Constelação e Relacionamentos

Frases Curadoras de Bert Hellinger

frases de cura de Hellinger

Em um atendimento de Constelação familiar é normal que o facilitador sugira algumas frases espontâneas ao cliente. As frases são utilizadas com o intuito de facilitar a resolução dos problemas vivenciados pelo indivíduo na sua família. Sendo assim, vamos te apresentar sete frases curadoras que podem surgir e transformar a sessão terapêutica.

“Você também faz parte”

”Você também faz parte” é uma das mais poderosas frases curativas utilizadas pelos participantes durante uma sessão terapêutica. Existem muitos sistemas com exclusões e esse vazio pode afetar os integrantes da família, como ocorre nos casos de aborto. Por causa dessa exclusão que muitas pessoas chegam na Constelação com o sentimento de que falta algo para elas no presente.

Quando a frase curadora de Bert Hellinger “Você também faz parte” é usada, a exclusão se torna mais esclarecida. As frases de solução, essa mais especificamente, são partes da lei primordial do pertencimento, onde todos possuem o direito de pertencer a família. Por meio desse movimento, o constelado convida a alma dessa pessoa expulsa do círculo familiar ao seu lugar de direito.

A respeito da lei do pertencimento, ela mostra que todas as pessoas nascidas e excluídas no sistema fazem parte dele. Ou seja, ela abrange casos de abortos, filhos de outros relacionamentos escondidos, expulsões, etc. Assim, quando essa frase é dita, o cliente e o sistema reconhecem o direito de pertencimento que foi negado aos outros.

“Você é o pai/mãe certo(a) para mim”

Dentre as frases curadoras, “você é o pai/mãe certo(a) para mim” surge com o objetivo de expressar gratidão pelos pais. O filho somente existe por causa da união do seu pai e da sua mãe. Afinal, de outra maneira não poderia nascer. Se apenas um integrante desse casal fosse outra pessoa, o filho em questão já seria alguém totalmente diferente.

Assim sendo, tiramos algumas reflexões importantes das frases curativas, que são as seguintes:

  • é importante reconhecer que você somente seria gerado pelo encontro do amor específico de duas pessoas;
  • ainda que a relação não continue depois desse encontro inicial e profundo, o amor não é apagado da existência.

“Eu amo seu pai/mãe em você”

“Eu amo seu  pai/mãe em você” é uma das frases curadoras mais poderosas da terapia. Isso porque ela esclarece as responsabilidades da família. É comum haver separações entre os membros, surgindo mágoas quando um invade o papel do outro. Para o filho, esse cenário é bastante delicado, já que a sua alma se sente obrigada a ter lealdade aos pais.

As frases de cura de Hellinger como “eu amo seu pai/mãe em você” permitem colocar os pais em seus lugares. Logo, o filho se liberta de estar na posição de compensar um dos pais que foi excluído. A criança fica livre para crescer enquanto os pais ganham a clareza para entenderem suas responsabilidades como cuidadores dela.

Todos nós temos um papel a cumprir dentro do sistema familiar e nunca devemos tomar a posição de alguém. Caso essa troca aconteça, é certo que a família passará por grandes desequilíbrios, gerando sofrimento e perturbações.

“Sinto muito, eu fui muito arrogante”

Temos aqui uma das frases curadoras de Bert Hellinger mais necessárias durante a terapia para limitar a identificação familiar. Isto é, a geração mais nova pode se identificar com problemas da geração anterior e tomar para si as dificuldades dos ancestrais. Esse tipo de postura entre os familiares tem o intuito de ajudar ou aliviar os efeitos desses problemas passados.

Entretanto, a Constelação enxerga essa postura como arrogância porque demonstra que o indivíduo vê o problema de modo fantasioso. Por isso, o sofrimento entre os familiares continua, pois o problema não é solucionado. Ademais, a frase “sinto muito” é sentida de um jeito diferente de “me desculpe”, já que há um reconhecimento do que passou.

Incluir outras frases de cura da Constelação como “agora deixo com você, amor” dá mais força ao encerramento das dificuldades. Além disso, as duas gerações podem se conectar de um modo saudável e respeitoso com suas próprias vivências.

“Por favor”

Entre as frases curadoras, “por favor” permite ao indivíduo entender a sua subordinação ao sistema familiar. Segundo os conhecimentos de Hellinger, a nossa liberdade é limitada perante muitos acontecimentos da vida. Quando nós entendemos esse fato temos uma chance maior de reconhecer a nossa realidade e dos outros parentes.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Todavia, deixamos claro que a nossa responsabilidade não diminui, embora nos dê compreensão das influências ao nosso redor.

    “Eu sigo você”

    Em suma, “Eu sigo você” diz respeito ao amor e lealdade existentes no sistema familiar de alguém. Se existe uma conjuntura difícil na história da família é comum à geração mais nova seguir o destino dos ancestrais. Acompanhar os antepassados visa dar companhia e reafirmar o pertencimento de uma pessoa ao núcleo familiar daquela história.

    ”Eu sigo você” pode trazer efeitos negativos ao sistema porque a repetição traz outras cargas aos membros da família. Em vista disso, é possível substituir uma das frases curadoras por “em sua honra, e pelo que custou a você, eu faço algo com minha vida”.

    “Querida mamãe/papai, agora eu concordo”

    Segundo Bert, os filhos buscam proteger os pais de sentirem dor, mesmo que eles mesmos não estejam prontos para senti-la. Por causa dessa arrogância que sofrimentos surgem, mas são escondidos, embora capazes de pesar sobre o sistema. Quando os filhos entendem os seus limites, eles podem viver as suas próprias vidas distantes daquilo que não pertence a eles.

    Desse modo, os descendentes precisam entender que:

    • por vezes, aceitar uma realidade na história da sua família e seguir em frente é o melhor para o bem de todos;
    • todos nós possuímos limites e nem sempre somos capazes de mudar a realidade como queremos, mas tudo bem acontecer assim.

    Considerações finais sobre as frases curadoras

    As frases curadoras em Constelação familiar são utilizadas em terapia para libertar o paciente dos emaranhados familiar. Não só o visitante pode entender o que motivou as suas dificuldades, mas também aprender a ter consciência de suas limitações. Assim, todo o núcleo familiar pode experimentar uma nova perspectiva em relação a si e a vida.

    As frases de cura de Hellinger são sugeridas pelo constelador conforme o paciente se desenvolve em seus problemas na terapia. Portanto, elas não são fixas ou mesmo obrigatórias de serem usadas pelo constelador. São ferramentas flexíveis de investigação, entendimento e libertação de amarras para que o indivíduo encontre as saídas de qualquer dificuldade que enfrente.

    Você pode aprender a utilizar adequadamente as frases curadoras se inscrevendo em nosso curso de Constelação familiar. Por ser totalmente online, você pode desenvolver o seu autoconhecimento de modo prático e no seu próprio ritmo. Assim, conseguirá explorar o seu potencial de crescimento de onde estiver, garantindo uma vida plena e mais realizada.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    doze + 16 =