Constelação e ProfissõesConstelação Familiar

Como funciona um Curso de Constelação?

Para entender como funciona um curso de constelação sistêmica ou familiar, é necessário compreender alguns conceitos descritos por Bert Hellinger.

Nesse contexto, introduzimos algumas das noções discutidas na área. Em primeiro lugar, ao nascermos, herdamos não somente características genéticas de nossos pais. Adquirimos também suas crenças, comportamentos e hábitos. Isso é parte essencial de quem nós somos.

Questões comportamentais são essenciais na formação do caráter de um indivíduo, tanto que, muitos estudos a respeito do assunto estão em andamento. Isso a fim de encontrar um embasamento científico de que a forma como somos criados, pode até mesmo mudar o nosso genoma, ou seja, as nossas células.

Nesse contexto, o curso de constelação, deve abordar, de forma geral, três conceitos sistêmicos. São eles: lei do pertencimento, lei da ordem e lei do equilíbrio.

Compreensão da importância da família

Dentro do curso de constelação, a importância da família deve ser algo claro. Isso porque dentro deste estudo, a família é um sistema de gerenciamento de indivíduos que fazem parte desse todo.

Nesse contexto, a ideia principal é de que o ambiente familiar deve propiciar o crescimento e a evolução de um indivíduo.

O curso nessa área, vai abordar a importância de se sentir parte de um grupo. Nesse contexto, em especial a família, uma vez que é o ambiente em que aprendemos as nossas primeiras lições. Aprendizados que, por sua vez, replicamos na nossa sociedade.

Levando isso em consideração, falhar em qualquer um dos três conceitos mencionados acima, significa falhar no gerenciamento da família. Assim sendo, afeta-se diretamente o desenvolvimento dos filhos.

A importância desse tipo de estudo

O estudo da constelação é sem dúvida muito importante. Uma vez que temos à disposição esta fonte de conhecimento, é possível pensar em alternativas interessantes para criar um ambiente familiar amistoso. Dessa forma, é possível criar pessoas disciplinadas e, muito possivelmente, bem-sucedidas.

Nesse contexto, vale a pena comentar uma característica comum a muitas pessoas. Atualmente, vemos indivíduos se associando a partidos políticos, religiões e estilos musicais ou tribos urbanas. Assim sendo, fica clara a necessidade do ser humano em se sentir parte integrante de algo maior do que ele.

Nessa perspectiva, a família tem um poder que muitas vezes é negligenciado. Isso levando em consideração que é dever dos pais criar em casa uma espécie de hierarquia, promovendo assim, as três leis da constelação familiar.

O amor é algo de grande valia dentro de uma família, e certamente a coisa mais importante. Com base nesse sentimento de pertencimento, passa a se revelar o quanto as pessoas estão dispostas a se sacrificar pelo bem comum ou de alguém específico dentro do seio familiar.

No entanto, é importante lembrar que o amor por si só não é capaz de conduzir ao sucesso. É necessário que os pais se dediquem em obter o conhecimento necessário para gerenciar a família.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Pontos importantes

    No curso de constelação, podemos dizer que matéria obrigatória, esclarecer a respeito do inconsciente individual, e o inconsciente coletivo, que nada mais é que ”inconsciente familiar”, que atua em cada um dos membros desta comunidade chamada família, e vai fortalecer os vínculos entre os membros.

    O que diz Bert Hellinger sobre cada uma dessas três leis?

    Lei do Pertencimento:

    Essa lei tem relação com a noção de que pertencer a uma família é uma necessidade básica. Nesse contexto, esse vínculo é o desejo mais profundo de todo ser humano. Assim, a necessidade de pertencer a ela vai além, até mesmo, da nossa necessidade de sobreviver. Isso significa que o ser humano está disposto a sacrificar e entregar sua vida pela necessidade desse pertencimento.

    Lei da ordem:

    É importante ter em mente que uma pessoa é estruturada pelo tempo. Nesse contexto, o ser é definido pelo tempo, e dele recebe seu posicionamento diante da vida. Assim, quem entrou primeiro em um sistema têm precedência sobre quem entrou depois. Consequentemente, a estrutura de quem chega depois é moldada por quem veio antes.

    Dessa forma, de acordo com essa perspectiva, sempre que acontece um desenvolvimento trágico dentro de uma família, é porque alguém violou a hierarquia do tempo. Isso de modo que as consequências de suas atitudes influenciem as de quem chega posteriormente.

    Lei do Equilíbrio

    Com relação à equilíbrio, a constelação argumenta que um indivíduo que dá e que recebe conhece a paz. No entanto, isso se cuidar e receber forem proporcionais em sua vida.

    Nós nos sentimos credores quando damos algo a alguém e devedores quando recebemos. Assim sendo, o equilíbrio entre crédito e débito é fundamental nos relacionamentos.

    Portanto, é fundamental que, dentro do curso, sejam abordados esses pontos, bem como apresentar casos e de que forma esses conceitos podem ser aplicados.

    Critérios para escolher um bom curso de constelação

    O curso deve capacitar para exercer a profissão profissionalmente

    Ao conhecer uma instituição de ensino, seja ela física ou online, você deve prestar atenção a um detalhe importante.

    É imprescindível verificar se o curso oferece formação necessária para exercer o papel de constelador profissionalmente, além de fornecer um certificado válido dentro do território nacional.

    O curso deve trabalhar o autoconhecimento

    Uma pessoa que está prestes a iniciar os estudos na área de constelação precisa recorrer a um curso que além de dar a capacitação profissional, também ajuda no autoconhecimento.

    Nesse contexto, deve trabalhar questões de empatia, capacidade de automotivação, sensibilidade no trato com as pessoas e possibilitar que o futuro profissional veja as constelação como uma missão. Trata-se de uma área que promove o bem-estar em diferentes esferas.

    O curso deve incentivar o autoconhecimento

    É também parte fundamental do curso fazer com que o futuro profissional, tenha consciência de sua própria criação, a fim de entender onde seus pais acertaram e erraram. Desta forma, será possível permitir que esse novo profissional se auto-reconfigure dentro da família, o que passa a refletir também no convívio em sociedade.

    Esse autoconhecimento e reposicionamento dentro do ambiente familiar geralmente faz com que a pessoa se sinta apta a compartilha. Se essa capacidade for trabalhada da forma correta, vai fazer com que a pessoa, vendo a melhoria em sua própria vida e aplicando o conhecimento de constelações, se sinta apta a passar esse conhecimento para outras pessoas.

    Esse é o nosso conselho, que você procure um curso que te melhore como pessoa primeiramente. É uma experiência incrível se tornar um facilitador, e isso a partir de seu próprio crescimento pessoal. Oferecemos um curso que atende todos os critérios acima. Não deixe conferir o programa e outras informações clicando aqui!

    Parte prática

    Muitos cursos, especialmente os presenciais costumam contar com uma parte prática bastante completa, incluindo o atendimento a pacientes sob supervisão.

    Isso é sem dúvida uma grande vantagem, já que é possível verificar na prática se o que está sendo aprendido nos encontros está sendo efetivo. O Instituto Koziner, por exemplo, adota esta prática no atendimento de famílias que não podem pagar por uma constelação, por exemplo.

    Além disso, o curso deve oferecer capacitação para que o profissional faça a constelação tanto de forma individual, como em grupo.

    Por que motivo fazer um curso de constelação?

    Existem cursos online que oferecem a capacitação profissional, e também os cursos presenciais, como este que nós citamos mais acima.

    Muitas pessoas decidem fazer esse tipo de curso, para se desenvolverem pessoalmente, porque estão prestes a se casar. Há também quem queira porque pretende ter uma família, ou quer entender a respeito de si mesmo e se aperfeiçoar com base neste autoconhecimento.

    A evolução geralmente é um desejo de quem procura esse tipo de formação. Assim sendo, se certificar do que o curso oferece todo o aparato necessário, é fundamental.

    Estamos certos de que se você optar por obter esse tipo de formação, vai procurar se reposicionar hierarquicamente dentro de sua própria família. Dessa forma, essa atitude vai consequentemente te colocar em uma posição mais favorável em diferentes esferas como trabalho, convívio social, e até mesmo espiritual.

    Além disso, você estará apto a oferecer essa mesma qualidade de vida para seus pacientes. Assim, pense em todos esses aspectos e se questione sobre a possibilidade de fazer um curso de constelação!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    quatro × um =