Constelação FamiliarDepoimento

Gratidão aos pais: o que diz a Constelação Familiar?

gratidão aos pais importância na constelação familiar

O que é gratidão aos pais? Como nutrir um sentimento de gratidão neste sentido, tornando nossa vida mais leve? Por que este sentimento é tão importante para a Constelação Familiar?

É preciso compreender a história de nossos pais e respeitar as razões que levaram eles a agir como agiram. A Constelação Familiar e Sistêmica diz que, quando fazemos isso, passamos a nutrir um sentimento de gratidão aos pais, que torna nossa vida mais leve. Por isso, continue lendo o texto e entenda como isso funciona, além de ver algumas frases de gratidão aos pais.

O nascimento da gratidão aos pais

A gratidão surge do reconhecimento que temos da importância de certas pessoas na nossa vida. Há aqueles que estão sempre lutando para que sejamos melhores e para que não nos deparemos com os mesmos percalços de sua trajetória. Oferecendo os seus conselhos e seus cuidados.

Assim, somos envolvidos por um sentimento nobre. Pelo simples fato de entender que a gratidão é uma retribuição pelos anos de acolhimento e proteção.

Sendo assim, nada mais justo do que termos gratidão aos pais, aqueles que mesmo com o coração em pedaços, farão de tudo para que o nosso fique intacto e, para que absorvamos todos os aprendizados que a maturidade trouxe a eles.

Quando criança, e mesmo depois de adulto, era comum ouvir meus pais falando de fatos que ocorreram com eles bem antes de eu nascer.

O passado de minha mãe

Minha mãe falava muito da doença de minha avó, um câncer que a levou a morte e, em consequência disso, o sofrimento dela e dos seus irmãos, principalmente o caçula, ainda muito criança na época.

Ela passou a assumir a responsabilidade de cuidar dos irmãos, resolver os problemas da família. Falava da presença de meu pai, já auxiliando minha mãe nesse processo. Ouvia muito minha mãe falar das festas as quais meu pai participava e supostas traições dele.

Algumas vezes, quando falava sobre esse assunto, ela chorava. Outra coisa que também ouvia de minha mãe era sobre a morte de minha irmã mais velha ainda muito criança, que ao que me parece, morreu de sarampo. Apesar de tudo isso, minha mãe conseguiu concluir o que chamamos hoje de ensino médio, mas nunca teve uma profissão.

A história do meu pai

Meu pai veio de uma cidade do interior para a capital, falava muito do desejo de ver todos os filhos formados, o que não viu ser realizado. Repetia muitas vezes fatos desagradáveis ocorridos entre ele e meu avô materno. Meu pai tinha muita mágoa dele e não escondia isso de ninguém.

Se dizia poeta e declamava o seguinte poema: “Minha mãe se chama Francisca, meu pai se chama Joaquim. Mamãe por não compreender, ela sempre dizia assim: esse menino não presta, isso é um bicho ruim.” Ele dizia que esse comportamento da mãe dele era pelo fato dele ser muito peralta, muito inquieto.

Só agora, depois de adulto, pode perceber o quanto ele tinha baixa autoestima e complexo de inferioridade. Concluiu o ensino correspondente hoje ao ensino fundamental e aposentou-se como funcionário público.

Apesar das traições dele, ele se dizia muito honesto e fazia questão de repetir isso em seus muitos discursos dentro de casa. Gostava de aconselhar os filhos e amigos e sempre que tinha uma oportunidade ajudava a todos que podia.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Passado dos meus pais sob o olhar da Constelação Familiar

Observando esses fatos com um olhar da constelação familiar, pude perceber o quanto minha mãe sofreu por carregar a responsabilidade de cuidar de meu avô e meus tios. Em alguns casos, se preocupando com eles até depois da idade adulta. Passou a ser procuradora de meu avô e de duas tias, até porque, uma era inválida.

Leia também:  O que significa fazer uma constelação?

Recebia o dinheiro deles, fazia compras em supermercado, levava-os aos médicos, etc. Até que um dia foi acusada injustamente por um dos irmãos de que estava ficando com parte do dinheiro da pensão.  Cheguei a vê-la bastante amargurada por causa disso e desde esse episódio, ela nunca mais foi a mesma pessoa.

Se isolou dentro de casa, adoeceu, parecendo perder a vontade de viver. Embora não tenha os sintomas de uma depressão, não gosta de sair de casa, não visita os irmãos e raramente recebe visita deles. Em algumas ocasiões a vi falar que havia perdido o gosto de viver.

Conhecimentos que me ajudaram a ter gratidão pelos meus pais

O conhecimento de várias áreas do saber me levaram a compreender meus pais. Abaixo, cito quais deles me auxiliaram e ainda hoje, auxiliam muitos indivíduos a nutrir gratidão aos pais:

  • doutrina Espírita
  • psicologia tradicional
  • Psicologia Transpessoal
  • Psicoterapia Reencarnacionista

A Constelação nos ajuda a enxergar as nossas relações com mais clareza

Agora, com essas preciosas informações da Constelação Familiar, essa visão de como esses fatos os afetaram e continuam afetando, e que também podem estar afetando a mim ou alguns de meus irmãos. Posso compreender muito do comportamento deles, do meu e do comportamento de meus irmãos.

Se já não os julgava, agora é que não julgo mesmo. Se meu relacionamento com minha mãe já era bom, agora é que vai melhorar mais ainda.

Hoje eu compreendo a baixa autoestima de meu pai, o porquê dele reclamar tanto para que os filhos estudassem e porque ele fazia questão de está exaltando suas qualidades. E apesar de seus equívocos, admiro-o ainda mais pelos seus acertos.

A Constelação Familiar ampliou ainda mais essa minha compreensão.

Frases de gratidão aso pais 

Durante toda nossa vida, nossos pais cuidam da gente e nos ensinam com tanto amor. Por isso, diante de tudo que disse,  mostrar gratidão e dizer como os amamos é essencial para saberem que fizeram um bom trabalho. Para escolher as palavras certas, selecionamos as cinco melhores frases de agradecimento aos pais feitas por Marianna Moreno. Portanto, confira:

  1. “Foram anos aprendendo com vocês e será sempre assim. Obrigado, pai e mãe por estarem sempre ao meu lado e por me ensinarem tanto!”
  2. O meu agradecimento mais sincero é por sempre serem presentes na minha vida. Ter vocês comigo é tudo o que preciso!
  3. Meus pais criaram um ser humano grato e que reconhece o esforço que tiveram para me ensinar da melhor forma. Sou grato por tudo!
  4. Espero um dia ser tão bom para meus filhos como meus pais foram por mim. Muito obrigado por tudo!
  5. Pai e mãe, continuem sempre assim, com corações amorosos e que sempre me mostraram como ser uma pessoa melhor. Obrigado e amo vocês!

Conclusão: minha gratidão aos pais

Os primeiros sentimentos que afloraram em mim, enquanto escrevia este texto, foi o sentimento de amor e gratidão aos meus pais. Relembrar essa parte da vida deles me emocionou.

Não tenho do que sentir raiva ou medo nessa história deles. Não houve ofensas. Desta forma, consequentemente, não tem o que ser perdoado. Só muito amor e muita gratidão aos pais, aos meus pais.

Autor: Bernardo Freitas, exclusivamente para o Curso Constelação Clínica – Formação em Constelação Familiar e Sistêmica.

One thought on “Gratidão aos pais: o que diz a Constelação Familiar?

  1. Realmente munido de conhecimentos pelo curso de Constelação Familiar e Sistêmica é que pude entender completamente algumas dificuldades no meu relacionamento com meus pais. E isso, tenho absoluta certeza, não aconteceu só comigo. A Constelação é uma poderosa ferramenta para trabalhar os emaranhados da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 3 =