Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

Como lidar bem com as emoções?

Todos os dias nós somos bombardeados por informações. Quanto mais coisas precisamos enfrentar, mais emotivos ficamos. O problema é que essas emoções podem nos atrapalhar em várias questões. Por isso, é preciso aprender a lidar bem com as emoções. Nesse artigo vamos te dizer como fazer isso!

O que é emoção

Antes de falar como lidar com as emoções, precisamos falar com você sobre algumas coisas que compõem o conhecimento necessário para que você consiga mais inteligência emocional. A primeira delas é saber o que é emoção.

Emoção é uma sensação física e emocional que é provocada por algum estímulo, que pode ser um sentimento ou um acontecimento. A maneira como vivenciamos as emoções é algo muito pessoal, pois elas podem ser sentidas de formas diferentes por cada pessoa. É a emoção que leva uma pessoa a reagir diante de um acontecimento com reações físicas como alteração da respiração, choro, vermelhidão e tremores.

Origem

A etimologia da palavra emoção indica que ela tem origem no latim, na palavra ex movere, que significa “mover para fora” ou “afastar-se”. Esse significado demonstra a reação natural às emoções. Até hoje não existe uma definição exata do conceito de emoção ou de quantas emoções existem. O que se sabe é que o ser humano é capaz de vivenciar incontáveis emoções, principalmente porque os sentimentos que elas proporcionam são muito específicos.

O que é controle emocional

Quando aprendemos a lidar bem com as emoções, alcançamos o controle das emoções. Esse controle pode ser traduzido como uma competência. Quem tem, apresenta a habilidade de pôr o seu conhecimento em prática diante de uma determinada situação. Essa pessoa tem o potencial de aprender a lidar com diversas situações. Dessa forma, podemos dizer que o controle emocional provém da inteligência emocional.

Características de uma pessoa que consegue controlar suas emoções

Neste tópico, fizemos uma lista com algumas das características que uma pessoa que lidar bem com as emoções apresenta:

  • É um bom líder: Independentemente do modo de liderar, todos os líderes possuem inteligência emocional. Por isso, o controle emocional é essencial para os bons líderes. Afinal, eles devem saber lidar com situações delicadas, serem produtivos, darem feedbacks construtivos, terem foco e saberem lidar com pressão.
  • Conhecem e reconhecem suas fraquezas e forças: Ter autoconhecimento é fundamental para se desenvolver. Afinal, só assim um profissional saberá como conduzir sua vida pessoal. É preciso ser honesto consigo mesmo sobre quem se é. Reconhecer suas fraquezas e forças não de modo emocional, mas de forma a analisar criticamente. Só dessa forma será permitido um desenvolvimento constante.
  • Saber o motivo dos seus sentimentos negativos: É normal perguntarmos a uma pessoa o porquê de ela estar triste e ela responder que não sabe. Essa falta de conhecimento indica falta de autoconhecimento. Essa pessoa tem dificuldade de compreender a situação e se analisar. Quando você consegue saber exatamente o que motiva sua tristeza, você tem controle emocional.
  • Tem facilidade de ler as expressões das pessoas: Ter facilidade de perceber que as pessoas estão sentindo, analisar gestos é um atributo de quem consegue controlar suas emoções.
  • Confiança nos instintos: Se sentir confiante em seguir a própria intuição é a capacidade de confiar em suas emoções, em si mesmo. Quem lidar bem com as emoções sabe que não há motivos para não confiar na sua voz interior.

Benefícios de aprender a lidar bem com as emoções

Antes de falarmos como você pode lidar bem com as emoções, vamos te listar os benefícios disso.

Controle emocional te faz ser uma pessoa mais saudável

Pessoas que conseguem manter um bom nível de controle emocional tendem a ser menos explosivas. Além disso, elas são menos estressadas e conseguem atingir um nível maior de tranquilidade, organização e produtividade.

Leia também:  O que é família eudemonista? Conheça esse termo

Esses pontos melhoram sua saúde física e mental, além do desempenho diante de diferentes situações rotineiras.

Melhora a tomada de decisão

Tomar decisões de precipitadas a partir de impulsos causados por sentimentos negativos é algo muito ruim. Inclusive, na maioria das vezes, o resultado dessas decisões não é a escolha mais adequada. Consequentemente, isso acaba gerando frustração e vergonha.

Quando se consegue lidar bem com as emoções, você tomará decisões mais acertadas. Essas decisões serão baseadas na assertividade e na racionalidade.

Faz bem para seus relacionamentos

A falta de controle emocional pode refletir de maneira negativa nos relacionamentos. Lembre-se que quando falamos de relacionamentos não estamos dizendo apenas sobre relacionamentos amorosos. Dessa forma, uma amizade, a relação no trabalho, a relação entre amigos, todas essas são relações que podem ser atrapalhadas.

Saber lidar bem com as emoções te ajudará a ter relacionamentos mais longínquos e saudáveis. Ao compreender seus sentimentos e conseguir lidar com eles você evita reações negativas a certas situações. Você evitará conflitos, criará pontos de apoio e superará problemas.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Como lidar com as emoções

Nesse tópico, enfim, vamos dar dicas de como você pode lidar bem com as emoções. São tópicos simples e diretos:

  • Aprenda a determinar e entender a origem dos sentimentos. Terapias como a constelação familiar podem te ajudar com isso;
  • Fale de seus sentimentos para pessoas que você confia. Tenha em mente que negar e reprimir seus sentimentos só causará sofrimento;
  • Não culpe as pessoas pelos seus sentimentos. Entenda que você deve assumir as responsabilidades dos seus sentimentos. Além disso, saiba que se há algo ruim em você, é preciso lidar com isso;
  • Não reaja através de estouros emocionais, ou seja, como dissemos, ser reativo só causa problemas. Por isso, tente controlar seus sentimentos sempre;
  • Você deve escutar o que seus sentimentos querem te dizer. Compreenda também que seus sentimentos são válidos e dos outros também. Seja compreensivo com os outros e com você, isso evitará conflitos;
  • Tente manter a calma nas situações. Quando você sentir que o ambiente que você está te descontrola, saia do lugar, dê uma volta e volte. Dar esse tempo para si mesmo te ajudará a pensar, avaliar a situação e baixar a emoção;
  • Quando você estiver em conflitos altamente emocionais, escolha um mecanismo de resolução de conflitos. Aprenda a dialogar, ouvir o que o outro tem a falar e entenda que você não é dono da verdade. Isso te ajudará a controlar a sua emoção;
  • Busque o autoconhecimento. Só assim você saberá quem você é realmente e quais seus limites.

Considerações finais sobre lidar bem com as emoções

Aprender a lidar bem com as emoções é muito importante para evoluirmos. Como dissemos, a constelação familiar é uma forte aliada para isso. Assim, se você quer conhecer mais sobre emoções e constelação, conheça o nosso curso 100% online de Constelação Clínica, que vai te ensinar o que você precisa para ter suas emoções sobre controle. Não perca essa chance!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =