Constelação e RelacionamentosConstelação e vida diária

Meu filho está com dificuldades para aprender a ler

Meu filho está com dificuldades para aprender a ler

Para qualquer pai ou mãe é difícil afirmar que “o meu filho está com dificuldades para aprender a ler”. Afinal, as crianças se desenvolvem mais rápido quando gostam da leitura. Com o objetivo de ajudar esses pais e filhos, nós entenderemos a seguir as possíveis causas dessa dificuldade e como superá-la.

“Meu filho está com dificuldades para aprender a ler. E agora?”

Segundo gestores escolares, a frase “meu filho está com dificuldades para aprender a ler” é recorrente nas escolas. Afinal, é normal que as crianças sintam afinidade por algumas matérias enquanto não gostam de outras. Entretanto, os pais e professores não devem ignorar essa dificuldade do aluno.

Todas as pessoas se desenvolvem em seu próprio ritmo. Contudo, muitos alunos não conseguem entender algumas matérias e desenvolver hábitos de estudo como o esperado para a idade deles. Como resultado, os estudantes chamam a atenção por seu desenvolvimento bem abaixo do esperado.

Segundo o psicólogo educacional Samuel Kirk, um aluno pode ter problemas cognitivos que afetam sua capacidade de ler. Por isso que é muito importante os pais, professores e terapeuta lidarem juntos com a dificuldade do aluno.

O conhecimento escolar

De acordo com educadores e pedagogos, o sistema de ensino do Brasil é bastante ultrapassado. Além da escola valorizar determinados conhecimentos, é exigido dos alunos aprenderem o que o professor ensina. Ou seja, os alunos são condicionados a saberem de tudo, mesmo que não gostem da matéria.

Os estudantes esquecem conteúdos dos livros porque aprendem apenas para fazer provas. Logo, os alunos se enquadram a um método de ensino engessado que não valoriza a individualidade deles.

De acordo com educadores, a escola deveria valorizar eixos de interesse a fim de despertar o potencial dos alunos. Com a ajuda desses eixos, os estudantes trabalhariam várias áreas do saber de forma prazerosa.

Eixos de interesse

Os alunos aprendem de verdade se são apresentados aos eixos de interesse na escola. Por exemplo, um estudante que é motivado a pintar e desenhar desenvolve mais saber a respeito dessa arte. Além de proporcionar uma educação inclusiva, as crianças com características próprias usam o desenho como linguagem simbólica.

Os pais que afirmam “meu filho está com dificuldades para aprender a ler” melhoram a expressão da criança por meio da literatura. Não forçando a criança a ler, mas incentivando o aluno a se expressar com outras ferramentas, como poemas, por exemplo. Além de melhorar a comunicação, os poemas ajudam as crianças compartilhar os seus sentimentos e ideias.

Se os alunos focarem nos eixos de interesse eles têm mais oportunidades para descobrirem o próprio potencial. É importante que os estudantes sintam que são valorizados naquilo que são bons. Talvez seja possível ensinar para eles outros eixos, porém é importante ressaltar as habilidades naturais dessas crianças.

O que pode afetar o aprendizado e desejo pela leitura?

Ainda que alguns pais não percebam, algumas situações estão além da vontade da criança de aprender. O estudante pode ter algum problema psicológico, social ou biológico que impede a sua concentração nos estudos. Em muitos casos de “meu filho está com dificuldades para aprender a ler”, o problema talvez esteja relacionado a:

Ambiente e contexto familiar,

Ambiente escolar ineficaz,

Metodologia que a escola utiliza,

Distúrbios de aprendizagem.

Distúrbios de aprendizagem

É provável que os distúrbios de aprendizagem estejam relacionados a fala “Meu filho está com dificuldades para aprender a ler”. A dificuldade do aluno de desenvolver a leitura pode estar relacionada a problemas maiores que ele. Os distúrbios mais comuns são:

Disgrafia: dificuldade para escrever, mudando palavras ou errando ortografia,

Dislexia: dificuldade para ler, já que a pessoa não compreende e relaciona signos e fonemas,

Dislalia: problemas para falar, pois o aluno pode ter os órgãos da fala alterados,

Disortografia: problemas para escrever e conectar orações,

TDAH: pouca concentração e impulsividade no comportamento,

Discalculia: dificuldades para fazer operações com números.

O papel da escola

A princípio, os estudantes com problemas de aprendizado devem ser compreendidos em suas limitações. Com a ajuda do professor é possível identificar as causas da dificuldade de aprendizado do aluno. Se meu filho está com dificuldades para aprender a ler, os simulados, tarefas em grupo e avaliações profissionais talvez definam as causas do problema.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

A equipe escolar tem a responsabilidade de integrar o aluno com o ambiente escolar. Caso essa integração não aconteça, o aluno se sentirá deslocado e terá seu desempenho prejudicado. Além das dificuldades, o estudante se sentirá desmotivado em relação ao ambiente escolar.

Leia também:  Inteligência Emocional: definição, importância, como desenvolver?

Contudo, o professor pode adaptar o método de ensino a fim de incluir os alunos com pouco desempenho. É possível que o estudante aprenda por meio de atividades lúdicas e com o auxílio de tecnologias. Além de se sentir desafiado a superar as próprias limitações, o aluno aprende sem pressão e de modo despretensioso.

Dicas

Para quem afirma “meu filho está com dificuldades para aprender a ler”, essas seis dicas podem ser muito úteis:

1 – Evite reclamações

Pais que reclamam dos filhos por causa do problema com leitura apenas causam insegurança na criança. O aluno precisa ser compreendido pelos adultos e conhecer alternativas que o ajudem a superar a dificuldade de leitura.

2 – Não ignore

Qualquer criança pode ter problemas para ler e os pais devem respeitar esses limites. Enquanto trabalham no desenvolvimento da criança, pais e gestores escolares devem se unir para encontrar um método de aprendizado adequado para a criança.

3 – Ajuda psicológica

Quem sabe um psicopedagogo ou psicólogo infantil ajude a criança a superar as suas dificuldades. Esses profissionais podem encontrar a origem do problema e explicar a melhor maneira de resolver essa questão.

4 – Valorizar a área de interesse da criança

Se os pais estão interessados no que a criança gosta eles conseguem despertar a capacidade de aprendizado dela. Por exemplo, se o aluno gosta de dinossauros, os pais podem criar atividades relacionadas a esse tema. Desse modo, a criança fica mais motivada e se desafia a dar o melhor de si nessa atividade prazerosa.

5 – Conversa com os professores

Como o professor e a criança interagem bastante, os pais podem perguntar se ele notou problemas no desempenho dela. Se for o caso, o aluno pode ter ajuda das aulas de reforço.

6 – Se necessário, troque de escola

Toda escola possui uma metodologia própria que nem sempre é eficaz para o crescimento dos alunos. O aluno precisa de um ambiente onde a criatividade, diversidade e inteligência cognitiva e socioemocional sejam valorizadas. Gestores capacitados criam atividades capazes de motivar o aprendizado integral dos estudantes.

Considerações finais sobre meu filho está com dificuldades para aprender a ler

A frase “meu filho está com dificuldades para aprender a ler” dita por alguns pais ainda é bastante comum. Talvez a criança não esteja estimulada da maneira adequada em relação as suas características e capacidade de aprendizado. Seja como for, os pais e gestores escolar precisam se unir para lidar com esse obstáculo da criança juntos.

A família do aluno deve compreender a criança e ser ativa no processo de aprendizagem dela. Mesmo com a dificuldade para ler, a criança se sentirá confortável para expor suas queixas e necessidades. Cabe aos adultos ouvirem e discutir o melhor caminho para ajudar esse estudante.

O nosso curso online de Constelação familiar ajudou muitos pais que afirmavam “meu filho está com dificuldades para aprender a ler”. Além de melhorar relações familiares, o curso é capaz de desenvolver o autoconhecimento e potencial das pessoas. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como a Constelação familiar estimula o desenvolvimento de jovens e adultos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − dois =