Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Escutando: 7 técnicas para mostrar e obter atenção

escutando

Você pode melhorar o seu relacionamento com as pessoas prestando mais atenção ao que elas dizem. Afinal, você escutando os outros de modo adequado tem mais chances de obter a atenção das pessoas. É o que nós te explicaremos a seguir ensinando sete técnicas para escutar melhor as pessoas.

O que é a escuta ativa?

Com a ajuda da escuta ativa, você percebe se está escutando as pessoas da maneira adequada. Ou seja, quando você aprende a escutar compreende melhor a mensagem que recebe. Logo, você demonstra um interesse genuíno no que é dito a fim de se conectar aos demais.

Pessoas dão mais valor para uma conversa se percebem que estão sendo ouvidas. Logo, elas ficarão mais abertas para o que as outras pessoas estão dizendo para ela.

Princípios

Para qualquer pessoa é importante perceber que o mundo ao redor a está escutando. Segundo especialistas, a escuta humana possui três princípios básicos, sendo eles:

Empatia

Por meio da empatia uma pessoa consegue se conectar às outras. Para você desenvolver uma escuta ativa é necessário identificar vivências semelhantes com outras pessoas e os sentimentos que elas demonstram.

Questões investigativas

Em suma, é quando uma pessoa se concentra em alguém para ouvi-lo de verdade. Por meio de perguntas investigativas, uma pessoa demonstra para a outra que está interessado no que ela diz.

Comprovação do entendimento

A pessoa que prestou atenção ao que foi dito destaca parte da mensagem que ouviu. Dessa forma, o ouvinte demonstra para o falante que ele está envolvido na conversa.

Benefícios da escuta ativa

As pessoas mais atentas enquanto estão escutando as outras têm mais chances de estabelecer conexões. Por exemplo, se você tem um negócio e precisa conversar com clientes, acertar o tom da conversa é importante. Sendo assim, quanto antes você aprender a fazer escuta ativa, mais cedo:

Aumenta a sua autoconfiança e se torna assertivo em suas escolhas,

Desenvolve a sua comunicação, de modo que se torna mais empático,

Usa melhor o seu tempo, pois compreende melhor o que as outras pessoas comunicam,

Melhora os seus relacionamentos pessoais e com a equipe do trabalho.

Tipos de escuta

Muitas pessoas não se conectam a um público porque não entendem as necessidades dele. Como resultado, esses maus ouvintes não estabelecem uma conversa interessante com outras pessoas. Para se tornar bom ouvinte, você precisa conhecer os três tipos de escuta:

Científica

Pessoas com escuta científica são objetivas em relação ao que os outros dizem. Ou seja, esses ouvintes são curiosos, gostam de perguntar e consideram as opiniões das pessoas para validar o que pensam. Assim, os ouvintes científicos analisam argumentos e mesmo que não concordem com eles, respeitam as diferenças e aprendem com elas.

Empática

As pessoas com escuta empática estão interessadas nas vivências e sentimentos dos outros. Dessa forma, os empáticos conseguem entender as outras pessoas de maneira profunda e criam conexões com elas. Mesmo que o empático não concorde com o que a pessoa pensa, ele entende que cada uma pensa diferente.

Fechada

Por fim, pessoas com escuta fechada escutam o que as outras dizem, mas não se importam com essas informações. Ou seja, elas apenas escutam para convencer os outros de que estão certas, pois acreditam que somente elas estão certas.

7 técnicas para você demonstrar a sua escuta

Todos nós podemos melhorar a nossa interação com outras pessoas escutando melhor o que elas dizem. Para tanto, nós precisamos usar as técnicas adequadas a fim de melhorar a nossa comunicação. Pensando nisso, a nossa equipe reuniu sete dicas para você escutar melhor e cativar as pessoas:

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

1 – Faça contato visual

Você deve manter contato visual com as pessoas enquanto elas falam. Dessa forma, elas se sentirão mais seguras para conversar e saber que o ouvinte está interessado no que elas dizem.

Leia também:  Plano de carreira ideal: constelador

2 – Questione

Faça perguntas para o falante, mostrando que você interpretou o que ele disse. Além de reforçar informações importantes da conversa, você demonstra para o falante que tem interesse nele. Dessa forma, uma conexão entre você e a pessoa é criada e logo ela se engaja na conversa.

3 – Empatia

Uma pessoa sensível e que entende as necessidades das outras sabe estabelecer conexões muito poderosas. Ser alguém capaz de entender os sentimentos e valores das pessoas ao redor te torna alguém valioso para elas.

4 – Evite julgamentos

A princípio, todos nós somos pessoas diferentes, com personalidades e visões únicas. Por isso que é comum para algumas pessoas julgar quem pensa diferente. Entretanto, pessoas dispostas a ouvir atraem com facilidade quem pensa diferente, mas gosta de manter uma conversa saudável.

5 – Seja focado

Se uma pessoa evita distrações e foca no que a outra diz ela compreende melhor o que foi dito. Dessa forma, o falante sente confiança e liberdade para falar, pois se sente em um ambiente acolhedor. Assim, o ouvinte garante que informações importantes não se percam e sabe como desenvolver respostas e soluções aos problemas.

6 – Elimine distrações

Sempre que você conversar com outra pessoa garanta que distrações não interrompam a sua conversa. Por exemplo, desligue o celular, notificações ou qualquer elemento externo que prejudique a comunicação. Como resultado, você e o falante terão uma conversa mais produtiva e focada nos resultados que buscam.

7 – Melhore a sua linguagem corporal

Faça as pessoas sentirem a sua presença e interesse no que elas dizem por meio da linguagem corporal. O segredo é você demonstrar com gestos e tom de voz que está envolvido na conversa. Por exemplo, inclinar o corpo em direção ao falante, demonstrando interesse nele.

Uma ótima escuta evita problemas na comunicação

Escutando melhor as pessoas você previne problemas envolvendo falhas de comunicação. Tudo porque o ouvinte resume o que ouviu, destaca as partes importantes e o falante pode corrigir alguma informação. Como resultado, as pessoas resolvem problemas apresentados no começo da conversa.

Ademais, se você e o falante evitam ruídos na comunicação a chance dele sentir que se entendem aumenta bastante. Quando você sabe como ouvir as pessoas afirma que entende as necessidades delas.

Escuta ativa para vender

Um vendedor pode se conectar ao cliente escutando melhor o que ele tem a dizer. Além do ouvinte demonstrar atenção, quem fala se sente importante e valorizado nessa conversa.

É importante que os vendedores foquem mais em seus clientes que na venda em si. As pessoas percebem se os vendedores estão mais atentos à venda que nelas mesmas. Por isso que muitos clientes desistem de comprar algo assim que percebem o atendimento apático dos vendedores.

Se o cliente se sente valorizado e tem as suas necessidades consideradas, ele se conecta mais fácil ao vendedor. Além do ouvinte demonstrar confiança, a conversa será uma ótima experiência para o falante, aumentando as chances de venda.

Considerações finais sobre escutando

Escutando melhor as pessoas você constrói relacionamentos mais saudáveis e benéficos para os dois lados. Afinal, um ótimo ouvinte coleta mais informações sabendo melhor do que a outra pessoa precisa.

Logo, se você demonstra uma boa escuta e sabe como direcionar a conversa com alguém. Além de demonstrar confiança, você também aprende como criar argumentos e resolver obstáculos.

E para melhorar as suas habilidades de escuta conheça o nosso curso online de Constelação familiar. Escutando melhor as suas necessidades em nosso curso, você desenvolve autoconhecimento e a habilidade de compreender melhor a si e as pessoas. Como resultado, você aprenderá a melhorar as suas relações, transformando o mundo ao seu redor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =