Constelação Familiar

Inteligência sistêmica: o que é?

visão sistêmica sobre a inteligência

O mundo de hoje é caracterizado por uma crescente variedade, interdependência e conectividade. Além disso, é marcado pela complexidade, mudança, ambiguidade, perfeição e sustentabilidade. Por isso, neste artigo te mostraremos um pouco sobre a inteligência sistêmica. Além disso, mostraremos como ela faz parte do nosso cotidiano.

O que é inteligência?

A palavra inteligência vem do latim. Ela significa “entender”, indicando a capacidade dos líderes de observar, pensar, julgar, agir, aprender e refletir com uma compreensão crescente à medida que se envolvem em seu trabalho e afins.

Um grande exemplo que podemos citar sobre inteligência sistêmica é a “web” criada por Larry Page, que a trouxe ao mundo por meio do Google.

Significado de inteligência sistêmica

Alta inteligência sistêmica implica que o líder é capaz de gerar novas verdades sobre o mundo a volta. Estas o capacitam a mudar os padrões que já existem ou até mesmo trazer novos padrões a esse mundo.

Assim, um bom exemplo é Jan Smuts, que desempenhou um papel fundador significativo na criação da Liga das Nações e das Nações Unidas após a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial, respectivamente.

Inteligência sistêmica

O que é inteligência sistêmica? A inteligência sistêmica envolve o domínio que o líder tem de sua liderança na criação de uma compreensão em tempo real, integrada e dinâmica.

A teoria operacional é usada pelo ele como um ‘mapa do Google’ para mapear e viajar em sua área operacional. Essa compreensão é expressa como um padrão dinâmico construído de como o mundo funciona.

Inteligência de ideação

O ponto crucial dessa inteligência de ideação é a imaginação. Isso porque a inteligência de ideação engloba a capacidade da liderança de ter sonhos ilimitados sobre o que o mundo pode e deve ser. É a atitude de idealizar um futuro melhor e de enriquecê-lo.

A inteligência de ideação envolve um líder que se torna mestre em sonhar com a transformação do mundo em um lugar melhor para as gerações atuais e futuras.

Essa inteligência pode adicionar algo novo no mundo. Além disso, ela pode transformar o que já existe em algo diferente e melhor. Assim, em última análise, trata-se de como fazer com que o novo comece a existir.

Inteligência de ação

O ponto crucial dessa inteligência é a navegação para o futuro para transformar os sonhos desejados em realidade. A inteligência de ação abrange o domínio da liderança para gerar mudanças significativas e duradouras.

Dessa forma, sonhos futuros e imaginários devem ser transformados em ação por meio de mudanças reais e genuínas. O gerenciamento de mudanças tradicionais tem como premissa a previsibilidade.

Inteligência contextual

A inteligência contextual diz respeito a assegurar de forma contínua uma correspondência dinâmica e ideal entre o líder e o contexto de vida em que ele está inserido, ou seja, o contexto de sua liderança.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Um líder com alta inteligência contextual entende que precisa do “conjunto certo de óculos” para olhar para o contexto composto de:

    • uma visão de mundo explicitamente adotada: a compreensão correta da natureza e da dinâmica do mundo com as quais está se engajando;
    • a estrutura de tomada de decisão utilizada: o reconhecimento das situações pelo que são para que se possa tomar as decisões certas;
    • a orientação de valor adotada: o entendimento do que é importante, correto e desejável.

    Constelações de Negócios

    Uma “constelação de negócios” é uma ferramenta de diagnóstico que identifica problemas e mapeia um caminho a seguir. Assim que você inicia uma constelação de negócios, os padrões e comportamentos que requerem atenção se revelam.

    É uma abordagem quântica que ignora as abordagens convencionais e lineares de compreensão e resolução de problemas. Uma “constelação de negócios” acessa o conhecimento e a sabedoria.

    Essas constelações de negócios oferecem espaço para reflexão e para explorar as diferentes dinâmicas, oferecendo também uma nova perspectiva e clareza a muitas coisas.

    Coaching Sistêmico e visão sistêmica sobre a inteligência

    O coaching sistêmico desenvolve um pensamento inovador poderoso para equipes e indivíduos. Assim, você aprenderá a compreender e acessar a inteligência sistêmica.

    De uma perspectiva sistêmica, ser capaz de ouvir e ler os sintomas do sistema permite que você forneça intervenções que atuam como impulsos para que o sistema se alinhe ou como motivadoras para seguir em frente.

    Coaching em equipe e individual

    Por meio de um coaching em equipe ou individual, com ênfase em diálogos coletivos, é possível ajudar as pessoas presentes a obter perspectivas profundas e diferentes. Esse encontro pode resolver questões como preconceito inconsciente ou culpa no local de trabalho.

    A mudança na ordem mundial emergente

    Na ordem mundial emergente, a mudança assume características radicais, fundamentais e caóticas para que possa ocorrer. Sob essas transformações, o líder inteligente de ação precisa adotar um processo de aprendizado de ação reflexivo e em tempo real. Isso porque só assim será possível criar mudanças significativas e duradouras. Este processo é composto de ciclos sucessivos de:

    • exploração;
    • descoberta;
    • aplicação;
    • aprendizagem/ reflexão.

    Inteligência total

    A ‘inteligência’ total de um excelente líder é composta de cinco modos de inteligência interdependentes. Esses são as inteligências:

    • intra e interpessoal: líderes com identidade autêntica;
    • sistêmica: líderes que têm uma visão geral de como o mundo funciona em termos de padrões dinâmicos em tempo real;
    • de ideação: líderes que podem visualizar sonhos e legados novos e inspiradores que quebram fronteiras como um meio de concretizar o futuro desejado;
    • de ação: líderes que podem trazer mudanças duradouras e significativas em grande escala;
    • contextual: líderes que podem, em todos os momentos, se adequar perfeitamente ao seu contexto, usando a estrutura interpretativa certa para se engajarem neles.

    Inteligência intra-pessoal e interpessoal

    A autopercepção é o ponto crucial aqui. A inteligência intra e interpessoal gira em torno do grau em que a identidade de um indivíduo como líder se cristalizou e ele se tornou uma pessoa por direito próprio.

    O líder sabe quais são os seus pontos fortes e fracos, o que o impacta sobre os outros e o impacto dele sobre si mesmo. Essa inteligência é o ponto de partida para cada uma das outras inteligências.

    Ter uma identidade autêntica

    Ter uma identidade autêntica é a forma mais elevada dessa inteligência. Ela relaciona-se com a sensação de ser verdadeiro consigo mesmo, ainda mais quando você é o líder.

    Ter uma identidade autêntica significa ser genuíno em termos de compreensão e aceitação de quem você é, o seu “verdadeiro” eu. Isso dá sentido à sua vida como líder e a torna significativa.

    A verdadeira autenticidade do líder está na confiança, humildade, integridade e empatia. Assim, essa é a base para ser um verdadeiro líder centrado nas pessoas.

    Exemplos de líderes que caracterizaram a inteligência interpessoal

    Um excelente exemplo de líder que caracterizou essa inteligência interpessoal foi o sul-africano Nelson Mandela. Afinal, ele desmantelou o legado de apartheid do país e promoveu a reconciliação racial.

    Outra é Anne Frank, uma escritora de um diário nascida na Alemanha que se escondeu dos nazistas durante a 2ª Guerra Mundial. Ela escreveu o famoso Diário de Anne Frank apelando para nossa humanidade compartilhada.

    Considerações finais

    A inteligência sistêmica pode ser de suma importância para um líder, seja ele de uma empresa, casa, igreja, entre outros locais.

    Se você gostou do artigo que fizemos especialmente para você sobre inteligência sistêmica, convidamos você para se inscrever em nosso curso online de constelação familiar. Essa é uma ótima oportunidade para aprimorar o seu conhecimento.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    treze − 9 =