Constelação e Relacionamentos

As 5 linguagens do amor: resumo do livro

resumo do livro as 5 linguagens do amor

Poucas são as obras que realmente conseguem ensinar algo sobre temas tão humanos em sua complexidade e urgência. Esse é o caso do livro As 5 linguagens do amor, escrito por Gary Chapman como guia à felicidade. Nas próximas linhas acompanhará um resumo da obra e como isso pode te beneficiar.

Após o casamento, onde está o amor?

As 5 linguagens do amor se inicia com a história de um homem afirmando que, depois de três casamentos, o amor era impossível. Lendo o exemplo da narrativa conseguimos entender que são problemas que todos compartilham, pois todos queremos o amor romântico. Ainda assim são poucos o que conseguem lidar com as questões do amor.

De acordo com Gary Chapman, os casais acabam dificultando a comunicação que tinham, negligenciando a si e ao outro. O escritor fala que precisamos aprender a nos comunicar com o cônjuge na “língua nativa do amor”. Sendo mais simplista, é se dedicar para manter um canal aberto com aquele que amamos para termos comunicação viável.

Isso contribui diretamente ao preenchimento do “tanque do amor” do relacionamento, que funciona como a reserva de um carro pronto para andar. Através daí é possível ter segurança e felicidade no tocante ao relacionamento que possuem.

Palavras de afirmação

A primeira das 5 linguagens do amor diz respeito a expressar o amor pelos outros de modo a fazer com que ele se sintam valorizados. Por meio daqui é possível fazer com que o outro saiba que é amado quando as palavras nascem. Pode vir através de elogios, mensagens encorajadoras e coisas do gênero.

Essa linguagem acontece de forma clara através da fala de palavras positivas ao outro. Por exemplo, “você é tão esperto” ou “você é tão lindo” são as mais comuns de serem usadas. Mais do que nunca, as palavras possuem poderes e precisa utilizar as certas para fazer mágicas acontecerem.

Sempre que puder entregue essas palavras de afirmação, de maneira a reafirmar as características positivas do cônjuge. Assim, o amor se refinará e trará um gosto cada vez melhor para ambos.

Qualidade de tempo

A outra linguagem do amor fala sobre reservar um tempo para o parceiro que seja suficiente para os dois terem uma boa conversa. Infelizmente tem sido cada vez mais comum um distanciamento da rotina, de modo que o outro sempre fica o segundo plano. Mesmo um tempo pequeno que seja apenas de vocês dois é um excelente começo para caminharem harmonizadamente.

Isso momento pode ser aproveitado com conversas bem elaboradas e construtivas, um passeio e atividades promissoras em conjunto. Cabe ressaltar que quando isso acontecer, os dois não devem se destrair com o celular ou com a televisão ligada. Quando se está com alguém, deve-se fazer isso de corpo e alma sem qualquer distração.

Nesse caso, é permitido ser egoísta para dedicar um momento a quem se ama. Quando nos envolvemos por completo com o outro permitimos que a felicidade seja parte de nossas vidas.

Presentes

A terceira das 5 linguagens do amor se trata de dizer “eu te amo” através de um presente. Esse não é um direcionamento para uma instância materialista ou cara, como você pode pensar… nada disso! Trata-se de fazer um simbolismo em relação ao amor que sente e conseguir traduzir isso por meio de ações trabalhadas.

Isso não vai fazer o outro focar em valor financeiro, mas sim em:

Tempo

Quando vamos escolher um presente bom não pegamos a primeira coisa que está na frente. Pesquisamos, procuramos e até negociamos quando estamos em busca de algo especial para o parceiro. Tanto você quanto o outro saberão que o tempo foi bem gasto ao ter essa dedicação pela felicidade alcançada.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Esforço

    Quando vamos presentear uma pessoa pensamos em tudo aquilo que sabemos sobre ela para encontrarmos algo que  ela possa gostar. Temos aqui uma prova de conhecimento a respeito do outro, do que ele deseja e e do aprecia em sua vida. Assim, quando essa pessoa recebe o presente, ela sente imediatamente a dedicação do amante ao realizar tal gesto.

    Consideração

    Um equívoco comum dos casais é esperar por dadas comemorativas para que possam presentear o parceiro. Porém quando você se mostra mais atencioso e eventualmente dá algo de coração à pessoa amada, isso mostrará que esteve pensando nela quando tomou essa decisão.

    Gestos de Serviço

    A quarta das 5 linguagens do amor diz respeito a ações que possuem um valor infinito e insubstituível no relacionamento. Em suma, essa linguagem consiste em fazer aquilo que o cônjuge adoraria que você fizesse. Essas são ações que contribuem ao crescimento conjunto do casal como forma de fazer avanços pelos dois.

    Nisso, quando o outro te ver realizando o que ele desejava que ele fizesse, ele se sente imediatamente amado por você. Além disso, ele sente que o esforço que tem feito é para o bem mútuo e fará o mesmo para equilibrar a balança. Isso porque ele vai desejar que você sinta o mesmo que ele sente e fazer com que possam dividir essas pequenas conquistas do cotidiano.

    Por exemplo, você pode se mostrar proativo e dizer que quer cuidar das crianças, consertar algo, lavar o banheiro ou qualquer outra coisa. Isso não vai passar batido e será até recompensado com alguma troca ou retribuição.

    Toque

    Por fim, a última fala da obra As 5 linguagens do amor é o contato físico entre os parceiros. Todo amante gosta de se sentir desejado, ser acariciado e tocado pelo outro porque isso dá segurança sobre a intimidade que eles têm. Pessoas que não se empenham para fazer isso naturalmente criam uma barreira dentro da relação.

    Através do toque se mostra possível sentir o amor de forma física, palpável, para dar a sensação que é real. Nisso, é comum que o carinho seja até pedido e aconteça com o uso do toque.

    Assim, sempre que for possível, entre em contato físico com o seu parceiro e mostre que o ama. Não precisa ser um sinal para sexo: um beijo, um cafuné, abraço, toque de mão e até uma massagem são o suficiente. Pequenas coisas do cotidiano contribuem para manter a relação firme e vigorosa.

    Para que o amor flua

    As 5 linguagens do amor são pilares fundamentais para que uma relação mais séria encontre seu campo de fertilidade. Entretanto, devem ser trabalhadas com postura e conhecimento adequados para a felicidade ser construída. Portanto, comece por:

    Conhecer a si e ao parceiro

    Autoconhecimento e conhecer o seu amor são peças importantes para se trabalhar numa relação bem-sucedida. Por meio desse esforço, você saberá o modo como o outro recebe e dá amor e também saberá mais sobre si mesmo. Assim vocês poderão transmitir de forma eficaz os seus pensamentos, sentimentos e desejos.

    Pratique

    Ainda que soe absurdo, a prática do amor acontece de forma natural, mesmo que você não perceba. Contudo, ela somente é eficaz quando nos permite aprender com as vivências do cotidiano e crescer com elas. Nunca deixe de lado uma oportunidade de ser melhor do que ontem para si mesmo e para o seu amante.

    Considerações finais sobre As 5 linguagens do amor

    O livro As 5 linguagens do amor revela ser um pequeno guia para observarmos o “status de saúde” da relação. Por meio dele entendemos as matrizes que compõem essa união e como juntos podemos alcançar a felicidade.

    Para isso se mostra necessário a boa vontade dos dois em fazer crescer esse laço e encontrar a melhor forma de se relacionar. Isso não será rápido ou fácil, mas é recompensador estar no caminho de elevação com o amor da sua vida.

    Para te ajudar com essa elevação, se inscreva ainda hoje em nosso curso online de Constelação familiar. Ele não apenas refina o seu autoconhecimento, mas ajuda a criar ferramentas necessárias para aumentar o seu potencial e transformar a sua vida. A ajuda da Constelação familiar com o livro As 5 linguagens do amor vai fazer seu relacionamento ser uma mina valiosíssima.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    3 + dezenove =