre isso.

Mas, é importante que você não a compare com o seu antigo relacionamento. Além disso, deixe de lado aqueles “felizes para sempre” que vemos nos contos de fadas. Pois, na vida real sabemos que as relações amorosas são mais complexas do que essa ideia consegue resumir.

Considerações finais sobre como superar um término

Por fim, nós te convidamos a conhecer o nosso curso de Constelação Familiar. Com as aulas 100% online, você estará apto para resolver e prevenir conflitos e gerir equipes de trabalho, por exemplo. Além disso, você saberá mais sobre como superar um término e manter relacionamentos duradouros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 4 =