Uncategorized

O que é Contoterapia? Entenda esta técnica

Cada vez mais há técnicas sendo elaboradas e trabalhadas para nos ajudar nos nossos problemas. Considerando que somos pessoas diferentes e com necessidades diferentes, essas novas técnicas são ótimas. Uma dessas técnicas inclusive é a contoterapia. Vamos falar sobre ela nesse artigo!

O que é a Contoterapia?

A contoterapia é uma técnica de trabalho que se apoia nos contos e nos arquétipos de histórias. Essas histórias, dentro da terapia, ajudam o cliente em processo terapêutico ou de desenvolvimento pessoal. Isso acontece, pois os enredos trazem insights e movimentos para os clientes. Ou seja, através dos contos, se pode olhar suas próprias questões de um novo ângulo.

Consequentemente, essa terapia auxilia na cura de traumas e dificuldades na vida. Além disso, mostra novas posturas que incitam à mudança. É importante dizer que a Contoterapia é um trabalho inédito, criado e desenvolvido pela psicoterapeuta do Instituto Ipê Roxo: Sonia Farias.

Sonia Farias

Sonia aplicou a técnica de contar histórias para seus pacientes de terapia. Além deles, ela aplicou a técnica para os grupos terapêuticos de mulheres que conduz. Além disso, aplicou também os contos durante os módulos da formação em Constelação Familiar. Em todos os processos, ela sempre obteve resultados impressionantes.

Sonia aponta que através dos contos provoca:

  • Identificação dos clientes com os personagens;
  • Novos caminhos para mulheres e homens que querem se reencontrar com a sua própria força.

Qual a função do conto

Em relação a função do conto na terapia, Sonia percebeu a força e a capacidade de transformação histórias podem trazer. Ela viu muitas pessoas sem forças recuperarem a energia, viu pais retomando seu lugar. Além disso, viu amores sendo reconstruídos e filhos voltarem para casa.

Para a terapia, as histórias e contos são selecionados. Cada um deles aborda um viés de algo que deseja ser trabalhado pelo paciente. O terapeuta que trabalha com a contoterapia pode aplicar um determinado conto para fortalecer a busca por identidade, por exemplo. Em outros casos, pode aplicar um que traga o arquétipo maduro da personalidade.

Através do raciocínio e da elaboração as histórias geram movimentos. Esses movimentos fazem com que o paciente entre em contato com seu próprio processo de crescimento. Isso incentivará a busca por soluções que já constam no organismo, mas que estavam escondidas.

Como a contoterapia funciona

Como dissemos, através da contoterapia podemos abordar várias situações comportamentais. Entre elas: manifestações de tristeza, ansiedade, emoções positivas e negativas, entre outras.

O conto consegue fornecer ideias e arquétipos que são mais facilmente processados na nossa mente. Esses processos criam um ambiente de identificação seguro para olhar para determinadas situações de um lugar diferente. Além disso, podemos aprender com os contos. Podemos abrir nossas mentes para possibilidades que até então não eram deslumbradas.

Com isso, durante a sessão em que se usa a contoterapia, a pessoa deslumbrará algo a mais. Ela poderá se abrir com mais facilidade para a análise de seu problema. Dessa forma, o paciente pode enxergar uma nova perspectiva para sua questão. Com essa nova perspectiva, por sua vez, a pessoa poderá trabalhar realmente para conseguir evoluir.

Bert Hellinger sobre a importância dos contos

No livro “Ordens do Amor” Bert Hellinger escreve:

Quando não vou adiante com alguém e noto que existe um bloqueio, às vezes me ocorre uma história para essa pessoa. (…)[com contos] a outra pessoa não precisa defrontar diretamente comigo”.

Se, por exemplo, eu lhe digo diretamente o que ela poderia ou deveria fazer, ela se vê como um oponente e precisa colocar limites diante de mim, ainda que seja correto o que lhe digo. Ela precisa fazer isso para preservar sua dignidade.

Porém, quando lhe conto uma história, ela não se defronta mais comigo e sim com os personagens da história. E muitas vezes não conto a história a ela, mas a uma outra pessoa, e ela não sabe que a história está sendo dirigida a ela.”

Através dessa passagem, vemos que as histórias possibilitam que o paciente “baixar a guarda”. Com isso, a pessoa tem acesso a uma nova visão da sua questão que talvez não conseguissem por seus bloqueios. Dessa forma, junto com as Constelações Familiares de Bert Hellinger, a contoterapia amplia a possiblidade de ajuda.

Razões para conhecer a Contoterapia

  • A contoterapia promove em pouco tempo um crescimento interno autêntico e concreto;
  • Os Contos possuem nos ajudam a compreender as complexidades da vida. Bem como suas soluções, por vezes aguardadas há anos e que não conseguíamos acessar;
  • Um conto pode nos ajudar a descobrir nosso próprio caminho. Isso tem um efeito que marcante para toda a nossa vida;
  • O poder de um conto é surpreendente. Ele é capaz de nutrir a alma. Além disso, pacífica e acalenta as emoções, o corpo e espírito;
  • O conto nutre e instrui sobre como identificar e lidar com as adversidades. Ou seja, tudo aquilo que se opõe ao nosso crescimento interno;
  • As resoluções de casos terapêuticos difíceis são beneficiadas por essa ferramenta. Isso porque muitas vezes se consegue resultados com os contos que não haviam sido alcançados com outras técnicas. Afinal, a contoterapia consegue entrar por um canal de escuta do cliente diferente.

Considerações finais sobre a contoterapia

Diante da diversidade de pessoas e de seus problemas, a contoterapia surge como uma grande ajuda. Como dissemos, ela é uma ferramenta extremamente eficiente para casos mais difíceis. Ao ouvir uma história a pessoa se sentirá mais aberta a pensar no seu problema e nas soluções.

Um ponto importante a dizer é que a contoterapia deve ser ministrada por profissionais. Principalmente, como vimos, aliado à constelação familiar, o profissional vai poder entrar em lugares antes bloqueados. Consequentemente, o tratamento tende a ser mais curto e mais assertivo. Levando tudo isso em conta, conheça nosso curso 100% online de Constelação Clínica. Estude de onde quiser, quando quiser e por um bom preço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =