Constelação e vida diária

Dia dos Filhos: qual a data e origem

Você sabia que existe o dia dos filhos? E não estamos falando sobre o dia das crianças. Por isso, para saber mais sobre essa data, confira nosso artigo!

Filhos são um dos pilares familiares. Segundo os egípcios antigos, uma família só é feliz quando há crianças nela. Por isso, atualmente se comemora o dia dos filhos.

Desse modo, eles devem ser celebrados como peça importante do núcleo familiar. Mas, claro, que filhos não querem dizer apenas crianças. Para os pais, eles são eternas crianças não importa a idade.

Quando se comemora o dia dos filhos?

Mas afinal, que dia é dia do filhos? Ou seja, quando é o dia dos filhos: 5 de abril ou 23 de setembro? Aqui no Brasil, o dia é celebrado nessas duas datas.

Porém, nos dias atuais, tem-se o 23 de setembro como a data certa para realizar a celebração. Isso acontece porque em Portugal essa é a data oficial para comemorar. Assim, está se tornando uma tradição mais forte no Brasil também.

Em outras palavras, o Brasil está se adaptando à data lusitana. Desse modo, os calendários brasileiros têm optado por seguir a mesma data que se segue em Portugal.

A celebração pelo mundo

Além de Brasil de Portugal, outros países também dedicam um dia especial para que as famílias celebrem seus descendentes.

Assim, nos Estados Unidos e na Índia, por exemplo, celebra-se em agosto. Já na Coreia do Sul, a data depende do calendário lunar. Ou seja, é celebrada no primeiro dia do décimo mês.

E o dia das crianças?

Sendo assim, o dia das crianças tem o intuito de chamar a atenção para a infância. Então, também busca reforçar que criança deve ser criança. Ou seja, é uma data que marca a luta contra o trabalho infantil e outras práticas que prejudicam a infância das crianças pelo mundo.

Em relação à segunda data, ao contrário, reforça a importância dos filhos para o núcleo familiar. Então, essa data lembra aos pais que eles devem se fazer presentes na vida de seus filhos. Ademais, que é preciso parar a rotina para dizer a eles “eu te amo”.

Entenda melhor…

Nesse sentido, a ideia de celebrar um dia para os filhos representa o fortalecimento dos laços familiares. Já que os filhos precisam ser lembrados como um importante alicerce do equilíbrio familiar. Além disso, eles recebem o impacto da relação entre os pais.

Ou seja, ser filho, é um trabalho muito importante! E essa data simboliza o relacionamento entre pais e filhos. Além disso, a data é um lembrete de que mesmo o relacionamento com nossos filhos deve ter uma constante manutenção.

Portanto, é uma data que precisa ser celebrada. Assim, os pais devem mostrar o quanto eles são importantes e o quanto sua chegada transformou suas vidas.

Por que a data é tão importante?

Nesse sentido, celebrar esse dia é importante para que eles precisam saber que são fundamentais para a família. Logo, essa data deve reforçar aos pais que eles precisam estar presentes nas vidas de seus filhos.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

No entanto, este dia não deve ser confundido com o dia das crianças. Porém, esta associação acontece e é comum. Isso acontece porque, para nossos pais, somos eternas crianças!

A importância de celebrar essa data

A chegada dos filhos à uma família representa uma importante mudança em todos os aspectos. Por isso, há mudanças na rotina, na organização, nas finanças… Até o estado emocional dos pais muda!

Portanto, a forma como a relação familiar se altera com o nascimento dos filhos, deve ser encarada como novas oportunidades. Filhos representam uma nova oportunidade, pois exigem que novos objetivos sejam traçados. Ademais, que novas metas sejam alcançadas.

Sendo assim, ter filhos é deixar para o mundo a nossa melhor parte. Nesse sentido, os filhos devem ser celebrados todos os dias. Afinal, eles fazem parte do núcleo familiar e devem ser considerados em cada decisão tomada pelos pais.

Leia também:  Mimansa: história e 5 princípios do hinduísmo

Filhos, por um mundo melhor

Nesse sentido, nossos filhos representam uma nova oportunidade não apenas para os pais, mas para o mundo também. Eles são uma extensão de quem somos. Por isso, devem carregar o melhor que pudermos oferecer.

Ainda mais porque o futuro do planeta depende de como criamos nossos filhos. Ou seja, não apenas pelo meio ambiente, mas pela forma como as pessoas lidam umas com as outras. Isso porque, cada nova geração representa uma evolução nas relações humanas.

Logo, estar presente na vida dos filhos é fundamental para o desenvolvimento deles. E assim da marca que nós e eles deixarão. Por isso, eles devem saber o quanto são amados e importantes.

Como celebrar esse dia?

Saiba que para celebrar essa data não tem um ritual certo. Mas tem várias coisas que você pode fazer com seus filhos, sejam eles crianças ou adultos! Então, confira as nossas dicas a seguir:

  • Ir ao cinema ou assistir filmes em casa;
  • passear no parque ou em um museu;
  • sair para comer  ou até sair para tomar sorvete;
  • jogar vídeo game;
  • assistir a uma partida de algum esporte que vocês gostem;
  • preparar uma tarde de jogos de tabuleiro;
  • fazer uma viagem para um lugar diferente;
  • cozinhar algo especial.

Mas as dicas não param por aí! Que tal fazer, também, uma caça ao tesouro? Outra ideia legal é preparar um menu especial. Ou seja, já pensou em cozinhar com seus filhos as comidas favoritas deles?

Portanto, não importa a idade dos filhos. Mas sim fazer algo junto, estar presente e ter um tempo de qualidade. E ainda, longe dos celulares.

Qualidade de vida

Estar com os filhos significa, também, qualidade de vida. Então, ter um momento com nossa família é essencial para a manutenção do nosso bem-estar e do nosso equilíbrio interior.

Assim, conforme as relações avançam com as tecnologias, precisamos estar mais presentes fisicamente, e não apenas online. Por isso, devemos estar mais presentes na vida das pessoas que amamos.

Afinal, cada momento ao lado de nossos entes queridos é único e especial. Logo, eles devem saber o quanto são importantes para nós e para a nossa qualidade de vida.

Conclusão sobre o dia dos filhos

Fazer uma pausa da rotina agitada do dia a dia é necessário. Já é um hábito importante por nós mesmos, e fica mais significativo quando temos filhos. Pois, os filhos precisam saber o quanto são importantes para a família.

Desse modo, é necessário fazer uma pausa no estresse diário e celebrar um dia tão significativo. Portanto, esse dia deve ser usado como um momento especial e de renovação da conexão familiar.

Assim, quando chegar em 23 de setembro, que tal convidar seus filhos para uma atividade diferente? E não importa a idade! O que importa é estarem juntos reforçando o amor e os laços que têm!

Saiba mais!

Então, se você gostou de saber um pouco mais sobre o dia dos filhos, que tal conhecer nosso curso online de Constelação Familiar? Dessa maneira, você aprenderá ferramentas para melhorar seu relacionamento com seus filhos. Por isso, transforme suas relações e fortaleça os laços familiares!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + 7 =