Constelação e Profissões

Uso da Constelação Familiar: 5 casos

A Constelação é uma teoria criada por Bert Helliger que funciona como método psicoterapêutico para acolher diversos problemas no âmbito sistêmico, familiar e até mesmo organizacional. Mas você sabe especificamente em que casos é recomendável o uso da Constelação Familiar?

Isso é uma pergunta que muitos iniciantes na área ou até mesmo pessoas interessadas nesse método costumam a se questionar. Pensando nisso, criamos um infográfico com 5 casos em que a Constelação pode ser usada para auxiliar o ser humano no seu cotidiano. Confira a seguir:

5 Situações de Uso da Constelação Familiar


1- Uso da Constelação Familiar em Relacionamentos

Quando uma pessoa possui uma dificuldade para superar relacionamentos ou até mesmo  possui dentro de casa um tipo de relacionamento familiar que não está lhe fazendo bem. É possível que ele possa buscar acolhimento através da Constelação.

Isso porque, apesar da Constelação não ser um tipo de profissão que trata o aluno em si, assim como a Psicologia. Ela pode demonstrar situações que o faça enxergar aquilo que ele está vivendo, auxiliando para um reconhecimento de seu problema.

Ou até mesmo, um acolhimento deste aluno em questão. Sendo então uma das situações em que a constelação pode ser usada com eficácia.

2- Aplicação da Constelação Familiar em Conflitos Familiares

Os Conflitos familiares são muito mais comuns do que se imagina, seja entre pais e filhos, ou até mesmo entre seus cônjuges.

E quando isso torna-se algo frequente, pode acabar gerando problemas por parte daquele que vive no meio desse drama, ou até mesmo para aquele que simplesmente acompanha de perto.

Desta forma, a Constelação pode ser usada como um meio de auxílio para as pessoas que passam por essas situações, através de uma abordagem fenomenológica.

3- Utilização da Constelação Familiar em Tomadas de Grandes Decisões

As decisões fazem parte do nosso cotidiano, até porque, estamos constantemente dando rumo em nossas vidas através de decisões que tomamos diariamente.

Porém, apesar de ser algo simples para muitas pessoas, as tomadas de decisões podem ser algo desesperador, causando problemas psicológicos que vão do simples até o mais severo, e é aí que entra a Constelação!

Apesar de não ser um método de tratamento, assim como já falado anteriormente, a Constelação irá auxiliar nas escolhas que o indivíduo fará, demonstrando a ele sua situação de uma maneira diferente.

4- Constelação Pode ser Usada em Situações de Conflitos Pessoais

Os conflitos pessoais são algo que podem acontecer em qualquer momento das nossas vidas, sejam eles: depressão, ansiedade e outros tipos de transtornos.

Nestes casos, apesar da Constelação poder auxiliar gerando então um equilíbrio pessoal, é muito importante que a pessoa busque um tratamento psicológico ou até mesmo psiquiátrico, para que esses conflitos não tornem-se algo muito mais perigoso para a saúde mental.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    5- Uso da Constelação Familiar em Casos de Desmotivação

    As vezes, por conta de diversas tentativas e até mesmo por não ser ouvidos como gostaríamos, acabamos por nos tornar pessoas desmotivadas. O que acaba influenciando diretamente no nosso desgaste psicológico.

    No trabalho, por exemplo, é muito comum que um funcionário sinta-se desmotivado, caso seu serviço não seja reconhecido e até mesmo pelo fato de ter tentado um projeto que não deu certo.

    Neste caso, a Constelação atua de maneira organizacional, fornecendo ao aluno maneiras de superar esses problemas, auxiliando-o então para motivar-se a tentar novamente encarar tal situação.

    Concluindo…

    A constelação pode ser usada em diversas situações do cotidiano, auxiliando o indivíduo a encontrar-se, independente do que esteja passando. Suas técnicas consistem em ouvir, entender e ajudar. Por isso, pode ser muito eficaz para a resolução de problemas como os que citamos no infográfico.

    Ficou interessado por essa técnica? Leia mais sobre tudo que envolve a constelação:

    Amizade e crianças na Constelação Familiar

    Manipulação do ponto de vista da Constelação Familiar

    Sintomas de bipolaridade: tratamentos em Constelação Familiar

    Constelação mudou a relação com minha mãe

     

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    três × cinco =