Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

Medite: 10 benefícios e 5 técnicas de meditação

medite

Desde a sua criação, a meditação foi o caminho encontrado no oriente para que alcancemos a centralização do espírito. Dessa forma, os praticantes conseguiam apaziguar as dores físicas e mentais, focando sua energia no próprio equilíbrio. Durante a leitura, descubra porque a prática é uma das mais transformadoras do mundo e medite para melhorar sua qualidade de vida!

Definição

Meditação é um conjunto de técnicas utilizadas por um indivíduo ou mais para projetar sua mente de forma linear num foco. Dessa forma, o praticante consegue obter um estado de clareza emocional e mental mais elevados. Para se chegar nesse caminho, uma pessoa pode centralizar sua energia em um pensamento, objeto ou atividade em particular.

Contudo, a meditação pode variar em seu significado, dependendo de onde é feita. Algumas vezes, a meditação se resume às práticas, em outras, a um estado de elevação da consciência. Independente de onde é praticada, todos os modos têm um mesmo aspecto em comum: um desenvolvimento da realidade interna de cada indivíduo.

Objetivo

A meditação é bastante ampla no seu objetivo, visto que cada meta é pessoal. Com a rotina corrida que levamos, muitas pessoas recorrem à prática simplesmente para desconectar seus pensamentos flamejantes. Assim, quando um indivíduo diz a si mesmo “medite”, ele buscará um refúgio de paz e tranquilidade na própria mente.

Há quem medite também para buscar o nirvana. Segundo o seguimento budista, nirvana é um campo onde a dor e sofrimento se tornam inexistentes. Dessa forma, quando o atingimos, superamos nosso apego a bens materiais, a ignorância vigente e até da própria existência. Por isso, alcançar a paz interior e se encontrar com a essência pura da vida se tornam sua rota de elevação.

Meditação é religião?

Muitos se perguntam se a meditação é considerada uma religião, porém, podemos afirmar que não. Ainda que várias religiões utilizem da prática, principalmente de origem oriental, meditar não pertence a uma escola, grupo ou pessoa em particular. Alguns aspectos de determinadas técnicas podem incluir alguns fundamentos religiosos. Contudo,  isso não prende a meditação em um círculo religioso.

Além disso, há muitas maneiras de meditar, e muitas pessoas consideram a oração em silêncio uma forma de meditação.

Benefícios

A partir do momento em que um indivíduo diz a si “medite”, ele se permite receber uma série de benefícios. Podemos afirmar que poucas coisas se comparam com meditar, bem como às positividades que a prática traz. Entre tantos benefícios, podemos citar:

Medite para reduzir o estresse

Um indivíduo com uma rotina turbulenta tende a descarregar o que acumula e sente de forma violenta. A meditação acalma o rio fervoroso que guardamos por dentro, amenizando os efeitos em nossas mentes e corpo. Além disso, o estresse adoece muito nosso corpo físico, e deve ser minimizado.

Medite para melhorar a insônia

No fim do dia, costumamos repassar tudo o que nos foi acometido, bem como relembrar do passado. Contudo, aos mais desavisados, esse costume acaba por inibir qualquer sinal de sonolência que venhamos a ter. Meditar limpa a mente, pondo as coisas em seu devido lugar. Assim sendo, isso possibilita uma noite de sono mais tranquila.

Metide para relaxar

Até que um indivíduo medite, ele não conhecerá o significado pleno de relaxamento. Assim, vibrar em uma frequência diferente ajuda a escapar que qualquer resquício de perturbação. Estar relaxado é sempre bom, pois nos ajuda a focar no que é necessário.

Medite para apaziguar a ansiedade

Infelizmente, costumamos antecipar conflitos inexistentes como forma de se preparar para lidar com eles. A meditação quebra essa lente distorcida da realidade e nos mostra como cada coisa é em sua natureza. Dessa forma, isso permite que paremos de ver problemas onde não existem. A ansiedade é um problema grave, que pode virar um transtorno, por isso, busque formas de diminuir essa sensação.

Medite para aumentar a atenção

Com o corpo e a mente alinhados, teremos mais consciência das atividades em que estamos inseridos. Assim, nas atividades onde há uma demanda maior por concentração, a meditação é algo bastante positivo.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Medite para aumentar seu autoconhecimento

    Com o avanço da meditação, você toma mais consciência de si mesmo. Isso provoca uma conexão com o limiar do corpo e da mente. Dessa forma, você descobre os próprios limites e encontra caminhos para superá-los.

    Medite para aumentar sua saúde

    Muitas pessoas meditam como forma de refinar sua saúde. Em sintonia com o corpo e a mente, suas funções imunológicas ficam mais resistentes. Dessa forma, isso as capacita a viver mais e bem melhor, tendo menos resfriados e menos quedas na imunidade.

    Medite para melhorar sua memória

    Meditar elimina a nossa atenção em pensamentos infrutíferos. Assim, ao eliminarmos as ideias vagas, podemos nos concentrar em atividades e outras tarefas com maior precisão. Nossa memória fica mais fortalecida, ajudando na execução de atividades no trabalho, em casa e nos estudos.

    Medite para ter clareza sobre as emoções

    Ao meditarmos, conseguimos amenizar qualquer aspecto negativo que carregamos em nossas emoções. Isso significa uma limpeza delas, preservando apenas as boas e inibindo a maximização das ruins. Assim sendo, nos sentimos mais leves e bem com nossa própria imagem.

    Medite para diminuir os sinais da depressão

    Um estudo feito na Universidade da Califórnia conseguiu diminuir os efeitos da depressão em 20 idosos usando a meditação. Com meia hora de prática diária, foi constatado uma elevação no humor deles, bem como uma disposição física e mental maior.

    Medite: cinco técnicas

    Ainda que você medite sem a interferência de religiões, muitos segmentos desenvolveram técnicas próprias de acordo com seus fundamentos. Isso resulta em uma visão pluralizada de onde a meditação pode chegar. Veja cinco técnicas para efetuar a meditação:

    Meditação transcendental

    O que mais chama a atenção aqui é o desligamento com qualquer doutrina. Ainda assim, a meditação transcendental precisa de muito controle mental para ser realizada.

    Meditação Zazen

    Oriunda da visão budista do japão, o que mais chama atenção aqui é o “não pensamento”. Um indivíduo procura equilibrar a mente quando não pensa em nada. Isso também é uma forma de apaziguar a própria dor.

    Meditação Indiana

    Aqui se encontra uma relação direta com a prática do Ioga. Ambas utilizam incenso como forma de purificar o ambiente e relaxar o corpo. Dessa forma, encontram um caminho mais livre à mente.

    Meditação Budista

    O silêncio é a maior ponte existente aqui, conduzindo o indivíduo ao seu estado elevado. A meditação Budista trabalha na respiração e no uso de mantras entoados durante o exercício. Assim, ela conduz o sujeito a se desvincular de suas vontades humanas, focando na vida do agora.

    Meditação cristã

    Aqui é ligada diretamente com o lado espiritual e a ideia de Deus. Comumente, é observada nas igrejas ou nas orações dos fiéis, sendo uma prática comum entre eles.

    A meditação é uma forma de cada um de nós nos encontrarmos com o nosso centro. Isso porque lá não há espaços para dúvidas ou desvios, cabendo apenas experimentar uma sensação de elevação. Ainda somos nós mesmos, mas entramos em uma jornada de autoconhecimento e purificação espiritual.

    Para alcançar esse estado, devemos nos desprender de qualquer coisa terrena. Dessa forma, sem sentir receios, medos ou qualquer emoção forte que nos afete, conseguiremos atingir a projeção almejada. Esse estado de libertação máxima garantirá uma evolução física, mental e espiritual, algo extremamente bem-vindo em qualquer ambiente.

    Assim sendo, eu faço um convite: medite. Encontre aquilo que te dá paz e harmonia e que te coloca em contato com as sementes do crescimento. As raízes dessa árvore se aprofundam cada vez mais em nossas vidas e os frutos colhidos podem ser ofertados a qualquer pessoa. Tão bom quanto a evolução individual, apenas a evolução do coletivo.

    Caso queira saber mais sobre práticas para praticar em conjunto e melhorar o bem-estar de sua equipe, conheça a Constelação Familiar. Em nosso curso de Constelação 100% online, falamos mais sobre esse tipo de assunto, além de muitos outros. Depois que conferir nossa programação, medite! 

     

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    cinco + 4 =