Uncategorized

Livros sobre criação dos filhos e educação dos filhos

Quando se pensa em maternidade e paternidade é importante sempre ter em mãos livros sobre criação dos filhos. Então, veja as melhores obras sobre o assunto.

Quando se pensa em maternidade e paternidade é importante sempre ter em mãos livros sobre criação dos filhos. Assim, você saberá lidar melhor com esse relacionamento. Por isso, selecionamos as melhores obras sobre o assunto para você consultar. Confira!

Criação dos filhos: todo mundo quer dar palpite

Se tem uma coisa que muitos pais não gostam, é a intromissão de outras pessoas na educação de seus filhos. Ainda mais porque, na maioria das vezes, os palpites não são solicitados. Nesse sentido, além das inseguranças, há também os conflitos geracionais com os avós e outros familiares das crianças.

Por isso, a criação dos filhos se torna cada vez mais estressante. Em especial, às críticas constantes que os pais sempre recebem. Sabemos que não é fácil, principalmente devido às diferentes bagagens e experiências que cada um carrega. Nesse sentido, é necessário que os pais estejam alinhados nos mesmos propósitos para a educação dos seus filhos.

Então, para ajudar nessa missão tão desafiadora, escolhemos obras dos autores mais renomados. E o melhor, de especialistas em formação de crianças e adolescentes. Desse modo, você pode buscar fontes com diferentes abordagens para refeltir e melhorar a sua relação com seu filho(a).

Livros sobre criação dos filhos de Daniel J. Siegel

Daniel J. Siegel é um neuropsiquiatrista e educador norte-americano. Formado em Harvard, sua abordagem leva em conta a neurobiologia. Assim, seus ensinamentos visam a compaixão, bondade, resiliência e bem-estar na relação entre pais e filhos. A seguir, destacamos as principais obras lançadas no Brasil.

1. O cérebro da criança: 12 estratégias revolucionárias para nutrir a mente em desenvolvimento do seu filho e ajudar sua família a prosperar (2015)

Livro em parceria com a psicoterapeuta Tina Payne Bryson. Ela é Ph.D. pela Universidade do Sul da Califórnia e suas pesquisas tratam da ciência do apego e a teoria da criação infantil.

2. Cérebro adolescente: o grande potencial, a coragem e a criatividade da mente dos 12 aos 24 anos (2016)

Além de trabalhar a educação infantil, o autor também aborda sobre o período da adolescência dos filhos e a vida adulta. Sendo assim, um livro para a maior fase da vida dos filhos.

3. Disciplina sem drama: guia prático para ajudar na educação, desenvolvimento e comportamento dos seus filhos (2016)

Mais uma obra em parceria com Tina Payne Bryson. Neste guia, os autores não visam somente a relação entre pais e filhos, mas também com educadores. Assim, profissionais da pedagogia e professores em geral podem usar esse livro para compreender melhor as crianças.

4. Parentalidade consciente: como o autoconhecimento nos ajuda a criar nossos filhos (2020)

Esse livro é em parceria com a especialista em educação infantil Mary Hartzell. Assim, os autores visam tratar dos traumas de infância dos pais e a influência desses acontecimentos na relação com seus filhos.

Gary Champman e seus livros sobre criação dos filhos

O renomado autor de As 5 linguagens do amor, também tem duas obras específicas para um melhor relacionamento entre pais e filhos. Nesse sentido, as seguintes obras visam o bem-estar em toda a família.

1. As 5 linguagens do amor das crianças: como expressar um compromisso de amor a seu filho (2017)

Para os pais que têm dificuldades de demonstrar seu amor para com os filhos, esse livro é ideal. Além disso, trabalha a percepção dos pais em relação aos sentimentos e atitudes.

2. As 5 linguagens do amor dos adolescentes: como expressar um compromisso de amor a seu filho adolescente (2018)

A adolescência é considerada a fase mais difícil dos filhos. Porém, ela não precisa ser dolorosa. Assim, manter uma comunicação com os filhos é essencial para uma relação de respeito mútuo.

Elisama Santos e a ideia da comunicação não violenta

A psicanalista brasileira Elisama Santos é uma educadora parental. Ainda, é consultora em educação não violenta, baseado-se nos princípios da comunicação não violenta de Marshall Rosenberg.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    1. Educação não violenta: como estimular a autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência entre você e as crianças (2019)

    Nessa obra, a autora visa estimular a relação entre pais e filhos por meio de uma comunicação consciente e crítica. Para isso, Elisama Santos prioriza o diálogo e o respeito mútuo.

    2. Por que gritamos: como fazer as pazes consigo e educar filhos emocionalmente saudáveis (2020)

    Quando se pensa em uma educação não violenta, muitos acreditam que os pais se tornam “bonzinhos” demais. Contudo, nessa obra a autora esclarece essa e outras inverdades sobre a criação dos filhos a partir dessa abordagem.

    Jane Nelsen e seus livros sobre criação dos filhos

    Jane Nelsen é uma renomada terapeuta de família. Assim, a escritora norte-americana criou o conceito de “disciplina positiva”. Desse modo, sua série de livros visa esmiuçar tal conceito.

    1. Disciplina positiva: o guia clássico para pais e professores que desejam ajudar as crianças a desenvolver autodisciplina, responsabilidade, cooperação e habilidades para resolver problemas (2015)

    Semelhante à ideia de comunicação não violenta, Nelsen condena a ideia de punição das crianças, de modo a valorizar o respeito mútuo entre pais e filhos.

    2. Disciplina positiva para crianças de 0 a 3 anos: como criar filhos confiantes e capazes (2018)

    Nessa obra, Jane Nelsen esclarece como desenvolver a não punição desde os primeiros anos de idade das crianças. Ademais, é possível encontrar livros também para as idades de 3 a 6 anos e para a fase da adolescência.

    3. Disciplina positiva para pais ocupados: como equilibrar vida profissional e criação de filhos (2020)

    O último lançamento da autora parece responder à pergunta de 1 bilhão de dólares – o equilíbrio entre carreira e filhos. Por isso, os ensinamentos da psicóloga são essenciais para os pais dessa geração cada vez mais atribulada de trabalho.

    Outros livros sobre educação dos filhos que você precisa conhecer

    1. Para educar crianças feministas: um manifesto, de Chimamanda N. Adichie (2017)

    Esse pequeno livro é um guia da escritora e pensadora Chimamanda Adichie. Nele, a nigeriana dá 15 sugestões práticas para uma educação que visa a igualdade de gêneros. Logo, a autora quebra diversos estereótipos sobre os deveres culturais impostos a mulheres e homens.

    2. Pequeno manual antirracista, de Djamila Ribeiro (2019)

    Levando em conta que a sociedade menospreza as diversidades raciais, esse livro da autora brasileira Djamila Ribeiro é fundamental. Assim, mais do que ensinar os filhos, essa obra deve ser lida também por educadores. Desse modo, é possível formar crianças mais críticas e conscientes.

    3. Quem ama, educa!: formando cidadãos éticos, de Içami Tiba (2015)

    Um dos grandes nomes da educação, o psiquiatra Içami Tiba aborda as diferenças do século 21 na criação dos filhos. Assim, o autor nacional defende a ideia de quebrar padrões antigos para a readequação dos novos tempos.

    Considerações finais sobre livros sobre criação dos filhos

    Nesse artigo, apresentamos os melhores livros sobre criação de filhos. Assim, esperamos que esse conteúdo possa ajudá-lo(a)! Por isso, se você quer compreender melhor a relação entre pais e filhos, faça nosso curso online de Constelação Familiar. Assim, você aprenderá estratégias para lidar com a educação dos filhos de maneira saudável.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    cinco + 20 =