Constelação e ProfissõesConstelação Familiar

Fracasso profissional: origens, sinais e como mudar

fracasso profissional

O fracasso profissional é um momento desesperador para qualquer profissional. Gostamos de acertar e de crescer, não de fracassar. Para evitar ou reverter esse tipo de situação, confira nosso artigo!

O que é fracasso profissional?

No dicionário, o fracasso é definido como:

“falta de êxito; malogro; derrota.”

Logo, o fracasso profissional é a falta de êxito no seu trabalho. Isso pode ser percebido de várias maneiras:

  • um feedback negativo,
  • uma demissão,
  • uma repreensão dos superiores,
  • a recusa de uma promoção.

Todas essas formas de fracasso são sentidas com muita força pelo profissional, principalmente quando ele se esforçou para ter um resultado e não conseguiu.

Contudo, há um problema em enxergar um fracasso pontual como uma característica permanente do trabalhador. Um profissional que fracassou em algo não é um profissional fracassado, ainda que ele se sinta assim.

No próximo tópico, analisamos alguns sinais que levam alguém a se sentir mal. Confira!

7 sinais que levam alguém a se sentir um profissional fracassado

1 – Críticas de colegas de trabalho

Um forte indicativo de fracasso profissional são as críticas. Nem sempre o profissional fracassa ou se sente mal, mas o que os colegas apontam faz com que a pessoa comece a se sentir mal.

Você já parou para pensar que se sente fracassado não porque errou, mas porque as pessoas te fazem sentir assim?

2  – Feedbacks ruins

Uma outra ocasião em que o fracasso se torna ainda mais evidente é a hora de receber um feedback.

Nem todos os líderes são excepcionais ao dar retornos sobre o trabalho de alguém. Como seres humanos adultos, maduros emocionalmente, é importante estar preparado para o bom e para o ruim.

Porém, o mundo não é ideal e muita gente entra no mercado de trabalho sem saber lidar com críticas boas e ruins.

Quando esse tipo de pessoa encontra uma pessoa que não sabe tratar bem os outros, a crítica é tão pesada que leva a uma sensação de fracasso.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

3 – Comparação com outros profissionais

Além das críticas, o fracasso profissional pode vir da comparação com outros profissionais. 

Esse sinal não tem nada a ver com o que os outros dizem sobre você, mas com o que as pessoas fazem na vida delas.

Ao analisar e se comparar, se sente fracassado porque não tem a mesma trajetória e as mesmas conquistas.

4 – Fadiga

A fadiga, ou seja, o cansaço profissional ou burnout, também contribui para a sensação de fracasso.

Projetos que demoram muito para ser executados, a impaciência, a permanência em um mesmo cargo por muito tempo… todas essas coisas levam ao cansaço e, quando você vê, já se sente fracassado.

5 – Remuneração ruim

Um ponto forte que leva um profissional a se sentir mal é a remuneração. Veja bem: o ambiente do seu trabalho pode ser incrível, bem como seus colegas, mas o salário é um critério importantíssimo para o bem-estar do trabalhador.

Quando você sente que trabalha muito, dá o seu melhor e não recebe o valor que outros profissionais que fazem o mesmo, a sensação de fracasso é inevitável.

6 – Crescimento interrompido

Ademais, outro ponto que leva ao sentimento de fracasso profissional é a falta de espaço para crescer.

Às vezes, você trabalha tanto e tem uma rotina tão apertada que não encontra maneiras de estudar e continuar se aprimorando.

Dessa forma, fica estagnado no mesmo lugar, o que rouba a perspectiva de fazer algo diferente. Sem estudo e experiências diferentes, conseguir promoções e chances de se destacar fica ainda mais difícil.

7 – Falta de oportunidades

Por fim, um sinal forte de fracasso é a falta de oportunidades. O profissional se sente invisível e incapaz, totalmente desvalorizado dentro da cultura em que está inserido.

Leia também:  O que é Nomofobia e como isso afeta o indivíduo?

Assim, se o objetivo do trabalhador é crescer ali, a invisibilidade leva a uma sensação de fracasso.

5 maneiras de lidar com o sentimento de fracasso

Agora que já indicamos o que sinaliza o sentimento de fracasso, é importante destacar como lidar com ele.

Sentir não é a mesma coisa que ser, mas essa confusão acaba destruindo a saúde mental de muitos trabalhadores. Por esse motivo, é importante focar em medidas práticas para não se deixar levar pelo sentimento.

1 – Identificando a origem do sentimento

Antes de qualquer coisa, vale entender quais são os seus pontos de fragilidade. Será que é a inveja que leva a competir com seus pares e se sentir fracassado quando não consegue os mesmos resultados?

Todos temos motivações externas que se transformam em fragilidades no ambiente profissional. Portanto, é necessário ter cuidado e se esforçar por adquirir maturidade no dia a dia, dominando as emoções.

2 – Pesquisando por soluções interessantes

Se você já identificou as fragilidades que te levam ao sentimento de fracasso profissional, é importante investigar quais as saídas para evitar se deixar levar pelo sentimento.

3 – Encontrando confidentes e mentores de confiança

É importante se aliar a pessoas que te indiquem o caminho a seguir. Não se engane achando que se caminha muito sem a companhia de alguém! Você precisa não só de pessoas andando ao seu lado como de mentores de quem receber conselhos.

Contudo, seja criterioso. Não se alie a profissionais que não possuem os mesmos valores de trabalho que você. Caminhe com quem tem objetivos em comum!

4 – Deixando de falar sobre tudo com todo mundo

Você verá que o sentimento de fracasso profissional diminuirá muito se parar de compartilhar todos os seus resultados com todo mundo. Há pessoas que estão esperando você comemorar para chover em sua festa com um comentário ruim.

5 – Exercitando a sua proatividade

Para finalizar, lide com a sensação de fracasso com proatividade. Não espere que e digam o que fazer. Pesquise, estude, analise diferentes cenários e busque crescer!

7 Dicas práticas para evitar o fracasso na profissão

1 – Use toda e qualquer oportunidade para aprender

Tenha um espírito aprendiz! Os erros ensinam. Ainda que você erre, não necessariamente fracassou se aprender com o que fez de errado.

2 – Tenha uma rotina organizada e eficiente

Você evitará muitas ocasiões de fracasso profissional com organização. Ela garante a boa execução de projetos, por exemplo.

Pensando nisso, como vai a sua rotina? Ela é um bom script que você consegue seguir todos os dias?

3 – Nunca deixe de estudar

Dedique tempo para crescer profissionalmente todos os dias, seja com o aprendizado de um idioma ou de diferentes habilidades.

4 – Estipule um plano claro para conquistar seus objetivos

Ademais, você evitará o fracasso profissional com objetivos bem delineados. Sem metas claras, fica difícil entender que caminhos seguir para chegar ao sucesso.

5 –  Tenha em mente que você está em uma jornada

A ideia aqui é: tudo é caminho. Ainda que você erre e se sinta insatisfeito, a sua vida profissional não acabou. Você está sempre em jornada e tem toda uma vida pela frente para perseguir e conquistar sua vitória!

6 – Preste atenção em quem são as suas companhias

Como comentamos mais acima, o fracasso profissional pode estar vinculado às pessoas que fazem parte da sua vida. Portanto, fique atenta a quem anda com você.

7 – Exercite o networking

Por fim, não basta apenas selecionar quem tem acesso a sua vida. É necessário se esforçar para andar com pessoas que te motivem, inspirem e exijam o melhor de você. Procure esses profissionais e faça networking!

Fracasso profissional: considerações finais

Para lidar melhor com suas fragilidades, matricule-se em nosso curso completo de Constelação Familiar Clínica 100% online. A constelação é uma ótima ferramenta que auxilia no fortalecimento da inteligência emocional.

Leia também:  O que é Constelação Espiritual? (resumo)

Ela ajuda a evitar o fracasso profissional cortando o mal pela raiz. Experimente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 3 =