Constelação e vida diária

Dia da Família: qual a data e de onde vem

Você sabia que no dia 15 de maio, celebra-se o dia da família? Então, aproveite para saber mais sobre a origem desta data e como comemorar! Não perca!

Você sabia que no dia 15 de maio, celebra-se o dia da família? Esta comemoração foi proclamada pela Organização das Nações Unidas. Esta data comemorativa, fornece momentos para promover a conscientização sobre as questões familiares.

Alem disso, o dia da familia visa aumentar a conscientização sobre os processos sociais, econômicos e demográficos que afetam as famílias na sociedade.

No entanto, como explicar esse dia para os mais pequenos? Criando atividades para fazermos juntos! As atividades incluem workshops e palestras, programas de rádio e televisão, artigos de jornais e programas culturais que enfatizam temas relevantes.

Em homenagem a este dia importante, criamos uma lista com algumas atividades para despertar o vínculo que você pode fazer com eles. Antes disso, confira qual a data e de onde vem essa data tão especial.

Origem do dia da família

O Dia Internacional da família tem sua origem na década de 1980. A Comissão da Organização das Nações Unidas passou a destacar a importância desse dia e o impacto dos problemas e necessidades familiares no processo de desenvolvimento.

Por isso, todos os anos, para a celebração deste dia, a Organização das Nações Unidas seleciona um tema relacionado com a família. Contudo, o objetivo da celebração é conscientizar sobre o papel fundamental que as famílias desempenham no desenvolvimento social e econômico das nações.

Dessa forma, a ONU busca intensificar a cooperação internacional unindo esforços em nível global em prol do progresso e do desenvolvimento social da família. Ou seja, busca melhorar a situação familiar e o bem-estar de cada núcleo.

Dia nacional da família

A ONU reconhece e afirma a importância da origem do dia da família como lugar privilegiado para a educação. Afinal, a família é o lugar de crescimento, onde encontramos proteção e segurança.

São múltiplos os estudos que reconhecem a importância do contexto familiar e dos laços de segurança que nele se constroem. Por essa razão, o feliz dia da família é importante tanto para o desenvolvimento físico como psicológico da criança.

Dessa forma, quando as relações familiares são estreitas e baseadas no amor e respeito, os filhos se sentem amados e apoiados, o que é vital para sua autoestima e confiança.

Dia da família

O tipo de família em que os filhos crescem determina em grande parte a maneira como eles se comportam em sociedade. Muitas vezes, quando as crianças exibem comportamento antissocial, por exemplo, isso se deve a conflito entre os pais, estresse familiar ou práticas educacionais inadequadas.

Dito isto, o dia da família visa destacar o papel fundamental da família para as crianças, sendo necessário reservar um dia de calendário para a celebração. Logo, a comemoração do dia Internacional da família é uma oportunidade única para os nossos pequenos.

Através desse dia tão especial, as famílias demonstram sua solidariedade e refletem sobre como melhorar o relacionamento entre todos os seus membros. Embora o dia da família volte a ser um pouco diferente devido à pandemia global do coronavírus, ainda é um dia fantástico para festejar.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Se você ainda não teve tempo para pensar sobre isso, fique tranquilo. Nós facilitamos a tarefa para você reunindo algumas ideias sobre como comemorar o Dia Internacional da Família. Confira!

    1. Realize trabalhos manuais

    Fazer trabalhos manuais é uma maneira divertida e única de passar o tempo com a família. Ademais, esses tipos de trabalhos são muito enriquecedores para que as crianças também desenvolvam diferentes habilidades, como criatividade, coordenação motora e paciência.

    Já pensou em fazer uma árvore genealógica? Assim, você pode desenhar o contorno em uma folha de papelão ou avore. Logo em seguida, cole as fotos dos membros da família e escrever seus nomes, ou mesmo desenhar seus retratos.

    No entanto, procure lembrar o nome de seus parentes o mais longe possível (ou ligue para seus avós ou tios pedindo ajuda, eles certamente ficarão felizes em cooperar). Quanto mais informações você puder reunir, mais ramos sua árvore genealógica terá!

    Além disso, outra possibilidade é desenhar a árvore em um papelão e colar as fotos. Com esta atividade, a imaginação e a criatividade dos mais pequenos são estimuladas e a diversão é garantida!

    2. Envolva a família em alguma arte

    Envolver toda a família em um projeto de arte em grupo é muito divertido e empolgante. Você pode fazer desde um mural que conta a história da família. Ou como segunda opção contar episódios curtos dessa história.

    Outra ideia é criar um coração para o dia da família, que pode então ser emoldurado e transformado em uma bela lembrança em casa.

    Uma sugestão é fazer o contorno de um coração em uma folha branca. Depois, cada membro da família deve mergulhar o polegar em tinta a dedo, de cores diferentes. No final, você verá marcas de dedos impregnadas por todo o interior do coração. Legal, não é mesmo?

    3. Opte por programas ao ar livre

    Desfrute de um dia ao ar livre ao sol e faça uma horta familiar. Atualmente, as crianças estão passando cada vez mais tempo em ambientes fechados. Então, que tal incentivar a família a se unir cavando um canteiro para plantar flores ou vegetais no quintal?

    Ensine também aos seus pequeninos a como criar, nutrir e sustentar a vida. Por meio de tarefas manuais eles vão se divertir e ao mesmo aprender a ser pacientes e perseverantes.

    Outra ótima maneira de levar toda a família ao ar livre é planejar um acampamento noturno divertido. Embora as férias sejam sempre uma boa experiência de união, você pode se surpreender com o entusiasmo de seus filhos com a ideia de acampar em um campo em um final de semana qualquer.

    Considerações finais sobre o dia da família

    Esperamos que você tenha gostado das ideias que separamos para você curtir o dia da família. Como vimos, esse dia nunca é perdido e cada vez mais devemos aproveitar todas as oportunidades para passar os dias com quem amamos.

    Por isso, recomendamos que você passe este Dia Internacional da Família com seus filhos. E também envolva outros membros da família a quem talvez não consiga dar o abraço que gostaria. E se você deseja aproveitar cada minuto com quem ama, temos um convite para você.

    Se inscreva agora em nosso curso online de constelação familiar e prepare-se para mudar a sua vida. Pois, com as aulas 100% Ead, você aprenderá a lidar melhor com os conflitos familiares e as diferenças. Então, não perca esta oportunidade!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    16 + oito =